INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 2 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 15

1 E o Senhor me disse: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma não se inclinaria para eles. Despede este povo, e que eles partam.
2 E será, se eles te disserem: Para onde iremos? Que, então, lhes responderás: Assim diz o Senhor: Os que são destinados para a morte, para a morte; os que são para a fome, para a fome; os que são para a espada, para a espada; e os que são para o cativeiro, para o cativeiro.
3 Puni-los-ei com quatro tipos de morte, diz o Senhor: a espada para matar, cães para dilacerarem, e as feras da terra e as aves do céu para devorarem e destruírem.
4 Eu os entregarei à aflição em todos os reinos da terra por causa de Manassés, filho de Ezequias, rei de Judá; por tudo quanto ele fez em Jerusalém.
5 Quem irá poupar-te, ó Jerusalém? Quem temerá por ti? Ou quem irá arrepender-se para pedir por teu bem-estar?
6 Tu te afastaste de mim, diz o Senhor, e continuarás a afastar-te de mim. Por causa disso, estenderei a minha mão para destruir-te. Não mais irei poupá-los.
7 Espalhá-los-ei completamente. Nas portas da terra foram eles roubados dos seus filhos. Destruíram o meu povo por causa de suas iniquidades.
8 As suas viúvas se multiplicaram mais do que a areia do mar, pois eu trouxe homens jovens contra a mãe, perigo ao meio-dia. De repente, lancei sobre ela tremores e ansiedade.
9 Aquela que gerou sete filhos está desgastada. Sua alma desmaiou sob a angústia; seu sol está se pondo enquanto ainda é meio-dia. Está, ela, envergonhada e confundida. Entregarei o resto deles à espada diante de seus inimigos.
10 Ai de mim, minha mãe! Tu me fizeste nascer como um homem de contendas e em desacordo com toda a terra. Eu não ajudei os outros nem qualquer um me ajudou. Minha força falhou entre aqueles que me amaldiçoam.
11 Assim também seja, ó Senhor, na sua prosperidade. Certamente, eu estava diante de ti no tempo das suas calamidades e no momento da sua aflição, para o seu bem contra o inimigo.
12 Irá o ferro ser visto? No entanto, a tua força é uma cobertura de bronze.
13 Sim, irei dar os teus tesouros por despojo, como uma recompensa por causa de todos os pecados que tens praticado dentro dos teus limites.
14 Entregar-te-ei à escravidão aos teus inimigos em redor, em uma terra que não conheces. Pois um fogo acendeu-se na minha ira, o qual arderá sobre vós.
15 Ó Senhor, lembra-te de mim e visita-me, vindicando-me diante dos que me perseguem. Não sejas tardio para com eles. Sabes como tenho sido envergonhado por tua causa, por aqueles que desprezam as tuas palavras.
16 Consume-os, e as tuas palavras serão para mim o gozo e a alegria de meu coração, pois o teu nome foi invocado sobre mim, ó Senhor Todo-Poderoso.
17 Não me tenho assentado na sua assembleia enquanto eles zombavam; entretanto, eu temia por causa do teu poder. Assentei-me sozinho, pois estava cheio de amargura.
18 Por qual motivo aqueles que me atormentam prevalecem contra mim? A minha ferida é grave, quando serei curado? Tais coisas tornaram-se, de fato, para mim como uma água enganosa, na qual não se pode confiar.
19 Portanto, assim diz o Senhor: Se te arrependeres, então irei restaurar-te e permanecerás diante de mim; se fizeres vir o que é precioso daquilo que é inútil, serás como a minha própria boca, e eles se voltarão para ti; tu, porém, não te voltarás para eles.
20 Far-te-ei, com respeito a este povo, como forte muro de bronze; eles pelejarão contra ti, mas de maneira nenhuma prevalecerão,
21 porque eu sou contigo para te salvar e livrar-te das mãos de homens ímpios; eu te resgatarei das mãos dos homens pestilentos.

Nenhum comentário: