INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 6

1 Então o Senhor disse a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque ele deverá enviar-vos com uma mão poderosa, e com um braço elevado vos expulsará da sua terra.
2 E Deus falou a Moisés, dizendo-lhe: Eu sou o Senhor.
3 Apareci a Abraão, Isaque e Jacó, como sendo o seu Deus; contudo eu não manifestei-lhes o meu nome, o Senhor.
4 E estabeleci a minha aliança com eles para lhes dar a terra dos cananeus, a terra em que eles peregrinaram e na qual também habitavam como estrangeiros.
5 Ouvi o gemido dos filhos de Israel, a aflição com que o egípcios os escravizavam, e lembrei-me do pacto que fiz convosco.
6 Apressa-te, vai e fala aos filhos de Israel, dizendo-lhes: Eu sou o Senhor. Conduzir-vos-ei para fora da tirania dos egípcios, e vos livrarei da servidão. Resgatar-vos-ei com um braço elevado, e com grande julgamento.
7 Eu vos tomarei como um povo para mim, e serei o vosso Deus. Então sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, aquele que vos tirou para fora da tirania dos egípcios.
8 Estabelecer-vos-ei na terra sobre a qual eu estendi a minha mão a fim de dá-la a Abraão, Isaque e Jacó. Eu a darei para vós por herança. Eu sou o Senhor.
9 Desse modo falou Moisés aos filhos de Israel, contudo eles não lhe deram ouvidos, por serem pusilânimes e por causa das suas duras tarefas.
10 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
11 Vai, e fala a Faraó, rei do Egito, a fim de que ele envie os filhos de Israel para fora de sua terra.
12 Entretanto, respondeu Moisés, perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me deram ouvidos. Como, então, Faraó escutar-me-á? Pois não sou eloquente.
13 Então o Senhor falou a Moisés e a Arão, dando-lhes um encargo a respeito de Faraó, rei do Egito, de que ele deveria enviar os filhos de Israel para fora da terra do Egito.
14 Estes são os cabeças das casas de suas famílias: Os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque, Palu, Hezron e Carmi; esta é a parentela de Rúben.
15 Os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma mulher fenícia; essas são as famílias dos filhos de Simeão.
16 E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas famílias: Gérson, Coate e Merari. E os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete.
17 Estes são os filhos de Gérson: Libni e Simei, e as casas de suas famílias. 
18 E os filhos de Coate, Anrão, Jizar, Hebrom e Uziel. E os anos da vida de Coate foram cento e trinta anos.
19 Os filhos de Merari: Mali e Musli. Essas são as casas das famílias de Levi, segundo a sua parentela.
20 Anrão tomou como mulher a Joquebede, filha do irmão de seu pai, e ela deu-lhe Arão e Moisés, e Miriã, sua irmã. Os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e dois anos.
21 Os filhos de Jizar: Corá, Nefegue, e Zicri.
22 Os filhos de Uziel: Elzafã e Sitri.
23 Arão tomou, para ser sua esposa, Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naasson, e ela deu a ele Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
24 Os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe. Essas são as gerações de Corá.
25 Eleazar, filho de Arão, tomou para si por mulher uma das filhas de Putiel, e ela deu-lhe Finéias. Esses são os chefes das famílias dos levitas, segundo as suas gerações.
26 Estes são Arão e Moisés, a quem Deus dissera para tirar os filhos de Israel da terra do Egito, com as suas hostes.
27 Foram eles os que falaram com Faraó, rei do Egito. E Arão e Moisés tiraram os filhos de Israel do Egito,
28 no dia em que o Senhor falou a Moisés, na terra do Egito.
29 Então o Senhor falou a Moisés, dizendo: Eu sou o Senhor. Fala a Faraó, rei do Egito, tudo o que te tenho dito.
30 Respondeu Moisés, perante o Senhor: Eis que eu não sou capaz de falar. Como irá Faraó dar-me ouvidos?

Nenhum comentário: