INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 16

1 Sansão foi a Gaza, e tendo visto lá uma prostituta relacionou-se com ela.
2 E foi relatado para os gazitas: Sansão tem chegado aqui. Então eles o cercaram, armando ciladas para ele durante toda a noite na porta da cidade; e ficaram aguardando em silêncio a noite toda, dizendo: Esperemos até o amanhecer, e o mataremos.
3 Sansão dormiu até a meia-noite, e, levantando-se na metade da noite, foi e pegou as portas da entrada da cidade, com as suas duas ombreiras, erguendo-as com a tranca e pondo-as sobre os seus ombros; e foi até o topo da montanha que está diante de Hebrom, depositando-as lá.
4 E aconteceu, depois disso, que ele se enamorou de uma mulher no vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
5 Os príncipes dos filisteus subiram a ela e disseram-lhe: Seduze-o, e vê em que a sua grande força consiste, e como haveremos de prevalecer contra ele, amarrando-o, para humilhá-lo; e te daremos, cada um, cento e dez peças de prata.
6 Então Dalila disse para Sansão: Diga-me, peço-te, onde reside a tua grande força, e com que hás de ser amarrado a fim de que sejas humilhado.
7 Respondeu-lhe Sansão: Se me amarrassem com sete tendões úmidos, que ainda não tivessem sido usados, depois disto me enfraqueceria e seria como qualquer um dos homens.
8 Então os príncipes dos filisteus trouxeram para ela sete tendões úmidos que ainda não tinham sido usados; e amarrou-o com eles.
9 Mas os emboscados permaneceram com ela na câmara. E disse-lhe ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Todavia ele rompeu as cordas como alguém arrebentaria um fio de estopa queimado. E em que consistia a sua força não foi conhecido.
10 E Dalila disse para Sansão: Eis que me enganaste, falando mentiras; agora, então, diz-me com que hás de ser amarrado.
11 E ele lhe disse: Se me amarrassem fortemente com cordas novas, com as quais nenhum trabalho foi feito ainda, então me tornaria fraco e seria como qualquer outro homem.
12 Dalila, então, tomou cordas novas e o amarrou com elas; e a emboscada saiu da câmara. E ela lhe disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Mas ele as arrancou de seus braços como se fossem um fio.
13 E disse Dalila para Sansão: Eis que me enganaste, e me falaste mentiras; diz-me, peço-te, com que hás de ser amarrado. Respondeu-lhe ele: Se puderes tecer as sete tranças da minha cabeça como uma teia, fixando-as com o pino na parede, então me tornaria fraco como qualquer outro homem.
14 E sucedeu, quando ele estava dormindo, que Dalila apanhou as sete tranças da sua cabeça e teceu-as como uma teia, prendendo-as com um pino na parede. E ela disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Então ele despertou do seu sono, arrancando o pino do tear para fora da parede.
15 E disse Dalila para Sansão: Como dizes tu: Amo-te; quando o teu coração não está comigo? Esta é já a terceira vez que me enganaste, e não me tens dito em que consiste a tua grande força.
16 E aconteceu, como ela constrangia-o com as suas palavras continuamente, oprimindo-o, que o seu espírito quase desfaleceu.
17 Então abriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Uma navalha não passou nunca na minha cabeça, porquanto tenho sido um santo de Deus desde o ventre de minha mãe. Se, pois, fosse raspado, a minha força se afastaria de mim e eu seria fraco como todos os outros homens.
18 Enxergou Dalila que ele lhe abrira todo o seu coração. Então ela mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo-lhes: Subi, ainda esta vez, pois ele me revelou todo o seu coração. E os chefes dos filisteus subiram para ela, trazendo o dinheiro em suas mãos.
19 Dalila fez Sansão dormir sobre os seus joelhos, chamando, depois, um homem que raspou as sete tranças da sua cabeça. Ela começou a humilhá-lo, e a sua força se apartou dele.
20 Disse Dalila: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! e ele despertou do seu sono, dizendo: Soltar-me-ei, como nas vezes anteriores, e me livrarei. Contudo ele não sabia que o Senhor se tinha retirado dele.
21 Os filisteus, então, apoderaram-se dele e arrancaram-lhe os olhos; e o fizeram descer até Gaza, amarrando-o com cadeias de bronze. E foi lançado no cárcere.
22 Entretanto, o cabelo da sua cabeça começou a crescer, tornando-se como era antes de ser raspado.
23 Os chefes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagon, e se alegraram, dizendo: Deus nos deu nas mãos o nosso inimigo, Sansão.
24 O povo o viu, e cantaram louvores ao seu Deus. Porque o nosso Deus, disseram eles, entregou-nos nas mãos o nosso inimigo, que devastou a nossa terra e multiplicou os nossos mortos.
25 E quando o seu coração estava alegre, então disseram: Tirai Sansão para fora do cárcere, e que ele nos divirta. Logo, tiraram Sansão para fora do cárcere, e ele os divertiu. E bateram-lhe com as palmas das suas mãos, e o colocaram entre os pilares.
26 Disse Sansão ao jovem que segurava na sua mão: Permita-me sentir os pilares sobre os quais repousa a casa, e recostar-me-ei neles.
27 Estava a casa cheia de homens e mulheres, e também todos os chefes dos filisteus encontravam-se ali. Sobre o telhado se achavam cerca de três mil homens e mulheres olhando para as coisas que Sansão fazia.
28 Sansão chorou diante do Senhor, e disse: Ó Senhor, meu Senhor, lembra-te, peço-te, e fortalece-me, ó Deus, ainda esta vez; e irei dar uma recompensa aos filisteus, pelos meus dois olhos.
29 Então Sansão pegou nos dois pilares da casa, nos quais ela se apoiava, e inclinou-se sobre eles, lançando mão de um com a sua mão direita, e de outro com a sua esquerda.
30 Disse Sansão: Que a minha vida pereça com a dos filisteus! Inclinou-se, então, poderosamente, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que estava nela. E os mortos que Sansão causou com a sua morte foram mais do que aqueles que ele matou em sua vida.
31 Seus irmãos e a casa de seu pai desceram e levaram-no; subiram e sepultaram-no entre Zorá e Estaol, na sepultura de seu pai Manoá. Ele Julgou a Israel por vinte anos.

Nenhum comentário: