INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 11 de junho de 2017

Septuaginta - Amós - Capítulo 5

1 Ouvi, como lamentação, esta palavra do Senhor, a qual levanto contra vós. A casa de Israel caiu, ela não mais se levantará.
2 A virgem de Israel caiu sobre a sua terra; não há ninguém que a levante.
3 Portanto, assim diz o Senhor Deus: A cidade da qual saíram mil, nesta serão deixados cem; e aquela da qual saiu uma centena, nesta serão deixados dez para a casa de Israel.
4 Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivereis.
5 Contudo não busqueis a Betel nem andeis em Gilgal, e não atravesseis para o poço do Juramento. Pois Gilgal, certamente, irá ao cativeiro, e Betel será como aquele que não é.
6 Buscai ao Senhor e vivereis, para que a casa de José não se acenda como um fogo, o qual o devorará; e não haverá ninguém para apagá-lo, para a casa de Israel.
7 Ele é o que executa o julgamento em cima, nas alturas, e tem estabelecido a sua justiça sobre a terra;
8 que faz todas as coisas, e as muda; que transforma as trevas em manhã, e faz o dia escurecer, tornando-se em noite; que chama pela água do mar, derramando-a sobre a face da terra. O Senhor é o seu nome.
9 Ele é que traz ruína para o forte e angústia sobre a fortaleza.
10 Eles odiavam aquele que reprovava nas portas, e abominavam ao discurso sagrado.
11 Portanto, porque eles têm ferido os pobres com os seus punhos, e deles recebestes presentes escolhidos: vós tendes construído casas de pedras polidas, porém não as habitareis; tendes plantado vinhas desejáveis, todavia não bebereis do seu vinho.
12 Pois eu conheço as vossas muitas transgressões, e os vossos pecados são grandes, pisando nos justos, aceitando subornos e pervertendo o julgamento dos pobres nas portas.
13 Logo, o que for prudente se manterá em silêncio naquele momento, pois é um momento de males.
14 Buscai o bem e não o mal, para que vivais. E deste modo o Senhor Deus Todo-Poderoso estará convosco, como dizeis:
15 Temos odiado o mal e amado o bem. Restaurai, portanto, o juízo nas portas para que o Senhor Deus Todo-Poderoso possa ter misericórdia do restante de José.
16 Pois assim diz o Senhor Deus Todo-Poderoso: Em todas as ruas haverá lamentações, e em todos os caminhos se dirá: Ai, ai! O lavrador deverá ser chamado para luto e lamentação, e também aqueles que são hábeis em prantear.
17 Haverá lamentações em todos os caminhos, porque passarei pelo meio de ti, diz o Senhor.
18 Ai de vós que desejais o dia do Senhor! O que significa este dia do Senhor para vós, considerando que é trevas e não luz?
19 Pois é ele como se um homem estivesse fugindo da face de um leão, e um urso o encontrasse; como se entrasse em sua própria casa, e, ao apoiar-se com as mãos na parede uma serpente o mordesse.
20 Não é o dia do Senhor trevas e não luz? não é este um dia de escuridão, desprovido de brilho?
21 Odeio, desprezo as vossas festas, e não me deleito nas vossas ofertas de cereais e nas vossas assembleias solenes.
22 Portanto, se me trouxerdes os vossos holocaustos e as vossas ofertas de manjares eu não irei aceitá-los, nem terei consideração pelas vossas grandiosas ofertas pacíficas.
23 Desvia de mim o som das tuas músicas, porque não ouvirei a melodia dos teus instrumentos;
24 entretanto, escorra o juízo como água, e a retidão como uma torrente intransponível.
25 Tendes oferecido para mim vítimas e sacrifícios, ó casa de Israel, por quarenta anos, no deserto?
26 Sim, vós levantastes o tabernáculo de Moloque e a estrela do vosso deus Quium, as imagens daqueles que fizestes para vós mesmos.
27 Portanto eu te levarei para além de Damasco, diz o Senhor. O Deus Todo-Poderoso é o seu nome.

Nenhum comentário: