INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 15 de julho de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 15

1 Aconteceu, depois disso, que Absalão preparou para si mesmo carros e cavalos, e cinquenta homens que corressem adiante dele.
2 Levantando-se de madrugada, ficava ao lado do caminho da porta; e acontecia que todo homem que tinha uma causa vinha ao rei a juízo, e Absalão gritava para ele, dizendo: De que cidade és tu? E o homem respondia: Teu servo é de uma das tribos de Israel.
3 Então Absalão dizia-lhe: Olha, tua causa é justa e clara, porém ainda não tens um indicado do rei para ouvir-te.
4 E Absalão dizia: Ah! Que alguém fizesse de mim um juiz na terra! e cada homem que tivesse uma disputa ou causa que ele viesse a mim, e eu iria julgá-la para ele!
5 E sucedia, quando um homem se aproximava para fazer-lhe reverência, que ele estendia a mão e segurava-o, beijando-o.
6 Absalão fez dessa maneira a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; e, desta forma, ele ganhou o coração dos homens de Israel.
7 Aconteceu, depois de quarenta anos, que Absalão disse a seu pai: Irei agora e pagarei os meus votos que prometi ao Senhor, em Hebrom.
8 Pois o teu servo fez um voto quando morava em Gesur, na Síria, dizendo: Se o Senhor realmente me restaurar a Jerusalém, então, eu irei servi-lo.
9 E o rei lhe disse: Vai em paz. Então ele se levantou e foi para Hebrom.
10 Absalão enviou emissários por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som da trombeta, direis: Absalão se tornou rei em Hebrom.
11 E foram com Absalão duzentos homens escolhidos, de Jerusalém. Iam eles, entretanto, na sua simplicidade, pois não sabiam de nada.
12 Também Absalão mandou buscar Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi, da sua cidade de Giló, onde ele estava sacrificando. Houve, pois, uma conspiração forte. E as pessoas com Absalão eram cada vez mais numerosas.
13 Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração dos homens de Israel vai após Absalão.
14 Disse Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos e fujamos, porque não temos como esconder-nos de Absalão; apressai-vos e partamos, a fim de que ele não nos alcance rapidamente, trazendo o mal sobre nós, ferindo a cidade com o fio da espada.
15 E os servos do rei disseram-lhe: Em todas as coisas que nosso senhor, o rei, decidir, eis que somos teus servos.
16 E o rei e toda a sua casa saíram a pé. Entretanto, o rei deixou dez mulheres, de suas concubinas, para guardarem a casa.
17 O rei e todos os seus servos saíram a pé, e pararam em uma casa distante.
18 Todos os seus servos iam ao seu lado, e os queletitas e feletitas; e eles pararam próximo à oliveira, no deserto. As pessoas marchavam junto dele, toda a sua corte, todos os homens valentes e todos os homens de guerra, seiscentas pessoas; e estavam ao seu lado. E cada queletita e feletita, e os seiscentos geteus que vieram a pé de Gate, estes iam adiante do rei.
19 Disse o rei a Itai, o geteu: Por que, também tu, vais com a gente? Volta e habita com o rei, porquanto és um estrangeiro e tens vindo como um peregrino, de teu lugar.
20 Considerando que vieste ainda ontem, deveria eu, hoje, obrigar-te a viajar com a gente, e, deste modo, trocar de lugar? Chegaste ontem e iria eu, neste dia, colocar-te em movimento a fim de ir junto com a gente? Pois eu, na verdade, irei para onde quer que vá. Volta, por conseguinte, e faze com que voltem contigo os teus irmãos; e que o Senhor trate misericordiosa e verdadeiramente contigo.
21 Mas Itai respondeu ao rei, dizendo: Como vive o Senhor, e assim como meu senhor, o rei, vive, no lugar onde meu senhor estiver, seja para morrer ou viver, estará o teu servo.
22 E disse o rei a Itai: Vem, atravessa comigo. Então Itai, o geteu, e o rei passaram, e todos os seus servos, e toda a multidão com ele.
23 A terra inteira chorava em alta voz, e todas as pessoas passaram pelo ribeiro de Cedrom. O rei atravessou o ribeiro, e todo o povo junto com o rei passou em direção ao caminho do deserto.
24 Eis que também Zadoque e todos os levitas estavam com ele, levando a arca da aliança do Senhor, assim como Abiatar; e depuseram ali a arca de Deus. Então Abiatar levantou-se, até que todo o povo tinha saído para fora da cidade.
25 E disse o rei a Zadoque: Leva a arca de Deus à cidade. Se eu achar graça aos olhos do Senhor, então ele irá trazer-me de volta, a fim de mostrá-la para mim, e a sua beleza.
26 Porém, se ele vier a dizer: Não tenho prazer em ti; eis que aqui estou. Faça ele em mim segundo aquilo que é bom aos seus olhos.
27 Disse mais o rei a Zadoque, o sacerdote: Deveis retornar para a cidade, em paz; e Aimaás, teu filho, e Jônatas, filho de Abiatar, vossos dois filhos, convosco.
28 Eis que permanecerei com o exército em Arabote do deserto, até que haja notícias que de vós se reportem a mim.
29 Então Zadoque e Abiatar trouxeram de volta a arca do Senhor para Jerusalém, e ela permaneceu lá.
30 Ia Davi subindo pela encosta do monte das Oliveiras, e chorando. Tinha a cabeça coberta e andava descalço; e todas as pessoas que estavam com ele cobriam, cada um, a sua cabeça. E dirigiam-se para o alto, subindo e chorando.
31 Foi noticiado a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que conspiraram com Absalão. E disse Davi: Ó Senhor, meu Deus, desconcerta, peço-te, o conselho de Aitofel.
32 Davi chegou até Ros, onde adorou a Deus. Eis que Husai, o chefe amigo de Davi, saiu para encontrá-lo, tendo rasgado o seu manto; e havia terra sobre a sua cabeça.
33 Disse-lhe Davi: Se subires comigo, então serás um fardo para mim;
34 todavia, se retornares para a cidade e disseres a Absalão: Teus irmãos passaram, e o rei, teu pai, subiu depois de mim; e, agora, sou teu servo, ó rei. Permita-me viver. Há pouco tempo eu era o servo de teu pai, e, agora, sou o teu humilde servo. Assim desconcertarás, para mim, o conselho de Aitofel.
35 Estarão ali, contigo, Zadoque e Abiatar, os sacerdotes; e será que toda a palavra que ouvires na casa do rei tu a relatarás para Zadoque e Abiatar, os sacerdotes.
36 Eis que estão ali com eles seus dois filhos, Aimaás, filho de Zadoque, e Jônatas, filho de Abiatar; e, por eles, informar-me-eis de cada palavra que ouvirdes.
37 Então Husai, o amigo de Davi, entrou na cidade. E Absalão tinha, recentemente, ido para Jerusalém.

Nenhum comentário: