INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 10 de junho de 2017

Septuaginta - Joel - Capítulo 2

1 Soai a trombeta em Sião, fazei uma proclamação no meu santo monte; sejam confundidos todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor está perto.
2 Porquanto um dia de trevas e de escuridão se aproxima, um dia de nuvens e névoa. Um povo numeroso e forte será espalhado sobre os montes, como a manhã. Não houve, desde o início, um como ele, e depois dele não haverá outro, mesmo para os anos de muitas gerações.
3 Diante dele há um fogo que consome, e, atrás, uma chama acesa; a terra diante dele é como um paraíso de delícias, e atrás dele uma planície desolada. Nenhum deles escapará.
4 A sua aparência é como a de cavalos, e como cavaleiros, assim eles perseguirão.
5 Irão saltando, como o som de carros sobre os cumes dos montes; como o som de uma chama de fogo que consome o restolho, e de um povo numeroso e forte pondo-se em ordem de batalha.
6 Diante deles as pessoas serão esmagadas, cada rosto tornar-se-á como o negrume de um caldeirão.
7 Como guerreiros eles correrão, e como homens de guerra subirão pelos muros; cada um irá deslocar-se em seu caminho retamente, e não se desviarão de suas fileiras.
8 Nenhum deles ficará afastado de seu companheiro. Irão em frente sob o peso de suas armas, vergados sob elas; contudo, de modo algum serão destruídos.
9 Eles tomarão a cidade, subirão pelos muros e em cima das casas, e entrarão pelas janelas como ladrões.
10 Diante deles a terra se confundirá e o céu será abalado; o sol e a lua se escurecerão, e as estrelas retirarão a sua luz.
11 Então o Senhor levantará a sua voz diante do seu exército. Pois o seu acampamento é muitíssimo grande, e poderosa a execução de suas palavras. Porque o dia do Senhor é grande e mui glorioso, e quem será capaz de resistir-lhe?
12 Agora, portanto, diz o Senhor, vosso Deus, voltai-vos para mim de todo o vosso coração com jejuns, com choro e com pranto.
13 Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes, e voltai-vos para o Senhor vosso Deus, porque ele é misericordioso e compassivo, longânimo e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
14 Quem sabe se não se voltará e arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e uma libação para o Senhor, vosso Deus?
15 Soai a trombeta em Sião, santificai um jejum, proclamai um serviço solene;
16 reuni o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os bebês que ainda mamam. Saia o noivo da sua recamara e a noiva do seu aposento.
17 Entre o pórtico e o altar, os sacerdotes que ministram ao Senhor chorem e digam: Poupa ao teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, a fim de que os gentios o dominem; para que não digam entre as nações: Onde está o seu Deus?
18 Entretanto, o Senhor era zeloso de sua terra e poupou o seu povo.
19 E o Senhor, respondendo, disse-lhes: Eis que vos envio o trigo, o mosto e o azeite, e ficareis satisfeitos com eles. E eu não mais farei de vós um opróbrio entre os gentios.
20 Afastarei de vós o adversário do norte, lançando-o em uma terra seca; afundarei o seu rosto no mar oriental e as suas costas no mar ocidental. O seu mau cheiro subirá, o seu fedor elevar-se-á, porque ele tem feito grandes coisas.
21 Anima-te, ó terra; alegra-te e sê feliz, porquanto o Senhor tem feito grandes coisas.
22 Animai-vos, vós, animais do campo, pois as planícies do deserto têm brotado; as árvores deram o seu fruto, a figueira e a videira entregaram o seu vigor.
23 Alegrai-vos e exultai, vós, filhos de Sião, no Senhor vosso Deus, porque ele vos deu comida em abundância, e fará chover sobre vós as primeiras e as últimas chuvas, como antes.
24 As eiras se encherão de cereal, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.
25 Restituirei para vós os anos que o gafanhoto, a lagarta, o pulgão e o gafanhoto-cortador têm consumido, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, por causa das coisas que ele operou maravilhosamente convosco. O meu povo nunca mais será envergonhado, para sempre.
27 Sabereis que eu estou no meio de Israel, que eu sou o Senhor vosso Deus e que não há outro além de mim. E o meu povo nunca mais será envergonhado, para sempre.
28 Sucederá, depois disso, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão e vossos jovens terão visões;
29 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas, naqueles dias, derramarei do meu Espírito.
30 Mostrarei prodígios no céu, e na terra sangue, fogo e vapor de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
32 E virá a acontecer que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Pois no monte Sião e em Jerusalém estará o que foi salvo, como o Senhor o disse, e aqueles a quem as boas novas foram pregadas, a quem o Senhor chamou.

Nenhum comentário: