INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Septuaginta - Provérbios - Capítulo 4

1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento;
2 pois vos dou um bom presente. Nunca abandoneis a minha lei.
3 Pois também eu era um filho obediente ao meu pai, e amado aos olhos de minha mãe,
4 que falava e me instruía, dizendo: Que o nosso discurso seja fixado em teu coração; mantém os nossos mandamentos, não os esqueças,
5 e não negligencies o discurso da minha boca.
6 Jamais o abandones, e unir-se-á a ti; ama-o, e te guardará.
7, 8 Segura-o, e ele te exaltará; honra-o, para que possa abraçar-te,
9 a fim de que possa dar para a tua cabeça um diadema de graças, cobrindo-te com uma coroa de alegria.
10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e os anos da tua vida serão aumentados, para que os seus recursos sejam abundantes.
11 Porque eu te ensinarei os caminhos da sabedoria, fazendo-te andar em veredas retas.
12 Pois quando andares os teus passos não serão embaraçados; e, se correres, não serás impedido.
13 Toma posse da minha instrução; não permitas que se afaste de ti, porém guarda-a contigo por toda a tua vida.
14 Não sigas as veredas dos ímpios nem cobices os caminhos dos transgressores.
15 Em qualquer lugar no qual eles armarem a sua tenda não vás para lá; contudo, desvia-te deles, passando adiante.
16 Pois não conseguem dormir a menos que façam o mal; o seu sono é levado embora, e eles não descansam.
17 Porque estes alimentam as suas vidas com o pão da impiedade, e estão embriagados pelo vinho da transgressão.
18 Mas os caminhos dos justos resplandecem como a luz; avançam e brilham, até o dia totalmente vir.
19 Os caminhos do ímpio, no entanto, são escuros; eles nem sabem em que tropeçam.
20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aplica os teus ouvidos à elas,
21 a fim de que as tuas fontes não te faltem. Guarda-as no teu coração,
22 porquanto são vida para os que as acham e saúde para todo o seu corpo.
23 Guarda o teu coração com o maior cuidado, pois é dali que procedem as fontes da vida;
24 remove da tua boca a desobediência e coloca longe de ti os lábios injustos.
25 Que os teus olhos olhem retamente e as tuas pálpebras assentem-se sobre coisas justas.
26 Faz caminhos retos para os teus pés, e endireita as tuas veredas.
27 Não te desvies para a direita nem para a esquerda, mas afasta o teu pé do mau caminho. 
27a Pois Deus conhece os caminhos da direita, mas os da esquerda são tortos. 
28b Todavia, ele endireitará os teus caminhos, e aos teus passos guiará em paz.

Um comentário:

Eduardo Pereira Serafim disse...

esta faltando o versículo 7 do capítulo 4 de provérbios.