INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 3 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 40

1 Consolai, consolai o meu povo, diz Deus.
2 Falai, ó sacerdotes, ao coração de Jerusalém; confortai-a, pois a sua humilhação se completou e o seu pecado foi esquecido; pois ela recebeu da mão do Senhor o dobro de quanto pecou.
3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai os caminhos do nosso Deus.
4 Todo vale será aterrado, todo monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos tornar-se-ão retos e os lugares ásperos transformados em planícies.
5 A glória do Senhor se manifestará e toda a carne verá a salvação de Deus, porque o Senhor o disse. 
6 Uma voz diz: Clama. E eu disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a glória do homem como a flor da erva.
7 8 A erva seca, e a sua flor, desaparece, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.
9 Ó tu, que trazes boas novas a Sião! Sobe ao alto da montanha; levanta a tua voz com força, tu que trazes boas novas à Jerusalém. Levanta-a, não temas. Dize às cidades de Judá: Eis o vosso Deus!
10 Eis o Senhor! O Senhor está vindo com a sua força, e o seu braço é poderoso. Eis que o seu galardão está com ele, e a sua obra diante dele.
11 Ele tenderá o seu rebanho como um pastor, recolherá os cordeirinhos com o seu braço, e irá acalmar as que estão com as suas crias.
12 Quem mediu a água em sua mão, o céu com um palmo, e toda a terra num só punhado? Quem pesou as montanhas e as florestas em uma balança?
13 Quem conheceu a mente do Senhor, sendo o seu conselheiro a fim de ensiná-lo?
14 Com quem tomou ele conselho, para instrui-lo? Quem mostrou-lhe o julgamento ou ensinou para ele o caminho do entendimento?
15 Uma vez que todas as nações são por ele contadas como uma gota num balde, e como o oscilar de uma balança, devendo ser consideradas como saliva?
16 O Líbano não é suficiente para queimar, nem todos os seus animais bastam para um holocausto.
17 Todas as nações são como nada, e estimadas em nada.
18 A quem tendes comparado o Senhor? e com o que o tendes assemelhado?
19 Não tem o artífice feito uma imagem e o ourives derretido ouro para dourá-la, fazendo disso uma semelhança?
20 Pois o artífice escolhe madeira que não apodrece, e, sabiamente, pergunta-se como deverá assentar a sua imagem, a fim de que não seja abalada.
21 Porventura não o compreendereis, nem o ouvireis? Já não vos foi dito isto desde os tempos antigos? Será que não conheceis os fundamentos da terra?
22 Ele é o que sustenta o círculo da terra, e os habitantes que nela estão são como gafanhotos; ele foi quem criou o céu como uma câmara, estendendo-o tal uma tenda, com o fim de nele habitar;
23 ele é quem nomeia príncipes para governar, e fá-los como nada, e transforma a terra em um vazio.
24 Não plantarão nem semearão, nem a sua raiz fixar-se-á no chão, pois tem soprado sobre eles; e secam-se. Uma tempestade os levará como gravetos.
25 Agora, pois, a quem me tendes comparado a fim de que eu possa ser exaltado? diz o Santo.
26 Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem tem mostrado todas estas coisas? Aquele mesmo que faz sair o seu exército, contando-os pelo seu número. Ele os chamará a todos pelo nome, por meio de sua grande glória e pela força do seu poder; nada lhe tem escapado.
27 Portanto, não digas, ó Jacó; e por que tens falado, ó Israel, dizendo: Meu caminho está escondido de Deus; e: Meu Deus retirou de mim o julgamento, afastando-se?
28 Agora, pois, não tens conhecido isto? Não o tens ouvido? O Deus eterno, o Deus que formou os confins da terra, não sente fome nem fica cansado, e não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
29 Ele dá forças àquele quem tem fome, e entristece aos que não estão sofrendo.
30 Pois os jovens terão fome, os moços se cansarão e os homens escolhidos serão impotentes,
31 mas os que esperam em Deus renovarão as suas forças e mudarão as suas penas, como águias. Correrão e não se cansarão, andarão e não ficarão famintos.

Nenhum comentário: