1 Havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.
2 Disse ele à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que tomaste de ti mesma, e a respeito das quais tu me maldisseste, falando em meus ouvidos, eis que esse dinheiro está comigo, eu o tomei. E a sua mãe disse: Bendito do Senhor seja o meu filho!
3 Restituiu ele as mil e cem moedas de prata à sua mãe, e ela disse: Havia eu consagrado o dinheiro inteiramente ao Senhor, de minha mão, a favor de meu filho, a fim de fazer uma escultura e uma imagem de fundição; portanto, agora, irei devolvê-lo para ti.
4 Contudo, ele entregou a prata à sua mãe. Então ela tomou duzentas moedas de prata e deu-as a um ourives, e ele fez uma escultura e uma imagem de fundição; e isto ficou na casa de Mica.
5 A casa de Mica era-lhe como a casa de Deus, e ele fez um éfode e um terafim; e consagrou a um de seus filhos, que tornou-se para ele sacerdote.
6 Naqueles dias não havia rei em Israel, cada um fazia o que era reto aos seus próprios olhos.
7 Havia um jovem em Belém, da tribo de Judá, o qual era levita; e ele estava peregrinando ali.
8 Este homem partira de Belém, da cidade de Judá, para peregrinar em qualquer lugar que pudesse encontrar; e ele foi até o monte de Efraim, chegando à casa de Mica, ao fim de sua jornada.
9 Disse-lhe Mica: Donde vens? e respondeu-lhe: Sou levita, de Belém de Judá, e irei peregrinar em qualquer lugar que possa encontrar.
10 Então Mica disse-lhe: Habita comigo, e sê-me por pai e sacerdote. Dar-te-ei dez moedas de prata por ano, uma muda de roupa e a tua subsistência.
11 O levita entrou, e começou a habitar com o homem. E o jovem era, para ele, como um de seus filhos.
12 Mica consagrou o levita, que tornou-se para ele um sacerdote. E estava na casa de Mica.
13 E disse Mica: Agora sei que o Senhor me fará bem, porquanto um levita tornou-se meu sacerdote.
Nenhum comentário:
Postar um comentário