INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 4

1 Os que haviam afligido a Judá e a Benjamim souberam que os filhos do cativeiro estavam construindo uma casa ao Senhor, Deus de Israel.
2 Aproximaram-se, então, de Zorobabel e dos chefes de família, e disseram-lhes: Iremos construir convosco, pois, tal como vós, buscamos ao nosso Deus e sacrificamos a ele desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos trouxe para cá.
3 Mas Zorobabel, Jesua e o resto dos chefes das famílias de Israel, disseram-lhes: Não é para nós e para vós construirmos, juntos, uma casa ao nosso Deus; contudo, nós mesmos iremos construir ao Senhor nosso Deus, conforme Ciro, o rei dos persas, nos ordenou.
4 Então o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá. atrapalhando-os na construção,
5 e persistiam a contratar pessoas contra eles, conspirando para frustrarem o seu conselho por todos os dias de Ciro, rei dos persas, e até o reinado de Dario, rei dos persas
6 No reinado de Assuero, logo no início de seu reinado, escreveram eles uma carta contra os habitantes de Judá e de Jerusalém.
7 Também nos dias de Artaxerxes, Tabeel escreveu, pacificamente, para Mitridates e o restante de seus companheiros; e o coletor de tributos escreveu a Artaxerxes, rei dos persas, uma carta escrita na língua síria, e também traduzida.
8 Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, escreveram uma carta contra Jerusalém ao rei Artaxerxes, dizendo:
9 Assim julgou Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, e o restante dos nossos companheiros de serviço, os dinaítas, os afarsaquitas, os tarpelitas, os afarsitas, os arquevitas, os babilônios, os susanquitas, os elamitas,
10 e todo o resto das nações que o grande e nobre Asnapar removeu, estabelecendo-os nas cidades de Samaria, e o restante deles além do rio.
11 E este é o teor da carta, que enviaram-lhe: Teus servos, os homens dalém do rio, ao rei Artaxerxes:
12 Seja conhecido ao rei que os judeus, os quais subiram de ti a nós, foram à Jerusalém, aquela cidade rebelde e perversa, a qual eles estão construindo; os seus muros estão levantados, e já estabeleceram os fundamentos da mesma.
13 Agora pois, fique sabendo o rei que se aquela cidade vier a ser construída e os seus muros concluídos não terás nenhum tributo, nem irão eles pagar nada; tal coisa é muito ruim para os reis.
14 E não nos é lícito ver a desonra do rei. Por isso enviamos a mensagem para dar a conhecer o assunto ao rei.
15 Uma pesquisa poderá ser feita no livro de registro de teus pais, e encontrarás e saberás que a cidade é rebelde e faz mal a reis e a países; e há no meio dela, desde tempos antigos, refúgios para escravos fugitivos. Por esse motivo esta cidade foi assolada.
16 Por isso, declaramos ao rei: se aquela cidade vier a ser construída, e os seus muros levantados, não terás paz.
17 Então o rei mandou mensageiros a Reum, o chanceler, e a Sinsai o escriba, e ao resto de seus companheiros de serviço que habitavam em Samaria, e ao resto d'além do rio, dizendo: Paz! E disse:
18 O coletor de tributos que enviastes a nós tem sido chamado à minha presença.
19 Uma ordem foi dada por mim, e examinamos e descobrimos que aquela cidade, desde tempos antigos, exalta-se contra os reis, e que rebeliões e deserções ocorreram dentro dela.
20 Houve reis poderosos em Jerusalém, os quais reinaram sobre todo o país para além do rio, e receitas abundantes e tributos lhes foram dadas.
21 Agora, pois, foi feito um decreto a fim de impedir o trabalho dos homens, e para que a cidade nunca mais seja construída.
22 Vede que tenhais cuidado com o decreto a fim de não serdes omissos quanto a este assunto, para que não haja repentina e abundante destruição, trazendo dano aos reis.
23 Então o coletor de tributos do rei Artaxerxes leu a carta diante de Reum, o chanceler, e de Sinsai, o escrivão, e de seus companheiros de serviço; e eles se foram, apressadamente, à Jerusalém, e passaram através de Judá, fazendo com que deixassem de construir, com cavalos e um exército armado.
24 Assim, pois, cessou a obra da casa de Deus em Jerusalém, ficando em suspenso até o segundo ano do reinado de Dario, rei dos persas.

Nenhum comentário: