INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Septuaginta - Neemias - Capítulo 2

1 Sucedeu, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que o vinho estava diante de mim. Então eu peguei no vinho e o dei ao rei. E não havia ninguém mais diante dele.
2 E o rei me disse: Por que está triste o teu semblante, e não controlas a ti mesmo? Isto não é nada além de tristeza do coração! Eu, então, fiquei muito amedrontado,
3 e disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu semblante uma vez que a cidade, o lar dos sepulcros de meus pais, foi arrasado e as suas portas devoradas pelo fogo?
4 E o rei me disse: O que me pedes, pois? Então orei ao Deus dos céus.
5 E respondi ao rei: Se parecer bem ao rei, e se o teu servo tem achado graça aos teus olhos, peço que o mandes à Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais; e eu a reconstruirei.
6 Então o rei e a sua concubina, que se assentava ao lado dele, disseram-me: Por quanto tempo se estenderá a tua viagem, e quando irás voltar? A proposta agradou ao rei e ele me enviou; e apontei-lhes um prazo.
7 E disse ao rei: Se parecer bem ao rei, que ele me dê cartas para os governadores dalém do rio, e que me encaminhem para que eu venha a Judá;
8 e uma carta para Asafe, guarda do bosque que pertence ao rei, a fim de que me entregue madeira para as vigas das portas e o muro da cidade, e para a casa na qual permanecerei. E o rei mo concedeu, de acordo com a boa mão de Deus que estava sobre mim.
9 Fui ter com os governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei (ora, o rei tinha enviado comigo capitães do exército e cavaleiros).
10 Sambalá, o horonita, ouviu a respeito disso, e também Tobias, o servo amonita. E foi doloroso para eles que um homem tivesse vindo para procurar o bem dos filhos de Israel.
11 Cheguei a Jerusalém, permanecendo ali três dias.
12 E levantei-me, de noite, com os poucos homens que estavam comigo. Mas eu não dissera a ninguém o que Deus havia posto em meu coração a respeito de Israel; e não havia comigo animal algum, exceto a besta que eu montava.
13 Saí pela Porta do Vale, à noite, indo à entrada do Poço das Figueiras e ao Portão do Estrume. E lamentei sobre o muro de Jerusalém, que estavam destruindo, e sobre as portas da cidade que haviam sido devoradas pelo fogo.
14 Passei à Porta da Fonte e à piscina do rei, todavia não havia espaço para o animal, sobre o qual eu estava montado, atravessar.
15 E subi pelo Muro do Riacho, à noite, e lamentei sobre o muro. Então entrei pela Porta do Vale; e, depois disso, retornei.
16 Os sentinelas não sabiam porque eu havia ido nem o que estava fazendo. Até aquele momento eu nada dissera aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos capitães ou ao resto dos homens que trabalhavam na obra.
17 Então, falei-lhes: Vedes este mal em que nos encontramos, como está Jerusalém assolada, e as portas da cidade que foram incendiadas! Vinde, pois, e construamos ao longo do muro de Jerusalém; e não haverá mais opróbrio para nós.
18 E eu disse-lhes das mãos de Deus que eram boas sobre mim, e também das palavras do rei, que ele me falara. E falei: Vamos levantar-nos e construir. E as suas mãos foram fortalecidas para a boa obra.
19 Porém Sambalá, o horonita, Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, ouviram a respeito disto e zombaram de nós. E vieram até nós, dizendo: Que é isto que fazeis? Estais vos rebelando contra o rei?
20 Mas respondi-lhes, dizendo: O Deus do céu, ele irá prosperar-nos. Nós, seus servos, purificamo-nos e iremos construir. Vós, porém, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.

Nenhum comentário: