INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 13

1 Se surgir no meio de vós um profeta, ou alguém que sonha um sonho, e ele vos anunciar um sinal ou prodígio, 
2 e o tal sinal ou prodígio vir a acontecer, o qual ele falou para vós, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses que não conheceis; 
3 não ouvireis as palavras daquele profeta, ou sonhador daquele sonho, porquanto o Senhor vosso Deus está a tentar-vos para saber se amais a vosso Deus com todo o vosso coração e com toda a vossa alma. 
4 Seguireis o Senhor vosso Deus e o temereis, ouvireis a sua voz e juntar-vos-eis a ele. 
5 Aquele profeta ou sonhador de um sonho morrerá, pois falou para desviar-vos do Senhor, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, que vos remiu da servidão, a fim de vos empurrar para fora do caminho que o Senhor vosso Deus vos ordenou a nele caminhar. Desta forma, abolireis o mal do meio de vós. 
6 Se teu irmão, pelo teu pai ou mãe, ou teu filho ou filha, ou a mulher no teu seio, ou um amigo que é semelhante, para ti, à tua própria alma, suplicar-te em segredo, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses (deuses que nem tu nem teus pais conheceram, 
7 dos deuses das nações que estão ao redor de vós, que estão próximas ou distantes de vós, desde uma extremidade da terra até à outra), 
8 tu não deverás concordar com ele nem lhe darás ouvidos, e os teus olhos não deverão poupá-lo; não sentirás pesar por ele, nem o protegerás de qualquer maneira. 
9 Haverás de, certamente, apresentar um relatório a respeito dele, e as tuas mãos estarão sobre ele para ser um dentre os primeiros a matá-lo. E as mãos de todo o povo estarão depois de ti. 
10 Apedrejá-lo-ão, e morrerá; porquanto procurou atrair-te para longe do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 
11 Então todo o Israel o ouvirá e temerá, e não irá agir novamente de acordo com esse mal, entre vós. 
12 Se em alguma das tuas cidades que o Senhor Deus te dá para nela habitares ouvires homens dizendo: 
13 Homens maus têm saído de vós e causado a todos os habitantes de sua terra para se desviarem, os quais dizem: Vamos ir e adorar a outros deuses, a quem vós não conhecestes; 
14 Então tu irás investigar e perguntar, inquirindo diligentemente. E eis que se a coisa for claramente verdadeira, e essa abominação foi realizada entre vós, 
15 que destruirás a todos os moradores dessa terra com o fio da espada. Vós, solenemente, a amaldiçoareis e a todas as coisas nela. 
16 Todos os seus despojos reunirás em suas vias públicas. E queimarás a cidade com fogo e a todos os seus despojos, publicamente, perante o Senhor, teu Deus; e será para sempre desabitada. Não deverá ser construída de novo. 
17 Nada do que é anátema se encontrará em tua mão, para que o Senhor possa se voltar da sua ira e mostrar-te misericórdia, e apiedar-se de ti e te multiplicar, como jurou a teus pais, 
18 se ouvires a voz do Senhor teu Deus para guardares os seus mandamentos, tudo o que eu te ordeno neste dia, a fim de fazer o que é bom e agradável perante o Senhor teu Deus.

Nenhum comentário: