1 E sucedeu, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que subiram Rezim, rei de Arã, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, contra Jerusalém, para pelejar contra ela; todavia, não puderam tomá-la.
2 Uma mensagem foi enviada para a casa de Davi, dizendo: Arã conspirou com Efraim. Então a sua alma ficou perturbada, assim como a alma de seu povo, tal como na floresta uma árvore é sacudida pelo vento.
3 E disse o Senhor a Isaías: Sai para encontrar Acaz, tu e o teu filho Jezube, que foi deixado, para o tanque do caminho elevado do campo do Lavandeiro;
4 e lhe dirás: Tem cuidado para ficares tranquilo; não temas, nem deixes que a tua alma desanime por causa destes dois tições fumegantes. Pois, quando a minha ira cessar, eu irei curar novamente.
5 E quanto ao filho de Arã e ao filho de Remalias, porquanto eles formaram um mau conselho, dizendo:
6 Subiremos contra Judá, e, tendo acertado com eles, faremos com que se voltem para o nosso lado, e com que o filho de Tabeel reine ali;
7 assim diz o Senhor dos Exércitos: Esse conselho não subsistirá, nem irá suceder.
8 Contudo, a cabeça da Síria é Damasco, e o cabeça de Damasco, Rezim; e, ainda, dentro de sessenta e cinco anos o reino de Efraim cessará de ser um povo.
9 Entretanto, a cabeça de Efraim é Samaria, e o cabeça de Samaria o filho de Remalias. Todavia, se não o acreditardes, tampouco o haveis de entender.
10 E novamente o Senhor falou com Acaz, dizendo:
11 Pede para ti um sinal do Senhor, teu Deus, nas profundezas ou nas alturas.
12 Porém, Acaz disse: Não pedirei, nem tampouco tentarei ao Senhor.
13 Então ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi: é uma coisa pequena para vós o competirdes com os homens? Como, pois, contendereis contra o Senhor?
14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá no seu útero, dando à luz a um filho, e chamá-lo-eis pelo nome de Emanuel.
15 Manteiga e mel ele comerá, antes que saiba preferir o mal ou escolher o bem.
16 Porquanto, antes que o menino conheça o bem ou o mal, ele recusará o mal para escolher o bem; e a terra será desamparada, tal como temes, por causa dos dois reis.
17 Contudo, Deus fará vir sobre ti, sobre o teu povo e sobre a casa de teu pai, dias tais que nunca vieram desde o dia em que Efraim expulsou de Judá ao rei da Assíria.
18 Sucederá, naquele dia, que o Senhor assobiará para as moscas, as quais governam sobre uma parte do rio do Egito, e às abelhas que estão na terra da Assíria.
19 Então todos entrarão nas fendas da terra e nos buracos das rochas, nas cavernas e em cada ravina.
20 Naquele dia, o Senhor irá barbear com a navalha contratada do rei da Assíria, que está para além do rio, a cabeça e os cabelos dos pés, e também irá remover a barba.
21 E sucederá, naquele dia, que um homem deverá criar apenas uma novilha e duas ovelhas.
22 Entretanto, virá a acontecer, pela grande quantidade de leite disponível para beber, que todo aquele que for deixado sobre a terra também comerá manteiga e mel.
23 E sucederá, naquele dia, em todos os lugares onde houver mil vides do valor de mil siclos, que tornar-se-ão terra seca e espinhos.
24 Os homens entrarão ali com arco e flecha, pois toda esta terra será um solo estéril com espinheiros.
25 Todo o monte será, certamente, arado. Temor algum de lá se aproximará, porquanto sobre o solo árido e os espinhos o gado deverá alimentar-se, e os bois irão trilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário