INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Septuaginta - Juízes - Capítulo 5

1 Então Débora e Baraque, filho de Abinoão, cantaram naquele dia, dizendo:
2 Uma revelação foi dada em Israel, quando as pessoas se dispuseram: Louvai ao Senhor!
3 Ouvi, ó reis, e escutai, governantes, pois irei cantar. Eu é que irei cantar ao Senhor; eu mesmo cantarei um salmo ao Senhor, o Deus de Israel.
4 Ó Senhor, na tua saída de Seir, quando marchaste da região de Edom, a terra tremeu, o céu gotejou orvalho e as nuvens verteram água.
5 Os montes se abalaram diante da face do Senhor, Elohim; o Sinai, diante da face do Senhor, Deus de Israel.
6 Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael, eles abandonaram os caminhos e entraram pelos atalhos, afastaram-se por caminhos tortuosos.
7 Os homens poderosos em Israel falharam; eles falharam até que surgiu Débora, levantando-se como uma mãe em Israel.
8 Eles escolheram novos deuses. Então as cidades dos chefes lutaram, e não havia um só escudo ou lança entre quarenta mil em Israel.
9 Meu coração se inclina para as ordens dadas em Israel. Vós que estai dispostos entre as pessoas, bendizei ao Senhor.
10 Montados numa jumenta ao meio-dia, assentados na cadeira de julgamento, andando pelas estradas dos que se reúnem no caminho para julgamento, declarai isto;
11 declarai em meio ao burburinho, entre os tiradores de água. Ali eles contarão atos de justiça. Ó Senhor, aumenta os atos de justiça em Israel! Então o povo do Senhor desceu para as cidades.
12 Desperta, desperta, Débora; desperta, desperta, entoa um cântico. Levanta-te, Baraque, e leva cativo o cativeiro, filho de Abinoão.
13 Desceu o restante ao que era forte, o povo do Senhor desceu para ele, dentre os meus poderosos.
14 Efraim os destruiu em Amaleque, e atrás de ti estava Benjamin, entre o teu povo. Os habitantes de Maquir desceram comigo para buscar o inimigo, e de Zebulom vieram os que registram com a caneta do escrivão.
15 Os príncipes em Issacar estavam com Débora e Baraque. Então ela enviou Baraque, em seus próprios pés, nos vales para as porções de Rúben. Grandes dores chegaram ao coração.
16 Por que se assentam eles entre os rebanhos de ovelhas, a ouvir os seus balidos para as divisões de Rúben? Houveram grandes esquadrinhações do coração.
17 Gileade ficou do outro lado do Jordão, havendo armado lá as suas tendas. Mas por que Dã permanece em seus navios? Aser assentou-se nas costas do mar, acampar-se-á em seus portos.
18 O povo de Zebulom expôs a sua alma à morte, e Naftali veio para os lugares altos de sua terra.
19 Reis se puseram em ordem. Então os reis de Canaã lutaram em Taanaque, nas águas de Megido. Todavia, eles não tomaram despojos de dinheiro.
20 As estrelas do céu se puseram em ordem, puseram-se a lutar contra Sísera, saindo fora de seus caminhos.
21 Varreu-os para longe o ribeiro de Quison, o ribeiro antigo, o ribeiro de Quison. Minha alma poderosa os esmagará.
22 Quando se enredaram os cascos dos cavalos, seus poderosos sinceramente se apressaram,
23 a fim de amaldiçoar a Meroz. Amaldiçoai-a, disse o anjo do Senhor. Maldito todo aquele que nela habita, porquanto não vieram em socorro do Senhor, para o seu socorro entre os valentes.
24 Bendita entre as mulheres seja Jael, esposa de Héber, o queneu. Seja ela abençoada acima das mulheres que moram em tendas.
25 Ele pediu água, ela deu-lhe leite em uma tigela; trouxe-lhe coalhada de príncipes.
26 Estendeu a sua mão esquerda para o pino, e a sua direita para o martelo do trabalhador, ferindo a Sisera com ele. Pregou através de sua cabeça, e o feriu. Ela pregou através de suas têmporas.
27 Rolou ele entre os seus pés, caiu e ficou entre os seus pés. Encurvou-se e caiu. Onde se encurvou, ali caiu, morto.
28 A mãe de Sísera olhou pela janela, para fora da abertura, dizendo: Por que está lento o seu carro? Por que as rodas dos seus carros se demoram?
29 Suas sábias damas responderam-lhe, e ela deu respostas a si mesma, dizendo:
30 Não o encontrarão, talvez, dividindo os despojos? Certamente, ele será generoso com todo homem. Há despojos de vestes tingidas para Sísera, despojos de peças variadas tingidas, de vestuário tingido, vestuários bordados tingidos; há despojos para o seu pescoço.
31 Que todos os teus inimigos pereçam desta maneira, ó Senhor! Todavia, aqueles que o amam sejam como o avançar do sol na sua força. 
32 Então a terra descansou por quarenta anos.

Nenhum comentário: