INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Septuaginta - Oséias - Capítulo 2

1 Chamai ao vosso irmão: Meu Povo; e à vossa irmã: Favorecida.
2 Contendei com vossa mãe, contendei; porque ela não é minha mulher e eu não sou seu marido. Tirarei a sua prostituição para longe da minha presença, e o seu adultério de entre os seus seios,
3 para fazê-la despida e a fim de torná-la, novamente, como ela era no dia do seu nascimento; e a farei desolada, fá-la-ei como uma terra seca, e irei matá-la a sede.
4 Não terei piedade de seus filhos, pois são filhos da fornicação;
5 porquanto a sua mãe foi prostituir-se, aquela que os deu à luz também fez a sua desgraça, pois disse: Irei atrás dos meus amantes, os quais me dão o meu pão, a minha água, as minhas vestes, as minhas roupas de linho e o meu óleo, e suprem todas as minhas necessidades.
6 Portanto, eis que eu irei obstruir seu caminho com espinhos; interromperei suas veredas, e ela não deverá encontrar a sua vereda.
7 Irá ela atrás de seus amantes, todavia não os alcançará; procurá-los-á, mas não os encontrará. Então, ela dirá: Irei, e voltarei para o meu ex-marido; pois eu estava melhor antes do que agora estou.
8 Entretanto ela não reconhecia que eu lhe dera o grão, o mosto e o azeite, e lhe multiplicara a prata. Mas ela transformou a prata e o ouro em imagens de Baal.
9 Por causa disto tornarei a tirar dela o meu grão, a seu tempo, e o meu vinho na sua estação; e tirarei dela as minhas vestes e as minhas roupas de linho, de modo que não deverá cobrir a sua nudez.
10 Irei expor, agora, a sua imundícia diante de seus amantes, e ninguém, por qualquer meio, a livrará da minha mão.
11 Removerei toda a sua alegria, as suas festas, os seus festivais na lua nova, os seus sábados e todas as suas assembleias solenes;
12 destruirei completamente as suas vinhas e as suas figueiras, todas as coisas das quais ela disse: Estes são o meu galardão que os meus amantes me deram. Portanto irei fazer deles um testemunho, e as feras do campo, as aves do céu e os répteis da terra os devorarão.
13 Irei retribuir-lhe em seus dias os dias dos baalins, nos quais ela lhes sacrificava, colocando os seus brincos e colares e indo atrás dos seus amantes, esquecendo-se de mim, diz o Senhor.
14 Por este motivo, eis que eu farei com que vagueie; torná-la-ei desolada, e falarei ao seu coração.
15 Dar-lhe-ei possessões ali, e o vale de Acor, a fim de alargar o seu entendimento. Ela deverá ser afligida, naquele lugar, de acordo com os dias de sua infância e os dias da sua vinda para fora da terra do Egito.
16 E sucederá que naquele dia, diz o Senhor, ela irá chamar-me Meu Marido; e não mais me chamará como aos baalins.
17 Tirarei os nomes dos baalins de sua boca, e os seus nomes não mais serão lembrados, de modo algum.
18 Farei para eles, naquele dia, um pacto com as feras do campo, com as aves do céu e com os répteis da terra. Eu removerei o arco, a espada e a batalha da terra, e far-te-ei habitar em segurança.
19 E desposar-te-ei comigo, para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, em juízo, em benignidade e em ternas misericórdias.
20 Desposar-te comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.
21 E sucederá que naquele dia, diz o Senhor, irei dar ouvidos ao céu, e ele dará ouvidos à terra;
22 a terra dará ouvidos ao cereal, ao vinho e ao óleo, e estes darão ouvidos à Jezreel.
23 Semeá-la-ei para mim na terra; amarei a que não era amada e direi aquele que não era meu povo: Tu és o meu povo. E ele dirá: Tu és o Senhor, meu Deus.

Nenhum comentário: