INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 1

1 A visão que Isaías, filho de Amós, viu, a qual ele teve contra Judá e contra Jerusalém no reinado de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, que reinaram em Judá.
2 Ouvi, ó céu, e dá ouvidos, ó terra, porquanto o Senhor falou, dizendo: Eu gerei e criei filhos, mas eles se rebelaram contra mim.
3 O boi conhece o seu dono, e o jumento a manjedoura do seu senhor, porém Israel não me conhece, e as pessoas não me levaram em consideração.
4 Ah, nação pecadora, povo cheio de iniquidades, semente maligna, filhos sem lei! Tendes abandonado ao Senhor e provocado ao Santo de Israel.
5 Por que deveríeis ser ainda mais feridos, em transgredirdes cada vez mais? A cabeça está toda dolorida, e todo triste o coração. 
6 Dos pés à cabeça não há nada são neles. Nem ferida, nem machucado, nem úlcera supurada estão sarados; e nesses não se pode aplicar um emplastro, óleo ou ataduras.
7 A vossa terra está assolada, as vossas cidades abrasadas pelo fogo. Vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; ela está desolada, subvertida por nações estranhas.
8 A filha de Sião será abandonada como uma tenda em um vinhedo, como um celeiro de hortaliças em um pepinal, como uma cidade sitiada.
9 Ainda, se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência teríamos sido como Sodoma, teríamos sido feitos como Gomorra.
10 Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; atendei à lei de Deus, vós povo de Gomorra!
11 De que vale para mim a abundância de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros, e não me agrado da gordura de cordeiros e do sangue de touros e bodes,
12 nem devíeis vós aparecer com essas coisas diante de mim. Pois quem tem exigido estas coisas de vossas mãos? Não mais pisareis em meu tribunal.
13 Ainda que trouxerdes flor de farinha será em vão. O incenso é para mim abominação. Eu não suporto as vossas luas novas e os vossos sábados, nem o vosso grande dia.
14 O vosso jejum e descanso do trabalho, assim como as vossas luas novas e as vossas festas, a minha alma os odeia. Tornastes-vos odiosos para mim. Não mais perdoarei os vossos pecados.
15 Quando estenderdes as vossas mãos eu irei desviar de vós os meus olhos, e ainda quando fizerdes muitas súplicas não vos darei ouvidos; pois as vossas mãos estão cheias de sangue.
16 Lavai-vos, ficai limpos; removei as iniquidades de vossas almas, diante dos meus olhos. Cessai de vossas maldades.
17 Aprendei a fazer o bem; buscai diligentemente o juízo, livrai o que está injustamente sofrendo, defendei a causa do órfão e obtende justiça para a viúva.
18 Então vinde, vamos arguir juntos, diz o Senhor, e ainda que os vossos pecados sejam como a púrpura fá-los-ei brancos como a neve; embora eles sejam como a escarlata, irei fazê-los alvos como a lã.
19 Se estiverdes dispostos, ouvindo-me, comereis o bem desta terra.
20 Contudo, se não estiverdes dispostos nem me derdes ouvidos uma espada há de devorar-vos, porquanto a boca do Senhor o disse.
21 Como tem a cidade fiel, Sião, uma vez cheia de juízo, se tornado uma prostituta! Cidade na qual a justiça habitava, mas onde há, agora, homicidas.
22 Tua prata nada vale; teus comerciantes de vinho misturam-no com água;
23 os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões, amando os subornos, indo atrás de recompensas, nunca pedindo pelos órfãos e não atendendo a causa das viúvas.
24 Portanto, assim diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos: Ai dos valentes de Israel! porquanto a minha ira não cessará contra os meus adversários, e executarei juízo sobre os meus inimigos.
25 Colocarei a minha mão sobre ti, limpar-te-ei completamente e irei destruir o rebelde, tirando de ti todos os transgressores.
26 Estabelecerei os teus juízes como antes, e os teus conselheiros, como no princípio; então serás chamada cidade de justiça, cidade-mãe fiel de Sião,
27 porque os seus cativos serão salvos pela justiça, e com misericórdia;
28 os transgressores e os pecadores serão esmagados juntamente, e os que deixarem ao Senhor totalmente consumidos.
29 Porquanto se envergonharão de seus ídolos, nos quais se deleitavam, e sentir-se-ão envergonhados dos jardins que cobiçavam.
30 Pois serão como a árvore de terebinto que perdeu as suas folhas, e como o jardim que não tem água.
31 A sua força será como um fio de estopa, e as suas obras como faíscas; os transgressores e os pecadores serão queimados juntos, não havendo quem os apague.

Nenhum comentário: