INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 19

1 Trouxeram uma palavra a Joabe, dizendo: Eis que o rei chora e se lamenta por Absalão.
2 E a vitória foi transformado, naquele dia, em tristeza para todo o povo; pois o povo ouviu dizer: O rei se entristece por seu filho.
3 E o povo entrou furtivamente, naquele dia, na cidade, como as pessoas fazem quando têm vergonha ao fugirem da batalha.
4 O rei escondeu o rosto, e clamou com grande voz: Meu filho Absalão! Absalão, meu filho!
5 Então Joabe foi ao encontro do rei, na casa, e disse: Tu tens, neste dia, envergonhado os rostos de todos os teus servos que hoje te deram livramento e tem salvo a vida dos teus filhos e filhas, e as vidas das tuas mulheres e concubinas;
6 porquanto amas os que te odeiam e odeias os que te amam, e tens declarado, hoje, que os teus príncipes e os teus servos não são nada diante dos teus olhos. Porque vejo, no dia de hoje, que se Absalão estivesse vivo e todos nós mortos, então, isso teria sido direito aos teus olhos.
7 Agora, pois, levanta-te e sai para fora, e fala com os teus servos; pois jurei pelo Senhor que a menos que saias neste dia não deverá um só homem permanecer contigo esta noite. E saibas que essa coisa ser-te-á realmente má, além de todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade e até agora.
8 Então o rei se levantou, assentando-se à porta, e todas as pessoas o relataram, dizendo: Eis que o rei está na porta. E todo o povo apresentou-se ao rei, na porta. Pois Israel havia fugido, cada um para a sua tenda;
9 e o povo comentava em todas as tribos de Israel, dizendo: O rei Davi nos livrou de todos os nossos inimigos e nos resgatou da mão dos filisteus; agora, porém, ele fugiu da terra e do seu reino, e de Absalão.
10 Absalão, a quem ungimos sobre nós, morreu na batalha. Agora, então, por que fazeis silêncio sobre trazer de volta o rei? E a palavra de todo o Israel veio ao rei.
11 Então o rei Davi mandou dizer a Zadoque e a Abiatar, os sacerdotes: Falai aos anciãos de Israel, dizendo: Por que sois os últimos a trazer de volta o rei para a sua casa?  Pois a palavra de todo o Israel já chegou ao rei, em sua casa.
12 Vós sois meus irmãos, meus ossos e minha carne. Por que sois os últimos a trazer de volta o rei para a sua casa?
13 E direis a Amasa: Não és tu meu osso e minha carne? Deus faça para mim agora o que lhe aprouver, e outro tanto, se não vieres a ser comandante do exército diante de mim para sempre, em lugar de Joabe.
14 Assim, moveu ele o coração de todos os homens de Judá como o de um só homem; e eles enviaram uma mensagem ao rei, dizendo: Volta, com todos os teus servos.
15 Então o rei voltou, chegando ao Jordão. E os homens de Judá vieram a Gilgal para encontrar o rei em seu caminho e fazer com que ele passasse o Jordão.
16 Simei, filho de Gera, benjamita de Baurim, apressou-se e desceu com os homens de Judá ao encontro do rei Davi.
17 Mil homens de Benjamim estavam com ele, e Ziba, servo da casa de Saul, com seus quinze filhos e seus vinte servos com ele. E foram eles, diretamente, até o Jordão, perante o rei,
18 Fizeram o rei atravessar, e providenciaram uma barca a fim de trazer a casa do rei, e para fazer o que era reto aos seus olhos. Então Simei, filho de Gera, prostrou-se diante do rei, quando ele passava o Jordão,
19 e disse-lhe: Que o meu senhor, agora, não impute a mim culpa, nem lembre de toda a iniquidade do vosso servo no dia em que o meu senhor saiu de Jerusalém; que o rei não leve isto em consideração.
20 Porque o teu servo sabe que pecou. E eis que vim, neste dia, perante todo o Israel e a casa de José, descer ao encontro do rei meu senhor.
21 Então Abisai, filho de Zeruia, respondeu e disse: Porventura não deverá Simei ser condenado à morte, pois que amaldiçoou o ungido do Senhor?
22 Mas Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, que armais, hoje, ciladas contra mim? Neste dia ninguém em Israel será condenado à morte; porque nem mesmo sei se reinarei, hoje, sobre Israel.
23 E disse o rei a Simei: Não morrerás. E o rei jurou-lhe.
24 Mefibosete, o filho do filho de Saul, desceu ao encontro do rei, e não tinha calçado seus pés, nem cortado suas unhas e aparado a sua barba; nem tinha ele lavado as suas vestes, desde o dia em que o rei saíra até o dia em que voltou em paz.
25 E aconteceu, quando ele foi a Jerusalém para encontrar o rei, que este lhe disse: Por que não foste comigo, Mefibosete?
26 Mefibosete respondeu: Meu senhor, ó rei, meu servo me enganou. Pois o teu servo disse-lhe: Sela-me o jumento, e cavalgarei sobre ele, indo ter com o rei; pois o teu servo é coxo.
27 E ele se houve aleivosamente com o teu servo a respeito do rei, meu senhor. Mas o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus. Faze o que é bom aos teus olhos,
28 pois toda a casa de meu pai não era senão como mortos diante do rei meu senhor; contudo, puseste o teu servo entre os que comem à tua mesa. E que direito tenho eu, ainda, de clamar ao rei?
29 E o rei lhe disse: Por que falas ainda de teus negócios? Pois eis que digo: Tu e Ziba repartireis a terra.
30 Respondeu Mefibosete ao rei: Sim, que ele fique com tudo, uma vez que o rei, meu senhor, voltou em paz para a sua casa!
31 Também Barzilai, o gileadita, desceu de Rogelim e atravessou o Jordão a fim de ir ter com o rei, para que pudesse conduzi-lo através do Jordão.
32 Barzilai era um homem mui velho, de oitenta anos de idade; e tinha sustentado o rei quando ele morava em Maanaim. Pois era um homem importante.
33 Disse o rei a Barzilai: Virás comigo, e sustentarei a tua velhice em Jerusalém.
34 Entretanto, Barzilai respondeu ao rei: Quantos são os dias dos anos da minha vida, que eu deveria ir com o rei à Jerusalém?
35 Sou velho, no dia de hoje, de oitenta anos de idade. Posso eu, então, distinguir entre o bem e o mal? Pode teu servo, ainda, saborear o que come ou bebe? Posso, por mais tempo ainda, ouvir a voz dos cantores ou cantoras? Por qual  motivo, então, o teu servo deveria ser, ainda mais longamente, um fardo para o rei meu senhor?
36 O teu servo irá com o rei um pouco além do Jordão. E por que o rei me daria essa recompensa?
37 Deixa, peço-te, que o teu servo permaneça aqui; e morrerei na minha cidade, junto ao túmulo de meu pai e minha mãe. E eis que o teu servo Quimã passará com o rei meu senhor. Faze-lhe o que parecer bem aos teus olhos.
38 Então o rei disse: Que Quimã, portanto, atravesse comigo, e irei fazer com ele o que é bom aos meus olhos; e tudo o que me solicitares irei fazer por ti.
39 E todo o povo passou o Jordão, passando também o rei. Beijou ele a Barzilali, e o abençoou; e ele voltou para o seu lugar.
40 O rei foi até Gilgal, e Quimã foi com ele. E todos os homens de Judá acompanharam o rei, assim como metade do povo de Israel.
41 Eis que todos os homens de Israel vieram ter com o rei, e disseram-lhe: Por que te furtaram nossos irmãos, os homens de Judá, conduzindo ao rei e a toda a sua casa a fim de passarem o Jordão, e todos os homens de Davi com ele?
42 Mas os homens de Judá responderam aos homens de Israel, dizendo: Porquanto o rei é nosso parente. E por que estais enraivecidos assim a respeito desse assunto? Temos, de fato, comido a comida do rei? Deu-nos ele um presente, ou enviou-nos uma parte?
43 Então os homens de Israel responderam aos homens de Judá, e disseram: Dez partes temos no rei, e somos mais velhos do que vós. Também nos importamos com Davi mais do que vós. Por que, então, tendes assim nos insultado, e por que não foi nosso conselho tomado antes que o de Judá, para trazermos o nosso rei? Entretanto, a fala dos homens de Judá foi mais forte do que a dos homens de Israel.

Nenhum comentário: