INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 14 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 7

1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu, consumindo os holocaustos e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.
2 E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, nesse momento, pois a glória do Senhor enchera a casa.
3 Todos os filhos de Israel viram o fogo descendo, e a glória do Senhor estava sobre a casa. Então prostraram-se com seus rostos ao chão, sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor; porque é bom fazê-lo, porque a sua benignidade dura para sempre.
4 E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o Senhor.
5 Ofereceu, o rei Salomão, sacrifícios de bezerros, vinte e dois mil; e de ovelhas, cento e vinte mil. Deste modo, o rei e todo o povo consagraram a casa de Deus.
6 Os sacerdotes estavam em pé, em suas vigílias, e os levitas com os instrumentos musicais do Senhor, pertencentes ao rei Davi, para dar graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre, com os hinos de Davi, em seu ministério. E os sacerdotes tocavam as trombetas diante deles, com  todo o Israel de pé.
7 Salomão consagrou o meio do átrio que estava na casa do Senhor, porquanto oferecera ali os holocaustos e a gordura das ofertas pacíficas; pois o altar de bronze que Salomão tinha feito não era suficiente para receber os holocaustos, as ofertas de cereais e a gordura.
8 Salomão celebrou a festa, naquela ocasião, por sete dias, e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate e até o rio do Egito.
9 No oitavo dia ele manteve uma assembleia solene (pois celebrara uma festa de sete dias), para a dedicação do altar.
10 E no vigésimo terceiro dia do sétimo mês despediu ele o povo para as suas tendas, regozijando-se e com um coração contente por causa das boas obras que o Senhor tinha feito a Davi e a Salomão, e ao seu povo Israel.
11 Desta maneira, Salomão completou a casa do Senhor e a casa do rei. Em tudo o que desejara em seu coração para fazer, na casa do Senhor e na sua própria casa, ele prosperou.
12 O Senhor apareceu, de noite, a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar, com o fim de ser uma casa de sacrifício.
13 Se eu vier a restringir o céu, não havendo chuva; ou se vier a ordenar aos gafanhotos que devorem as árvores; ou se eu enviar a peste sobre o meu povo;
14 então se o meu povo, sobre o qual o meu nome é invocado, se arrepender e orar, e buscar a minha face, convertendo-se dos seus maus caminhos, eu também ouvirei dos céus e serei misericordioso para com os seus pecados, e sararei a sua terra.
15 E agora, meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos à oração deste lugar;
16 pois eu vos escolhi e consagrei esta casa a fim de que o meu nome venha a estar nela, para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali, continuamente.
17 Se andares perante mim como Davi, teu pai, o fez, e fizeres conforme a tudo o que eu te ordenei, guardando os meus estatutos e os meus juízos,
18 então confirmarei o trono de teu reino, de acordo com o pacto que fiz com Davi, teu pai, dizendo-lhe: Não te faltará varão dominante em Israel.
19 Porém se te desviares e abandonares os meus juízos e os meus mandamentos que eu pus diante de ti, e fores para servir a outros deuses e adorá-los,
20 em seguida eu irei removê-los da terra que lhes dei; e a esta casa que consagrei ao meu nome removerei de diante de mim, e irei torná-la num provérbio e num motejo entre todas as nações.
21 Pois quanto a esta casa tão elevada, todo aquele que passar por ela se espantará. E dirão: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa?
22 E responder-se-á: Porquanto deixaram ao Senhor, Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram e serviram; por este motivo ele trouxe sobre eles todo este mal.

Nenhum comentário: