INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 23 de novembro de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 22

1 Davi, então, dirigiu ao Senhor as palavras deste cântico, no dia em que o Senhor o resgatou das mãos de todos os seus inimigos, e das mãos de Saul.
2 E o cântico dizia assim: Ó Senhor, rocha minha! a minha fortaleza e o meu libertador,
3 o meu Deus. Ele será para mim o que me guarda; confiarei nele. Ele é o meu protetor e a força da minha salvação, o meu auxílio, o meu refúgio seguro. Salvar-me-ás do homem injusto.
4 Invocarei o Senhor, que é digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.
5 Porquanto aflições de morte me cercaram, torrentes de iniquidade me atemorizaram;
6 envolveram-me as dores da morte, as agonias da morte cingiram-me!
7 Quando aflito invocarei o Senhor, clamarei ao meu Deus e ele ouvirá a minha voz do seu templo; o meu clamor entrará em seus ouvidos.
8 A terra foi conturbada e tremeu, os fundamentos dos céus foram confundidos e dilacerados, porque o Senhor se indignou contra eles.
9 Subiu fumaça em sua ira, e fogo devorador saiu de sua boca. Com isso os carvões se acenderam.
10 Ele abaixou os céus, e desceu. Havia escuridão debaixo de seus pés.
11 Montou nos querubins e voou, sendo visto sobre as asas do vento.
12 Fez das trevas o seu esconderijo; ao redor dele o seu tabernáculo era a escuridão das águas. Ele o condensou com as nuvens do céu.
13 Do resplendor diante dele brasas de fogo se acenderam.
14 O Senhor trovejou do céu, o Altíssimo fez soar a sua voz.
15 Ele enviou setas e as espalhou, resplandecendo o seu relâmpago; e os fez ficaram consternados.
16 Os canais do mar foram vistos. Os fundamentos do mundo se descobriram pela repreensão do Senhor, ao sopro do vento da sua ira.
17 Ordenou desde o alto e me tomou, tirando-me das muitas águas;
18 livrou-me dos meus fortes inimigos, daqueles que me odiavam, pois eram mais fortes do que eu.
19 Os dias da minha aflição surpreenderam-me, mas o Senhor foi a minha segurança;
20 levou-me para um lugar espaçoso e salvou-me, porquanto tinha prazer em mim.
21 O Senhor me recompensou conforme a minha justiça; de acordo com a pureza das minhas mãos ele me recompensou,
22 pois guardei os caminhos do Senhor, e não me apartei perversamente do meu Deus.
23 Porque todos os seus juízos e as suas ordenanças estão diante de mim; não me afastei deles.
24 Serei irrepreensível diante dele; guardar-me-ei da minha iniquidade.
25 O Senhor me recompensará conforme a minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos diante dos seus olhos.
26 Com o santo hás de ser santo, e com o homem perfeito hás de ser perfeito;
27 com o excelente mostrar-te-ás excelente, e com o perverso te mostrarás conforme a sua perversidade.
28 Tu salvarás os pobres e abaterás os olhos do arrogante.
29 Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada. O Senhor brilhará para mim na minha escuridão.
30 Por ti correrei como um homem cingido, e por meu Deus saltarei uma muralha.
31 Quanto ao Poderoso, o seu caminho é perfeito. A palavra do Senhor é forte e provada no fogo; é ele um protetor para todos os que confiam nele.
32 Quem é forte, senão o Senhor? Quem é Criador senão o nosso Deus?
33 O Poderoso é que me fortalece com poder, preparando o meu caminho sem culpa;
34 faz os meus pés como os do cervo, colocando-me sobre lugares altos;
35 instrui as minhas mãos para a guerra, e quebra um arco de bronze pelo meu braço.
36 Deste-me o escudo da minha salvação, e o teu tratar propício me fez prosperar,
37 alargando o espaço sob mim, para a minha ida. As minhas pernas não cambalearam.
38 Perseguirei os meus inimigos, e os destruirei totalmente; não retornarei até que os tenha consumido.
39 Esmagá-los-ei, e eles não se levantarão; cairão sob os meus pés.
40 Tu me fortalecerás com poder para a guerra; farás com os que se levantam contra mim curvem-se a minha frente.
41 Fizeste com que os meus inimigos fugissem de mim, os que me odiavam; e os mataste.
42 Clamarão, e não haverá quem os ajude; clamarão ao Senhor, porém ele não lhes dará ouvidos.
43 Moê-los-ei como o pó da terra, esmagá-los-ei como a lama das ruas.
44 Tu me livrarás da contenda dos povos, far-me-ás ser o cabeça das nações; um povo que eu não conhecia me serviu;
45 estrangeiros mostraram obediência a mim, prestaram atenção assim que me ouviram.
46 Os estranhos serão lançados fora, serão tirados para fora de seus esconderijos.
47 O Senhor vive, e bendito seja o meu guardião. Meu Deus, meu forte guarda, será exaltado.
48 O Senhor que me vinga é forte, castigando as nações debaixo de mim,
49 resgatando-me dos meus inimigos. Tu me colocarás no alto dentre os que se levantam contra mim, livrar-me-ás do homem violento.
50 Por este motivo eu te confessarei, ó Senhor, entre os gentios, e cantarei ao teu nome.
51 Ele engrandece a salvação do seu rei, agindo misericordiosamente com o seu ungido, com Davi e a sua descendência, para sempre.

Nenhum comentário: