INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 40

1 E veio a acontecer, depois dessas coisas, que o copeiro-mor do rei do Egito, e o seu padeiro-mor, transgrediram contra o seu senhor, o rei do Egito. 
2 Então Faraó se indignou com os seus dois eunucos, com o seu copeiro-mor e com o seu padeiro-mor, 
3 e pô-los em prisão, no lugar da prisão para onde José tinha sido levado. 
4 Mas o carcereiro chefe da guarda os entregou para José, e ele estava junto deles. Já se encontravam eles há alguns dias na prisão, 
5 e tiveram ambos um sonho, na mesma noite. E deste modo sucedeu a visão dos sonhos do copeiro-mor e do padeiro-mor, que pertenciam ao rei do Egito, os quais se encontravam na prisão: 
6 José foi procurá-los, na parte da manhã, e viu que estavam conturbados. 
7 Perguntou, então, aos eunucos de Faraó que estavam com ele na prisão do seu senhor, dizendo: Por que motivo estão tristes os vossos semblantes, hoje? 
8 E responderam-lhe: Tivemos um sonho, e não há quem o interprete. Mas José disse-lhes: Não é a interpretação dos mesmos dada por Deus? Contai-os para mim. 
9 Então o copeiro-mor relatou o seu sonho a José, dizendo: Em meu sonho, havia uma vide diante de mim. 
10 E, na vide, três hastes das quais brotavam flores; e os cachos de uva estavam maduros. 
11 O copo de Faraó estava na minha mão. Tomei eu o cacho de uva, e apertei-o dentro do copo. E dei o copo na mão de Faraó. 
12 Disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: As três hastes são três dias. 
13 Ainda três dias e Faraó irá recordar-se da tua função, e restituir-te-á no teu lugar de copeiro-chefe; e darás o copo de Faraó na sua mão, de acordo com o teu alto posto anterior, da mesma forma como quando eras copeiro. 
14 Porém, lembra-te de mim quando estiveres bem, agindo misericordiosamente para comigo e fazendo menção de mim a Faraó. E tirar-me-ás para fora deste calabouço. 
15 Porque, certamente, fui roubado da terra dos hebreus, e estando aqui não fiz nada; e me lançaram nesta cova. 
16 O padeiro-mor viu que ele interpretara corretamente o sonho, e disse a José: Também eu tive um sonho, e, nele, julguei ter colocado na minha cabeça três cestos de alimentos preparados com farinha . 
17 No cesto superior havia do trabalho do padeiro, de todo tipo que come Faraó. E as aves do céu comeram-no do cesto que estava na minha cabeça. 
18 Então José respondeu-lhe, dizendo: Esta é a interpretação do mesmo: os três cestos são três dias.
19 Ainda três dias e Faraó tirará a tua cabeça do teu corpo. Pendurar-te-ão em uma árvore, e as aves do céu comerão a tua carne de sobre ti. 
20 E sucedeu, no terceiro dia, no qual dia era o aniversário de Faraó, que ele fez um banquete para todos os seus servos; e lembrou-se do ofício de copeiro e do ofício de padeiro, entre os seus servos. 
21 Então, restaurou o copeiro-mor em seu ofício, e ele entregou o copo na mão de Faraó. 
22 Contudo, enforcou o padeiro-mor, conforme José lhes havia interpretado. 
23 O copeiro-mor, entretanto, não se lembrou de José; antes, esqueceu-se dele.

Nenhum comentário: