INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 23

1 São estas as últimas palavras de Davi: Fiel é Davi, o filho de Jessé; fiel é o homem a quem o Senhor levantou para ser o ungido do Deus de Jacó, e formosos são os salmos de Israel.
2 O Espírito do Senhor falou por meu intermédio, e a sua palavra estava na minha língua.
3 Diz o Deus de Israel, o vigia de Israel falou para mim uma parábola. Disse eu entre os homens: Como fortalecereis o temor do ungido?
4 Que na luz matutina de Deus o sol se levante, levante-se pela manhã, na luz pela qual passou o Senhor, como da chuva na erva sobre a terra.
5 Não está a minha casa, assim, com o Poderoso? Porquanto ele fez uma aliança eterna comigo, perfeita, guardada em todos os tempos. Porque toda a minha salvação e todo o meu desejo é que os ímpios não venham a prosperar.
6 Todos estes são como um espinho pontiagudo, não devem ser tocados com a mão,
7 nem um homem irá laborar entre eles; contudo, para isto, deverá ter sobre si uma armadura de ferro, e a haste de uma lança consigo, e queimá-los-á no fogo; deverão ser queimados em sua vergonha.
8 E estes são os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, o cananeu, capitão do terço; Edinon, o asonita. Esse sacou da espada contra oitocentos soldados de uma só vez.
9 Depois dele, Eleazar, filho de seu tio, filho de Dodô, e que estava entre os três valentes com Davi. Quando ele desafiou os filisteus estavam eles reunidos para a guerra, e os homens de Israel se dispuseram.
10 Ele se levantou e feriu os filisteus até que a sua mão cansou, pegando-se à espada. O Senhor efetuou uma grande salvação naquele dia, e o povo permanecia atrás dele apenas para despojar os mortos.
11 Depois dele Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus estavam reunidos em Leí, havendo lá uma porção de terra cheia de lentilhas. E o povo fugiu de diante dos filisteus.
12 Contudo ele se manteve firme no meio da porção e resgatou-a, ferindo os filisteus. E o Senhor efetuou um grande livramento.
13 Também três dos trinta desceram e vieram a Cason, a Davi, na caverna de Adulão. Lá estava uma tropa de filisteus, que se acamparam no vale dos Refains.
14 Davi se encontrava, então, na fortaleza, e a guarnição dos filisteus em Belém.
15 Davi suspirou, e disse: Quem me dará água para beber do poço que está em Belém, junto ao portão? Todavia a tropa dos filisteus encontrava-se em Belém.
16 Então os três valentes romperam pelo arraial dos filisteus e tiraram água do poço que estava em Belém, junto ao portão; tomaram-na e a trouxeram a Davi. Todavia, ele não a quis beber, derramando-a diante do Senhor.
17 E disse: Senhor, não permitas que eu venha a fazer isso, vindo a beber o sangue dos homens que foram até lá com o risco de suas vidas. E, deste modo, ele não quis beber. Estas coisas fizeram esses três poderosos.
18 Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe entre os trinta, e levantou a sua lança contra trezentos, matando-os; e tinha um nome entre os três.
19 Dos trinta ele era o mais honrado, e tornou-se chefe sobre eles; mas não chegou aos três primeiros.
20 Também Benaia, homem de Cabzeel, filho de Joiada, era abundante em grandes feitos, e feriu os dois filhos de Ariel de Moabe. Depois desceu, ferindo um leão dentro de uma cova, num dia em que havia neve.
21 Feriu também a um egípcio, o qual era homem extraordinário. Na mão desse havia uma lança que parecia o lado de uma escada. Desceu a ele com um cajado, arrancando a lança da mão do egípcio e matando-o com ela.
22 Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada; e ele tinha um nome entre os três valentes.
23 Era ele honrado entre os trinta, porém não chegou aos primeiros três; e Davi fez dele seu informante. Estes são os nomes dos valentes do rei Davi:
24 Asael, irmão de Joabe. Ele estava entre os trinta; Eleanã, filho de Dodô, seu tio que estava em Belém;
25 Samá, o harodita;
26 Helez, o paltita; Ira, filho de Iques, o tecoíta;
27 Abiezer, o anatotita, dos filhos de Anatote;
28 Zalmom, o aoíta; Maarai, o netofatita;
29 Itaí, filho de Ribai, de Gibeá, filho de Benjamin, o efrateu; Asmode, o bardiamita; Emasu, o saalbonita;
30 Edrai, dos ribeiros;
31 Abi-Albom, filho do arabotita;
32 Jônatas, dos filhos de Jásen;
33 Sama, o hararita; Aião, filho de Sarar, o ararita;
34 Elifelete, filho de Aasbai, o filho do maacatita; Eliã, filho de Aitofel, o gilonita;
35 Hezrai, o carmelita, filho de Ureorchi;.
36 Jigeal, filho de Natã. O filho de muito valor, filho de Galaade; Elie, o amonita;
37 Naarai, o beerotita, escudeiro de Joabe, filho de Zeruia;
38 Ira, o itrita; Garebe, o itrita;
39 Urias, o heteu. Trinta e sete ao todo.

Nenhum comentário: