INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 7

1 Contudo, os filhos de Israel cometeram uma grande transgressão, pois furtaram parte do anátema. Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou do anátema. E o Senhor ficou muito zangado com os filhos de Israel.
2 Josué enviou homens para Ai, que está próxima de Betel, dizendo: Espionai a Ai. E os homens subiram e espionaram Ai.
3 E voltaram a Josué, dizendo-lhe: Não suba todo o povo; todavia, que cerca de dois ou três mil homens subam e tomem a cidade através de cerco. Não leveis para lá todo o povo, pois os inimigos são poucos.
4 Então subiram cerca de três mil homens. Porém eles fugiram diante dos homens de Ai.
5 Os homens de Ai mataram, deles, o número de trinta e seis homens, e os perseguiram desde a porta, ferindo-os na colina íngreme. Então o coração do povo se derreteu, tornando-se como água.
6 Josué rasgou as suas vestes, prostrando-se com o rosto em terra diante do Senhor até a tarde, ele e os anciãos de Israel; e lançaram pó sobre as suas cabeças.
7 E Josué disse: Eis que eu clamo a ti, Senhor! Por que o teu servo tem trazido este povo até o Jordão a fim de entregá-los aos amorreus, para nos destruírem? Melhor seria se tivéssemos permanecido, e nos estabelecido para além do Jordão.
8 Mas o que devo dizer, uma vez que Israel virou as costas diante de seu inimigo?
9 Pois quando o cananeu e todos os habitantes da terra ouvirem isso eles nos cercarão ao redor, e nos destruirão de sobre a terra. Que farás, então, por teu grande nome?
10 Mas o Senhor disse a Josué: Levanta-te, por que tens caído sobre o rosto?
11 O povo pecou, transgrediram a aliança que fiz com eles; roubaram do anátema, escondendo-o em sua bagagem.
12 Os filhos de Israel não serão capazes de permanecer diante de seus inimigos, mas irão virar as costas diante deles, pois tornaram-se um anátema; e eu não irei mais estar convosco, a menos que retireis o anátema de vós.
13 Levanta-te, santifica o povo e diz-lhes que se santifiquem para o próximo dia. Assim diz o Senhor Deus de Israel: o anátema está entre vós. Não sereis capazes de resistir diante de vossos inimigos até que tenhais removido o anátema do meio de vós.
14 Estareis todos reunidos, segundo as vossas tribos, no período da manhã. E virá a acontecer que a tribo que o Senhor mostrar fareis aproximar-se, pelas suas famílias, e a família que o Senhor mostrar fareis aproximar-se pelas suas casas, e a casa que o Senhor mostrar fareis aproximar-se, homem por homem.
15 O homem que vier a ser apontado será queimado no fogo com tudo o que ele tem, porquanto transgrediu a aliança do Senhor, tendo feito maldade em Israel.
16 Então Josué levantou-se de madrugada e fez aproximar-se o povo pelas suas tribos. E a tribo de Judá foi apontada;
17 esta foi aproximada pelas suas famílias, e a família dos Zeraítas foi apontada;
18 esta foi aproximada, homem por homem, e Acã, filho de Zabdi, filho de Zera, foi apontado.
19 Disse Josué a Acã: Dá glória, neste dia, para o Senhor, Deus de Israel, e faz confissão, dizendo-me o que fizeste; não o escondas de mim.
20 Acã respondeu a Josué, dizendo: Verdadeiramente, pequei contra o Senhor, Deus de Israel. Desta maneira foi que eu fiz:
21 Vi no despojo um manto bordado, duzentos didracmas de prata e uma cunha de ouro de cinquenta didracmas. Eu os desejei, e tomei-os. Eis que estão escondidos na minha tenda, e a prata está debaixo deles.
22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à sua tenda no acampamento. E essas coisas estavam escondidas nela, e a prata debaixo delas.
23 Levaram-nas para fora da tenda, trazendo-as a Josué e aos anciãos de Israel; e puseram-nas diante do Senhor.
24 Então Josué tomou a Acã, filho de Zera, levando-o para o vale de Acor, com os seus filhos e as suas filhas, com os seus bezerros, jumentos e todas as suas ovelhas, com a sua tenda e todos os seus bens, e com todas as pessoas que estavam com ele; e trouxe-os para Emeque-Acor.
25 E disse Josué para Acã: Por que nos destruístes? O Senhor te destruirá, neste dia. E todo o Israel o apedrejou com pedras.
26 Amontaram sobre ele um grande montão de pedras, e o Senhor deixou do ardor da sua ira. Por isso, chamou-se o lugar Emeque-Acor, como é até hoje.

Nenhum comentário: