INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 42

1 Palavra que veio a Jeremias, da parte do Senhor, nos dias de Jeoaquim, rei de Judá, dizendo:
2 "Vai à casa dos recabitas, e traze-os para a casa do Senhor, para um dos átrios, e dá-lhes vinho a beber."
3 Então eu trouxe Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, e seus irmãos, e seus filhos, e toda a família dos recabitas,
4 introduzindo-os na casa do Senhor, na câmara dos filhos de Hanã, filho de Hananias, filho de Gigdalias, homem de Deus, que habita perto da casa dos príncipes que estão sobre a casa de Maaséias, filho de Salum, guarda do átrio.
5 Pus diante deles uma jarra de vinho, e copos, e disse-lhes: "Bebei vinho."
6 Porém, eles disseram: "De maneira alguma beberemos vinho, pois nosso pai Jonadabe, filho de Recabe, ordenou-nos, dizendo: "Vós de maneira alguma bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos, para sempre;
7 nem, de maneira alguma, construireis casas, nem semeareis qualquer semente, nem tereis uma vinha; porque haveis de habitar em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a terra na qual peregrinais."
8 E demos ouvidos à voz de Jonadabe, nosso pai, de modo a não bebermos vinho em todos os nossos dias, nós e nossas esposas, nossos filhos e nossas filhas;
9 e para não construirmos nenhuma casa para nela habitar, e para não termos nenhuma vinha, nem campo, nem semente;
10 mas temos habitado em tendas, e temos ouvido e feito de acordo com tudo o que Jonadabe, nosso pai, nos ordenou.
11 E sucedeu, quando Nabucodonosor veio contra a terra, que dissemos que iríamos entrar, e refugiamo-nos em Jerusalém, por medo do exército dos caldeus e por medo do exército dos assírios: e habitamos ali."
12 Então a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
13 "Assim diz o Senhor. Vai, e dize aos homens de Judá, aos que habitam em Jerusalém: "Não ireis receber a correção, para escutardes as minhas palavras?
14 Os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram a palavra que ele lhes ordenou, para que não bebessem vinho; e eles não o beberam; entretanto, Eu tenho falado convosco desde cedo, e não me ouvistes.
15 E Eu vos enviei os meus servos, os profetas, dizendo: "Convertei-vos cada um do seu mau caminho, mudando as vossas práticas, e não vades após outros deuses para os servir, pois fazendo assim habitareis na terra que vos dei e a vossos pais. Contudo, vós não inclinastes os ouvidos, e não escutastes.
16 Os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai, mas este povo não me ouviu.
17 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que trarei sobre Judá e sobre os habitantes de Jerusalém todos os males que pronunciei contra eles.
18 Por este motivo, assim diz o Senhor: Uma vez que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, deram ouvidos ao comando de seu pai, para fazer o que ele lhes ordenara,
19 nunca deverá estar faltando um homem dos filhos de Jonadabe, filho de Recabe, para estar diante da minha face enquanto a terra continuar."

Nenhum comentário: