INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 23 de novembro de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 20

1 Havia lá um homem, filho de transgressores, e o seu nome era Seba, benjamita, filho de Bicri. Ele tocou a buzina, e disse: Não temos parte em Davi, nem herança no filho de Jessé. Cada um para as suas tendas, ó Israel!
2 Então todos os homens de Israel se separaram de Davi indo após Seba, filho de Bicri. Contudo, os homens de Judá se apegaram ao seu rei, desde o Jordão até Jerusalém.
3 Davi entrou em sua casa, em Jerusalém. E tomou o rei as dez mulheres, suas concubinas que deixara para guardarem a casa, colocando-as em um local de custódia; e manteve-as lá, não indo ter com elas. E foram mantidas vivendo como viúvas até o dia de sua morte.
4 Disse o rei a Amasa: Convoca-me os homens de Judá para daqui a três dias, e estejas também tu presente.
5 Amasa foi convocar a Judá, e demorou-se para além do tempo que Davi lhe indicara.
6 E disse Davi a Abisai: Eis que agora Seba, filho de Bicri, far-nos-á mais mal do que Absalão. Agora, pois, toma contigo os servos de teu senhor e vai em seu encalço, a fim de que não encontre para si cidades fortificadas, e nos escape à vista.
7 Então saíram atrás dele Abisai e os homens de Joabe, com os queretitas, os feletitas e todos os valentes. Saíram de Jerusalém para perseguirem a Seba, filho de Bicri.
8 Estavam eles próximos à grande pedra que está em Gibeon, e Amasa veio ao encontro deles. Joabe levava sobre o seu vestuário um manto militar, e estava cingido com uma adaga presa aos seus lombos, em sua bainha. E a adaga saiu da bainha, caindo ao chão.
9 Disse Joabe a Amasa: Estás bem, meu irmão? E a mão direita de Joabe pegou na barba de Amasa, para beijá-lo.
10 Amasa não observara a adaga que estava na mão de Joabe, e este feriu com ela os seus lombos; e os seus intestinos derramaram-se sobre o chão. Joabe não repetiu o golpe, e ele morreu. Então Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Seba, filho de Bicri.
11 Levantando-se próximo de Amasa, um dos servos de Joabe disse: Quem está com Joabe, e quem está do lado de Davi, seguindo a Joabe?
12 Amasa, porém, jazia banhado em sangue no meio do caminho. Um homem, vendo que todo o povo parava ali, tirou Amasa para fora do caminho, levando-o para o campo, e lançou um manto sobre ele. Porquanto vira que todo aquele que vinha até ele parava no caminho.
13 Quando ele foi removido do caminho todos os homens de Israel seguiram a Joabe para perseguirem a Seba, filho de Bicri.
14 E passou por todas as tribos de Israel, indo até Abel de Bete-Maaca; e todos em Beri também foram ajuntados, seguindo após ele.
15 Então vieram e o cercaram em Abel de Bete-Maaca, levantando um cerco contra a cidade, e ficando próximos ao muro. E todas as pessoas que estavam com Joabe propuseram derrubar o muro.
16 Porém uma mulher sábia gritou do muro, dizendo: Escutai, escutai! Falai, peço-vos, a Joabe: Chega-te aqui; e eu irei falar com ele.
17 Ele se aproximou dela, e a mulher disse-lhe: Tu és Joabe? E ele respondeu: Eu sou. E ela lhe disse: Ouve as palavras de tua serva. E disse Joabe: Ouço.
18 E ela falou, dizendo: Antigamente, costumava-se dizer assim: Certamente, pergunte-se em Abel ou em Dã. Se os fiéis em Israel falhavam no que intentavam, eles, certamente, perguntavam em Abel desta maneira, onde haviam falhado.
19 Sou uma pacífica dentre os fortes em Israel. Todavia, tu procuras destruir uma cidade, e uma cidade mãe em Israel. Por que intentas arruinar a herança do Senhor?
20 Então respondeu Joabe, e disse: Longe, longe de mim, que eu deveria arruinar ou destruir.
21 Não é o caso, pois, que um homem da montanha de Efraim chamado Seba, filho de Bicri, até mesmo levantou a sua mão contra o rei Davi? Entreguem a ele, tão somente, para mim, e afastar-me-ei da cidade. E disse a mulher a Joabe: Eis que a sua cabeça será lançada a ti por cima do muro.
22 Então a mulher foi ao encontro de todo o povo. E falou para toda a cidade, na sua sabedoria, e cortaram a cabeça de Seba, filho de Bicri; tomaram-na e jogaram-na para Joabe. Ele tocou a trombeta e as pessoas afastaram-se da cidade, indo para longe, cada um para a sua tenda. Joabe, depois disso, voltou à Jerusalém, ao rei.
23 Joabe estava sobre todas as forças de Israel, e Benaia, filho de Joiada, sobre os queretitas e os feletitas.
24 Adorão estava sobre os tributos, e Josafá, filho de Aitube, era cronista.
25 Seva era escrivão; Zadoque e Abiatar eram sacerdotes.
26 Também Ira, filho de Jair, servia como sacerdote para Davi.

Nenhum comentário: