INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 39

1 José foi levado ao Egito, e Potifar, o eunuco de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o das mãos dos ismaelitas que o levaram para lá. 
2 O Senhor estava com José, e ele era um homem próspero; e estava na casa de seu senhor, o egípcio. 
3 O seu senhor sabia que o Senhor estava com ele, e que o Senhor prosperava em suas mãos tudo o que lhe acontecia de fazer. 
4 José achou graça na presença de seu senhor, sendo-lhe agradável, e ele o pôs sobre a sua casa; e tudo o que possuía entregou na mão de José. 
5 Veio a acontecer, depois que ele foi colocado sobre a sua casa e sobre tudo o que possuía, que o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava em todos os seus bens, na sua casa e no seu campo. 
6 Confiava ele tudo o que tinha às mãos de José, não sabendo de qualquer coisa que lhe pertencia, salvo o pão que comia. José era formoso aos olhos, e o seu rosto extremamente bonito. 
7 Aconteceu, depois dessas coisas, que a esposa de seu senhor pôs os olhos em José, e disse-lhe: Deita-te comigo. 
8 Porém, ele não o quis. E disse para a mulher do seu senhor: Se, por minha causa, o meu senhor não sabe de nada em sua casa, tendo dado em minhas mãos todas as coisas que lhe pertencem, 
9 e não há nesta casa ninguém acima de mim, nem alguma coisa foi mantida afastada de mim, apenas tu, porquanto és sua mulher, como irei eu, então, fazer essa coisa má e pecar contra Deus? 
10 Mas enquanto ela falava com José, dia após dia, e ele não lhe dava ouvidos para dormir com ela, de modo a ficar com ela, 
11 sucedeu, num certo dia, que José entrou na casa para fazer o seu trabalho; e não havia ninguém dos caseiros dentro dela. 
12 Então ela pegou das suas vestes e disse-lhe: Deita-te comigo. Contudo, havendo deixado as suas roupas nas mãos dela, ele fugiu, saindo da casa. 
13 E aconteceu, quando viu que ele tinha deixado as próprias roupas nas suas mãos, fugindo e saindo para fora, 
14 que ela chamou os caseiros e falou-lhes, dizendo: Eis que ele trouxe-nos um servo hebreu para escarnecer de nós, pois que veio para mim, dizendo: Deita-te comigo. Mas eu gritei com grande voz. 
15 E quando ouviu que levantei a minha voz e gritei, tendo deixado a sua roupa comigo, ele fugiu, saindo para fora. 
16 E ficou com as roupas, até que o senhor chegou a sua casa. 
17 Então, falou-lhe ela com as mesmas palavras, dizendo: O servo hebreu que trouxeste para nós veio até mim a fim de me insultar, dizendo-me: Ficarei contigo. 
18 Mas quando ele ouviu que levantei a minha voz e gritei, tendo deixado as suas roupas comigo, fugiu e foi-se embora. 
19 E aconteceu, quando o senhor escutou todas as palavras de sua esposa, as quais ela lhe falara, dizendo: Desse modo fez o teu servo para mim; que ele ficou muito irado. 
20 Então o seu senhor tomou a José, lançando-o na prisão, no lugar onde os prisioneiros do rei eram lá guardados. 
21 Todavia o Senhor estava com José, e concedeu-lhe misericórdia, dando-lhe graça aos olhos do carcereiro chefe da prisão. 
22 E o carcereiro chefe entregou a prisão na mão de José com todos os presos, todos quantos lá estavam, e todas as coisas que naquele lugar se faziam. 
23 E, por causa dele, o chefe da prisão não sabia de nada, pois tudo estava nas mãos de José. Porquanto o Senhor estava com ele, e tudo quanto fazia o Senhor prosperava em suas mãos.

Nenhum comentário: