INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 18 de junho de 2017

Septuaginta - Habacuque - Capítulo 2

1 Estarei em minha vigília, subirei na rocha e ficarei olhando para ver o que ele irá dizer-me, e o que responderei quando for arguido.
2 Então o Senhor falou comigo, dizendo: Escreve a visão, escreve-a claramente em uma tábua, a fim de que aquele que corre possa entender.
3 Porque a visão é ainda por um tempo, e cumprir-se-á no final, e não em vão. Ainda que se demore, esperai por ele; pois certamente virá, e não tardará.
4 Se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele; o justo, porém, viverá pela minha fé.
5 Todavia o homem arrogante e escarnecedor, o que é prepotente, não levará nada ao seu fim. Aquele que ampliou o seu desejo como a sepultura e como a morte, esse nunca estará satisfeito, todavia, atrairá para si todas as nações, e receberá em si mesmo todos os povos.
6 Não proferirão, todos estes, uma parábola contra ele? e não lhe citarão um provérbio? Pois dirão: Ai daquele que multiplica para si mesmo posses que não lhe pertencem! Por quanto tempo? Ai daquele que sobrecarrega fortemente o seu jugo.
7 Porque de repente se levantarão aqueles que o abocanharão; os que conspiram contra ti despertarão, e ser-lhes-ás uma pilhagem.
8 Porquanto destruíste muitas nações, todas as que forem deixadas te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens, dos pecados da terra e da cidade, e de todos os que habitam nela.
9 Ai daquele que cobiça maldosamente para sua casa, a fim de que possa pôr o seu ninho no alto, pensando em livrar-se do poder do mal.
10 Tens concebido vergonha para a tua casa, tens destruído completamente a muitas nações. A tua alma pecou.
11 Porque a pedra clamará da parede, e o besouro falará da madeira:
12 Ai daquele que constrói uma cidade com sangue, estabelecendo-a com iniquidade.
13 Não vem essas coisas do Senhor Todo-Poderoso? Certamente muitas pessoas têm se exaurido no fogo, e muitas nações já desfaleceram.
14 Porquanto a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, que a cobrirá como água.
15 Ai daquele que dá de beber ao seu próximo as borras grossas do vinho, embriagando-o para que possa contemplar as suas partes íntimas.
16 Bebe também tu da tua porção de desgraça, em vez de glória. Agita-te, ó coração, e treme. O cálice da mão direita do Senhor voltar-se-á contra ti, e a desonra virá sobre a tua glória.
17 Porquanto a impiedade do Líbano te cobrirá, e a angústia das feras far-te-á desfalecer, por causa do sangue dos homens, dos pecados da terra e da cidade, e de todos os que habitam nela.
18 O que aproveita à imagem de escultura que a tenham gravado? Alguém faz dela um trabalho de fundição, uma imagem falsa; pois o fabricante tem confiado em sua obra, fazendo ídolos mudos.
19 Ai daquele que diz à madeira: Desperta, levanta-te! e à pedra: Sê exaltada! considerando que se trata de uma imagem, uma fundição de ouro e de prata, e não há fôlego na mesma.
20 Mas o Senhor está no seu santo templo. Que toda a terra tema diante dele.

Nenhum comentário: