INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Septuaginta - Salmos - Salmo 109

Ao mestre de canto, um salmo de Davi.

1 Ó Deus, não fiques em silêncio quanto ao meu louvor,
2 pois a boca do pecador e a boca do homem doloso foram abertas contra mim; eles falam contra mim com uma língua astuta,
3 cercam-me com palavras de ódio e fazem-me guerra sem causa.
4 Ao invés de amar-me, falsamente acusam-me. Eu, porém, continuo a orar.
5 Eles pagaram-me o mal pelo bem, o ódio pelo amor.
6 Dispõe um pecador contra ele, e que o diabo esteja à sua direita!
7 Quando ele for julgado, que seja condenado, e a sua oração considerada como pecado.
8 Que os seus dias sejam poucos, e tome outro o encargo de sua superintendência;
9 que os seus filhos se tornem órfãos, e viúva a sua mulher;
10 que os seus filhos andem errantes, sem lugar onde habitem, sejam pedintes, e expulsos de suas habitações;
11 que o seu credor confisque tudo o que lhe pertence, e os estranhos se apossem de seu trabalho;
12 que não haja quem o auxilie, nem se apresente ninguém que tenha compaixão dos seus órfãos;
13 que os seus filhos sejam destinados à completa destruição, em uma só geração seja o seu nome apagado;
14 que a iniquidade de seus pais se torne lembrada diante do Senhor, e não seja esquecido o pecado de sua mãe.
15 Antes, estejam sempre perante o Senhor, continuamente; e que o seu memorial seja apagado da face da terra.
16 Porquanto não se lembrou de fazer misericórdia, mas perseguiu ao homem carente e pobre, a fim de matar o que estava aflito em seu coração.
17 Amou, também, a maldição, e esta virá sobre ele; não teve prazer na bênção, portanto será removida para longe de si.
18 Sim, revestiu-se de maldição como de uma peça de roupa, e ela entrou como água em suas entranhas, e como óleo em seus ossos.
19 Seja para ele como uma peça da roupa que veste, como o cinto com que cinge-se continuamente!
20 Assim trate o Senhor com aqueles que falsamente me acusam, com aqueles que falam o mal contra a minha alma.
21 Porém tu, ó Senhor, meu Senhor, age misericordiosamente para comigo, por causa do teu nome; porque a tua misericórdia é boa.
22 Livra-me, porque sou pobre e necessitado, e o meu coração está perturbado dentro de mim.
23 Vou passando como uma sombra em seu ocaso; sou sacudido como os gafanhotos.
24 Os meus joelhos estão enfraquecidos pelo jejum, e a minha carne está murcha e sem brilho.
25 Tornei-me, ainda mais, um opróbrio para eles; quando me viram balançaram a cabeça.
26 Ajuda-me, ó Senhor, meu Deus, e salva-me segundo a tua misericórdia.
27 Saibam eles que esta é a tua mão e que tu, Senhor, o fizeste.
28 Que eles amaldiçoem; tu, porém, abençoa. Envergonhem-se aqueles que se levantam contra mim. Que o teu servo, entretanto, se alegre.
29 Que aqueles que falsamente me acusam sejam vestidos de confusão, e cubram-se com a sua vergonha como dum manto.
30 Darei graças ao Senhor, abundantemente, com a minha boca, e em meio a multidão o louvarei; 
31 pois ele permaneceu a mão direita do pobre, para me salvar dos que perseguem a minha alma.

Nenhum comentário: