INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 21 de maio de 2016

Mateus - Capítulo 10

1 Chamando para perto de si os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, de modo a expulsá-los, e para curarem toda doença e toda debilidade.
2 Dos doze apóstolos, estes são os nomes: Primeiramente, Simão, chamado de Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
3 Filipe e Bartolomeu; Tomás e Mateus, o coletor de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, que era chamado de Tadeu;
4 Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem o entregou.
5 A estes doze enviou Jesus, admoestando-os e dizendo-lhes: Não ireis às estradas que conduzem aos gentios, e nas cidades dos samaritanos não entrareis.
6 Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel.
7 E, indo, anunciai dizendo que está próximo o Reino dos Céus.
8 Curai aos debilitados, aos leprosos purificai, levantai os mortos e aos demônios expulsai. De graça recebestes, de graça entregai.
9 Não ireis adquirir ouro nem prata, nem cobre para os vossos cintos,
10 nem provisões para o caminho, nem duas túnicas ou sandálias, ou cajados. Digno é o trabalhador do seu alimento.
11 Todavia, na cidade ou vila aonde entrardes investigai se há nela alguém digno, e ali permanecereis até a vossa partida.
12 Entrando naquela casa, saudai-a.
13 Se, pois, aquela for uma casa digna venha a vossa paz sobre ela; mas, se não, que a vossa paz retorne para vós outros.
14 Todo aquele que não vos receber nem escutar as vossas palavras, saindo daquela cidade sacudi o pó dos vosso pés.
15 Em verdade digo-vos que mais aceitável serão Sodoma e Gomorra no dia do julgamento do que aquela cidade.
16 Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; tornai-vos, pois, prudentes como as serpentes e íntegros como as pombas.
17 Acautelai-vos dos homens. pois vos entregarão ao tribunal, e nas suas sinagogas vos açoitarão,
18 e aos governantes e reis sereis conduzidos por causa de mim, para testemunhar-lhes e aos gentios.
19 Quando, pois, vos entregarem não penseis no que haveis de falar; dar-se-vos-á naquela hora o que haveis de falar.
20 Pois não sois vós os falantes, mas o Espírito de vosso pai é que fala em vós.
21 Irmão entregará o seu irmão para a morte, e pai ao filho, e levantar-se-ão filhos contra os que os geraram, matando-os.
22 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que permanecer até o fim será salvo.
23 Quando, pois, vos perseguirem em alguma cidade fugi para outra; em verdade digo-vos que não completareis as cidades de Israel até que venha o filho do homem.
24 Não está o discípulo acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor.
25 Suficiente é ao discípulo tornar-se como o seu mestre, e ao servo tornar-se como o seu senhor. Se, pois, ao dono da casa chamaram de Belzebú, quanto mais chamarão aos que habitam em sua casa?
26 Portanto, não os temais. Nada há encoberto que não venha a ser desvelado, nem escondido que não venha a ser conhecido.
27 O que vos digo no escuro, dizei-o em plena luz, e aquilo que ouvis aos ouvidos anunciai-o dos quartos superiores.
28 Não vos atemorizeis com aqueles que matam o corpo, mas a alma não podem matar; atemorizai-vos, porém, mais com aquele que pode a alma e o corpo destruir no inferno.
29 Não são dois pardais vendidos por um asse, ainda que nem mesmo um deles cai sobre a terra sem o consentimento de vosso pai?
30 De vós, até mesmo os cabelos todos da cabeça estão contados.
31 Portanto, não temais; valeis mais do que muitos pardais.
32 Todo aquele, pois, que confessar-me diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu pai que está nos céus.
33 Todo aquele, porém, que negar-me diante dos homens também eu o negarei diante de meu pai que está nos céus.
34 Não presumais que vim lançar paz sobre a terra; não vim lançar paz, mas espada.
35 Vim, pois, dividir o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe e a nora contra sua sogra.
36 Os inimigos do homem serão os da sua própria casa.
37 Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim, e o que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim;
38 aquele que não recebe a sua cruz e segue após mim não é digno de mim.
39 O que encontre a sua alma, perde-a, e o que perde a sua alma por minha causa a encontra.
40 Aquele que vos recebe a mim recebe, e o que recebe a mim recebe aquele que me enviou.
41 O que recebe profeta por ser ele um profeta terá recompensa de profeta, e o que recebe um justo por ser ele  justo terá recompensa de justo.
42 E aquele que der de beber a qualquer um dos menores dentre estes um copo de água fria, por ser ele um discípulo, não se perderá a sua recompensa.

Nenhum comentário: