INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 23 de novembro de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 21

1 Houve fome nos dias de Davi, por três anos, um ano após o outro. Então Davi procurou a face do Senhor. E o Senhor disse-lhe: Há culpa sobre Saul e a sua casa por causa do assassinato sangrento com o qual ele matou os gibeonitas.
2 Então o rei Davi chamou os gibeonitas e falou-lhes (os gibeonitas não são dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus, e os filhos de Israel tinham celebrado um pacto com eles; Saul, porém, procurou feri-los no seu zelo pelos filhos de Israel e Judá).
3 Disse Davi aos gibeonitas: O que devo fazer-vos? Por que meio se fará expiação para que abençoeis a herança do Senhor?
4 Responderam-lhe: Nós não temos nenhuma questão a respeito de prata ou ouro com Saul e com a sua casa, e não há nenhum homem para colocar à morte em Israel por nós.
5 E ele disse: Que dizeis, então? Falai, e irei fazê-lo por vós. E disseram ao rei: Quanto ao homem que teria acabado conosco e nos perseguia, que conspirava contra nós para destruir-nos, iremos exterminá-lo a fim de que ele não permaneça de pé em todo o território de Israel.
6 Que nos entreguem sete homens de seus filhos, e iremos pendurá-los ao sol, perante o Senhor, em Gibeá de Saul, o escolhido do Senhor. E o rei disse: Eu os entregarei.
7 Porém, o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor que estava entre eles, entre Davi e Jônatas, filho de Saul.
8 Tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que ela dera a Saul, Armoni e Mefibosete, e os cinco filhos de Mical, filha de Saul, que ela tivera de Adriel, filho de Barzilai, o meolatita.
9 Ele os entregou nas mãos dos gibeonitas, os quais penduraram-nos ao sol na montanha, diante do Senhor; e caíram os sete, juntos. Foram condenados à morte nos primeiros dias da colheita, no início da colheita da cevada.
10 Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de saco e estendeu-o para si sobre uma rocha, no início da colheita da cevada, até que a água caiu sobre eles, do céu; e ela não permitiu as aves do céu que viessem sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite.
11 Foi dito a Davi o que Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul, tinha feito. Desfaziam- se eles, e então Dan, filho de Joá, da descendência dos gigantes, apanhou-os.
12 E Davi foi e tomou os ossos de Saul e os ossos de Jônatas, seu filho, dos homens de Jabes-Gileade que os roubaram da praça de Bete-Seã; porquanto os filisteus colocaram-nos lá no dia em que feriram a Saul em Gilboa.
13 E fez subir dali os ossos de Saul e os ossos de Jônatas, seu filho, juntando-os aos ossos dos que tinham sido enforcados.
14 Enterraram os ossos de Saul e os ossos de Jônatas, seu filho, e os ossos dos que tinham sido enforcados, na terra de Benjamim, na colina, na sepultura de Quis, seu pai, fazendo todas as coisas que o rei ordenara. E, depois disto, Deus ouviu as orações da terra.
15 Prosseguia ainda a guerra entre os filisteus e Israel. Davi desceu, e os seus servos com ele, e lutaram com os filisteus; e Davi fatigou-se.
16 Isbi, que era da descendência de Refa, a cabeça de cuja lança era do peso de trezentos siclos de bronze, e que também estava armado com um cacete, intentou ferir a Davi.
17 Abisai, filho de Zeruia, socorreu-o e feriu o filisteu, matando-o. Então os homens de Davi juraram, dizendo: Não irás mais sair conosco para a batalha; não apagarás a lâmpada de Israel.
18 Depois disso, houve uma outra batalha com os filisteus em Gate. Nela, Sibecai, o husatita, feriu a Safe, da progênie de Refa.
19 Houve também uma batalha em Gobe contra os filisteus. Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, matou a Lami, irmão de Golias, o geteu; a haste da sua lança era como um eixo de tecelão.
20 Houve, ainda, uma batalha em Gate, e estava lá um homem de alta estatura, cujos dedos nas mãos e nos pés eram seis em cada um, vinte e quatro em número; e ele também nascera de Refa.
21 Desafiou ele a Israel, e Jônatas, filho de Simei, irmão de Davi, o feriu.
22 Estes quatro eram descendentes dos gigantes, em Gate, todos da família de Refa; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.

Nenhum comentário: