INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 18

1 Então o Senhor falou a Arão, dizendo: Tu e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, devereis levar sobre vós os pecados relativos às coisas sagradas; tu e teus filhos levareis sobre vós a iniquidade do vosso sacerdócio.
2 Toma os teus irmãos, a tribo de Levi, a família de teu pai, e faz com que eles se juntem a ti, e ministrem para ti; mas tu e teus filhos que estão contigo ministrareis perante o tabernáculo do testemunho.
3 Eles guardarão teus encargos e os encargos do tabernáculo; tão somente, não deverão aproximar-se dos vasos sagrados e do altar, para que nem eles nem tu venham a morrer.
4 Eles deverão estar ligados a ti, e manterão os encargos do tabernáculo do testemunho em todos os seus serviços. O estranho, contudo, não se chegará a ti.
5 Devereis manter os encargos das coisas sagradas e do altar; e, assim, não haverá ira contra os filhos de Israel.
6 Eis que eu tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; um presente dado ao Senhor para ministrar no serviço do tabernáculo do testemunho.
7 Tu e teus filhos depois de ti devereis manter o vosso ministério sacerdotal de acordo com toda a formalidade do altar e do que está por dentro do véu; ministrareis nos serviços conforme o ofício de vosso sacerdócio. Mas o estranho que se aproximar deverá morrer.
8 E o Senhor disse a Arão: Eis que eu tenho dado a ti o encargo dos primeiros frutos de todas as coisas consagradas a mim pelos filhos de Israel. Dei-os a ti como uma honra, e para os teus filhos depois de ti, como uma lei perpétua.
9 Que isto seja para ti, de todas as coisas santas que são consagradas a mim, até mesmo dos holocaustos, de todos os seus dons e de todos os seus sacrifícios, de cada oferta pela culpa deles e de todas as suas ofertas pelo pecado. Tudo o que eles me derem de todas as suas coisas sagradas deverá ser teu e de teus filhos.
10 No lugar santíssimo as comereis. Todos os homens deverão delas comer, tu e teus filhos. Serão sagradas para ti.
11 E isso será para ti, dos primeiros frutos de seus dons, de todas as ofertas movidas dos filhos de Israel. Para ti eu as tenho dado, e para teus filhos e tuas filhas contigo, por uma lei perpétua. Cada pessoa limpa em tua casa as comerá.
12 Toda oferta de primícias de azeite, toda oferta de primícias de vinhos, e os seus primeiros frutos de cereal, tudo o que eles oferecerem ao Senhor, a ti o tenho dado.
13 Todos os primeiros frutos que estão em suas terras, tudo o que eles oferecerem ao Senhor, será teu. Cada pessoa limpa na tua casa o comerá.
14 Toda coisa consagrada entre os filhos de Israel será tua.
15 Cada coisa que abre o útero de qualquer carne, de tudo o que eles trouxerem para o Senhor, seja homem ou besta, será teu. Somente o primogênito dos homens será, certamente, redimido; e deverás resgatar o primogênito de gado imundo.
16 A redenção deles será a partir de um mês de idade. Sua avaliação será de cinco siclos, segundo o siclo santo, que corresponde a vinte óboli,.
17 Todavia, tu não resgatarás o primogênito do gado, nem o primogênito das ovelhas, nem o primogênito das cabras, pois são santos. Derramarás seu sangue sobre o altar e oferecerás a sua gordura como uma oferta queimada, para um cheiro de aroma suave ao Senhor.
18 A carne, porém, será tua, assim como o peito da oferta movida e o ombro direito. Isso será teu.
19 Toda oferta especial das coisas sagradas, tudo que os filhos de Israel especialmente oferecerem ao Senhor, tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, por uma ordenança perpétua. É uma aliança de sal para sempre, diante do Senhor, para ti e para a tua descendência depois de ti.
20 E o Senhor disse a Arão: Não terás herança na sua terra nem qualquer porção entre eles, porquanto eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
21 Eis que tenho dado aos filhos de Levi todos os dízimos em Israel por herança, por seus serviços que eles prestam no ministério do tabernáculo do testemunho.
22 Os filhos de Israel não deverão mais se aproximar do tabernáculo do testemunho, para não incorrerem em culpa fatal,
23 mas o próprio levita executará o serviço do tabernáculo do testemunho. Eles deverão carregar as suas iniquidades, é este um estatuto perpétuo nas suas gerações. Contudo, no meio dos filhos de Israel, não deverão receber uma herança.
24 Pois eu tenho dado como uma porção distinta aos levitas, como herança, os dízimos dos filhos de Israel, tudo o que eles deverão oferecer ao Senhor. Porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel não terão herança.
25 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
26 Deverás, ainda, falar com os levitas, e dir-lhes-ás: Se tomardes o dízimo dos filhos de Israel, que vos tenho dado em herança, então devereis separar dele uma oferta alçada ao Senhor, um dízimo do dízimo.
27 As vossas ofertas alçadas vos serão atribuídas como o cereal da eira, e como uma oferenda do lagar.
28 Assim também vós as separareis de todas as ofertas do Senhor, de todos os vossos dízimos, de tudo o que haveis de receber dos filhos de Israel; e dareis delas uma oferta para o Senhor a Arão, o sacerdote.
29 De todos as suas dádivas devereis oferecer uma oferta ao Senhor, e de todos os primeiros frutos a sua parte consagrada.
30 E deverás dizer a eles: Quando oferecerdes os primeiros frutos disto, então será contado para os levitas como o produto da eira e como o produto do lagar.
31 Comê-lo-eis em todo lugar, vós e as vossas famílias, porque esta é a recompensa por vossos serviços no tabernáculo do testemunho.
32 Não ireis incorrer em pecado por causa disso, porquanto tereis oferecido uma oferta de seus primeiros frutos. E não profanareis as coisas santas dos filhos de Israel, a fim de que não morrais.

Nenhum comentário: