INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 23 de dezembro de 2023

O Temor do Senhor Nas Sagradas Escrituras

Sendo Deus aquele para quem, mais do que a qualquer outro, o temor é devido, a quem cabe o direito de exigi-lo dos seres que habitam seu universo, vamos nos dispor a examinar, especificamente, o que nos diz a Bíblia, o texto básico da tradição judaico-cristã, a este respeito; em que pontos ela mostra claramente a necessidade deste sentimento com relação ao nosso criador, sempre tendo em mente que o temor — o receio de ser castigado justamente — não é o mesmo que o simples medo — o receio de ser injustamente atacado — mas é o que acontece quando o sentimento causado por alguém detentor do maior poder se manifesta associado ao respeito e reverência devidos ao ser que é temido.


VELHO TESTAMENTO:

GÊNESIS 20.11 Respondeu Abraão: Porque pensei: Certamente não há temor de Deus neste lugar; matar-me-ão por causa da minha mulher.

GÊNESIS 31.53 O Deus de Abraão e o Deus de Naor, o Deus do pai deles, julgue entre nós. E jurou Jacó pelo Temor de seu pai Isaque.

ÊXODO 09.30 Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereis diante do Senhor Deus.

ÊXODO 20.20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.

LEVÍTICO 19.14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás a teu Deus. Eu sou o Senhor.

LEVÍTICO 19.32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.

LEVÍTICO 25.17 Nenhum de vós oprimirá ao seu próximo; mas temerás o teu Deus; porque eu sou o Senhor vosso Deus.

LEVÍTICO 25.36 Não tomarás dele juros nem ganho, mas temerás o teu Deus, para que teu irmão viva contigo.

LEVÍTICO 25.43 Não dominarás sobre ele com rigor, mas temerás o teu Deus.

DEUTERONÔMIO 06.13 Temerás ao Senhor teu Deus e o servirás, e pelo seu nome jurarás.

DEUTERONÔMIO 10.20 Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te apegarás, e pelo seu nome; jurarás.

DEUTERONÔMIO 13.4 Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a ele vos apegareis.

DEUTERONÔMIO 31.12 Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei;

JOSUÉ 04.24 para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte; a fim de que vós também temais ao Senhor vosso Deus para sempre.

JOSUÉ 24.14 Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor.

I SAMUEL 11.7 Tomou ele uma junta de bois, cortou-os em pedaços, e os enviou por todo o território de Israel por mãos de mensageiros, dizendo: Qualquer que não sair após Saul e após Samuel, assim se fará aos seus bois. Então caiu o temor do Senhor sobre o povo, e acudiram como um só homem.

I SAMUEL 12.24 Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez.

II SAMUEL 23.3 Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus,

I REIS 08.40 para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.

I REIS 08.43 ouve do céu, lugar da tua habitação, e faze conforme tudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, e te temam como o teu povo Israel, e saibam que pelo teu nome é chamada esta casa que edifiquei.

II REIS 17.35-39 com os quais o Senhor tinha feito um pacto, e lhes ordenara, dizendo: Não temereis outros deuses, nem vos inclinareis diante deles, nem os servireis, nem lhes oferecereis sacrifícios; mas sim ao Senhor, que vos fez subir da terra do Egito com grande poder e com braço estendido, a ele temereis, a ele vos inclinareis, e a ele oferecereis sacrifícios. Quanto aos estatutos, às ordenanças, à lei, e ao mandamento, que para vós escreveu, a esses tereis cuidado de observar todos os dias; e não temereis outros deuses; e do pacto que fiz convosco não vos esquecereis. Não temereis outros deuses, mas ao Senhor vosso Deus temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos.

II CRÔNICAS 06.31 para que te temam e andem nos teus caminhos todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.

II CRÔNICAS 06.33 ouve então do céu, lugar da tua habitação, e faze conforme tudo o que o estrangeiro te suplicar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, e te temam como o teu povo Israel, e saibam que pelo teu nome é chamada esta casa que edifiquei.

II CRÔNICAS 17.10 Então caiu o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá, de modo que não fizeram guerra contra Jeosafá.

II CRÔNICAS 19.7 Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; tomai cuidado no que fazeis; porque não há no Senhor nosso Deus iniquidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes.

II CRÔNICAS 19.9 E deu-lhes ordem, dizendo: Assim procedei no temor do Senhor, com fidelidade e com coração perfeito.

II CRÔNICAS 20.29 Então veio o temor de Deus sobre todos os reinos daqueles países, quando eles ouviram que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel.

II CRÔNICAS 26.5 E buscou a Deus enquanto viveu Zacarias, que o instruiu no temor de Deus; e enquanto buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.

NEEMIAS 05.9 Disse mais: Não é bom o que fazeis; porventura não devíeis andar no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio dos povos, os nosso inimigos?

NEEMIAS 05.15 Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo, e tomaram-lhe pão e vinho e, além disso, quarenta siclos de prata; e até os seus moços dominavam sobre o povo. Porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus.

JÓ 04.6 Porventura não está a tua confiança no teu temor de Deus, e a tua esperança na integridade dos teus caminhos?

JÓ 06.14 Ao que desfalece devia o amigo mostrar compaixão; mesmo ao que abandona o temor do Todo-Poderoso.

JÓ 25.2 Com Deus estão domínio e temor; ele faz reinar a paz nas suas alturas.

JÓ 28.28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.

SALMOS 02.11 Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor.

SALMOS 05.7 Mas eu, pela grandeza da tua benignidade, entrarei em tua casa; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.

SALMOS 19.9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.

SALMOS 22.23 Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, filhos de Jacó, glorificai-o; temei-o todos vós, descendência de Israel.

SALMOS 33.8 Tema ao Senhor a terra toda; temam-no todos os moradores do mundo.

SALMOS 34.9 Temei ao Senhor, vós, seus santos, porque nada falta aos que o temem.

SALMOS 34. 11 Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.

SALMOS 36.1 A transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração; não há temor de Deus perante os seus olhos.

SALMOS 40.3 Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.

SALMOS 64.9 E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus, e considerarão a obra de Deus, e considerarão prudentemente os seus feitos.

SALMOS 66.16 Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito por mim.

SALMOS 67.7 Deus nos tem abençoado; temam-no todas as extremidades da terra!

SALMOS 90.11 Quem conhece o poder da tua ira? e a tua cólera, segundo O TEMOR QUE TE É DEVIDO?

SALMOS 102.15 As nações, pois, temerão o nome do Senhor, e todos os reis da terra a tua glória,

SALMOS 111.10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.

SALMOS 115.11 Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.

SALMOS 119.38 Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor.

SALMOS 119.120 Arrepia-se-me a carne com temor de ti, e tenho medo dos teus juízos.

SALMOS 135.20 ó casa de Levi, bendizei ao Senhor; vós, os que temeis ao Senhor, bendizei ao Senhor.

PROVÉRBIOS 01.7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.

PROVÉRBIOS 01.29 Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor;

PROVÉRBIOS 02.5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

PROVÉRBIOS 08.13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.

PROVÉRBIOS 09.10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.

PROVÉRBIOS 10.27 O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos os ímpios serão abreviados.

PROVÉRBIOS 14.26 No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio.

PROVÉRBIOS 14.27 O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte.

PROVÉRBIOS 15.16 Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação.

PROVÉRBIOS 15.33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.

PROVÉRBIOS 16.6 Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal.

PROVÉRBIOS 19.23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.

PROVÉRBIOS 22.4 O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida.

PROVÉRBIOS 23.17 Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia.

ECLESIASTES 03.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele:

JEREMIAS 05.24 E não dizem no seu coração: Temamos agora ao Senhor nosso Deus, que dá chuva, tanto a temporã como a tardia, a seu tempo, e nos conserva as semanas determinadas da sega.

ISAÍAS 08.13 Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.

ISAÍAS 11.2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

ISAÍAS 11.3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos;

ISAÍAS 29.13 Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor;

ISAÍAS 29.23 Mas quando virem seus filhos a obra das minhas mãos no meio deles, santificarão o meu nome; sim santificarão ao Santo de Jacó, e temerão ao Deus de Israel.

ISAÍAS 33.6 Será ele a estabilidade dos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria, e conhecimento; e o temor do Senhor é o seu tesouro.

ISAÍAS 59.19 Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; porque ele virá tal uma corrente impetuosa, que o assopro do Senhor impele.

JEREMIAS 02.19 A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos.

JEREMIAS 05.22 Não me temeis a mim? diz o Senhor; não tremeis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não pode passar? Ainda que se levantem as suas ondas, não podem prevalecer; ainda que bramem, não a podem traspassar.

JEREMIAS 05.24 E não dizem no seu coração: Temamos agora ao Senhor nosso Deus, que dá chuva, tanto a temporã como a tardia, a seu tempo, e nos conserva as semanas determinadas da sega.

JEREMIAS 10.7 Quem te não temeria a ti, ó Rei das nações? pois a ti se deve o temor; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todos os seus reinos ninguém há semelhante a ti.

JEREMIAS 32.39 E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles;

JEREMIAS 32.40 e farei com eles um pacto eterno de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.

DANIEL 06.26 Com isto faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim.

OSÉIAS 03.5 Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei; e com temor chegarão nos últimos dias ao Senhor, e à sua bondade.

JONAS 01.16 Temeram, pois, os homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos.

SOFONIAS 03.7 Eu dizia: Certamente me temerás e aceitarás a correção; e assim a sua morada não seria destruída, conforme tudo o que eu havia determinado a respeito dela. Mas eles se levantaram de madrugada, e corromperam todas as suas obras.

MALAQUIAS 01.6 O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome?

MALAQUIAS 04.2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.


NOVO TESTAMENTO:

MATEUS 10.28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

MATEUS 27.54 ora, o centurião e os que com ele guardavam Jesus, vendo o terremoto e as coisas que aconteciam, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era filho de Deus.

MARCOS 04.41 Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

MARCOS 09.6 Pois não sabia o que havia de dizer, porque ficaram atemorizados.

MARCOS 10.32 Ora, estavam a caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles, e eles se maravilhavam e o seguiam atemorizados. De novo tomou consigo os doze e começou a contar-lhes as coisas que lhe haviam de sobrevir,

LUCAS 05.26 E, tomados de pasmo, todos glorificavam a Deus; e diziam, cheios de temor: Hoje vimos coisas extraordinárias.

LUCAS 08.25 Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

LUCAS 08.35 Saíram, pois, a ver o que tinha acontecido, e foram ter com Jesus, a cujos pés acharam sentado, vestido e em perfeito juízo, o homem de quem havia saído os demônios; e se atemorizaram.

LUCAS 12.5 Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei.

JOÃO 06.19 Tendo, pois, remado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e ficaram atemorizados.

ATOS 02.43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.

ATOS 05. 11 Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.

ATOS 09.31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava.

ATOS 13.16 Então Paulo se levantou e, pedindo silêncio com a mão, disse: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi:

ATOS 19.17 E isto tornou-se conhecido de todos os que moravam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

ROMANOS 03.18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos.


ROMANOS 08.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!

II CORÍNTIOS 05.11 Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens; mas, a Deus já somos manifestos, e espero que também nas vossas consciências sejamos manifestos.


II CORÍNTIOS 07.1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

EFÉSIOS 05.21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

HEBREUS 12.28 Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor;

I PEDRO 01.17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação,

 I PEDRO 02.17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.

APOCALIPSE 11.13 E naquela hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram atemorizados, e deram glória ao Deus do céu. 

APOCALIPSE 14.7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

APOCALIPSE 19.5 E saiu do trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.


Nenhum comentário: