INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 6 de julho de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 14

1 Joabe, filho de Zeruia, sabia que o coração do rei estava inclinado para Absalão.
2 Então Joabe mandou homens a Tecoa, mandando trazer dali uma mulher astuta, dizendo para ela: Clama, peço-te, e põe vestidos de luto; e não te unjas com óleo. Serás como uma mulher que está a muitos dias de luto por aquele que é morto.
3 Irás ao rei e falarás com ele de acordo com esta palavra. E Joabe lhe pôs as palavras na boca.
4 Então a mulher de Tecoa foi ter com o rei, e caiu sobre seu rosto em terra, fazendo-lhe reverência; e disse: Ajuda-me, ó rei, ajuda-me!
5 E o rei lhe disse: Qual é o problema contigo? E ela respondeu: Sou, verdadeiramente, uma mulher viúva, pois meu marido está morto.
6 Além do mais, a tua serva tinha dois filhos, e eles lutaram um com o outro no campo, não havendo ninguém para separá-los. Um deles feriu o outro, seu irmão, e o matou.
7 Eis que toda a família se levantou contra a tua serva, e disseram: Entrega aquele que feriu a seu irmão, e o mataremos em vingança da vida de seu irmão, a quem ele matou; e iremos exterminar até mesmo o teu herdeiro. E, deste modo, eles apagarão a brasa que me restou, de modo a não deixar para meu marido remanescente ou nome na face da terra.
8 Então disse o rei à mulher: Vai em paz para a tua casa, pois darei uma ordem a teu respeito.
9 A mulher de Tecoa disse ao rei: Em mim, meu senhor, ó rei, e contra a casa de meu pai caia a iniquidade, e o rei e o seu trono fiquem inculpáveis.
10 E disse o rei: Quem foi que falou a ti? Traze-o para mim, e ninguém mais tocará em teu filho.
11 Porém ela disse: Que o rei, agora, lembre a respeito do Senhor, seu Deus, de que o vingador do sangue é multiplicado para destruir. Que eles não venham, portanto, a tirar-me o meu filho. E ele disse: Vive o Senhor! Nem um fio de cabelo do teu filho cairá ao chão.
12 Mas a mulher disse: Seja permitido, agora, a tua serva dizer uma palavra ao rei meu senhor. E ele lhe disse: Fala.
13 E a mulher disse: Por que tens tu pensado essa coisa contra o povo de Deus? Sairá essa palavra da boca do rei como uma transgressão, uma vez que ele não quer trazer de volta o seu banido?
14 Porque nós, certamente, morreremos e seremos como a água derramada sobre a terra, que não se ajuntará mais. Deus tomará a vida, ainda que ele mesmo inventa meios com o fim de não expulsar o seu banido;
15 e a razão de eu ter vindo falar esta palavra ao rei meu senhor é que se as pessoas viessem ao meu encontro a tua serva teria dito: Se, agora, eu falar ao rei meu senhor, porventura o rei irá executar o pedido de sua serva;
16 pois o rei o ouvirá. Que ele resgate a sua serva da mão do homem que busca expulsar-me, e a meu filho, da herança de Deus.
17 E a mulher disse: Se, agora, a palavra do rei, meu senhor, for graciosa, ficarei bem; pois como um anjo de Deus assim é meu senhor, o rei, para ouvir o bem e o mal. E o Senhor, teu Deus, seja contigo.
18 Respondeu o rei, dizendo à mulher: Não escondas de mim, peço-te, a respeito da questão que eu te perguntar. E a mulher disse: Que meu senhor, o rei, fale como quiser.
19 Então o rei disse: Não está a mão de Joabe, em todo este assunto, contigo? E a mulher respondeu ao rei: Vive a tua alma, meu senhor, ó rei. Não há como desviar-se para a direita ou para a esquerda de tudo quanto meu senhor, o rei, falou; pois teu servo Joabe me deu ordem, colocando todas estas palavras na boca da tua serva,
20 a fim de que esta forma de expressão viesse a suceder; assim foi que o teu servo Joabe moldou o assunto. E o meu senhor é sábio com a sabedoria de um anjo de Deus para entender tudo o que há na terra.
21 Então o rei disse a Joabe: Eis que fiz para ti segundo esta tua palavra. Vai, traz de volta o jovem Absalão.
22 Joabe prostrou-se com o rosto em terra, fazendo-lhe reverência, e abençoou o rei. E disse ele: Hoje, o teu servo conhece que achei graça aos teus olhos, senhor meu, ó rei! pois o rei meu senhor tem realizado o pedido de seu servo.
23 Então Joabe se levantou, indo para Gesur; e trouxe Absalão a Jerusalém.
24 Disse o rei: Que ele retorne para a sua casa, porém não veja a minha face. Absalão voltou para a sua casa, e não viu a face do rei.
25 Não havia um só homem em Israel tão aprazível como Absalão. Desde a planta do pé até o alto da cabeça não havia nele defeito algum.
26 Quando ele rapava a sua cabeça (era no início de todos os anos que ele a rapava, porquanto os seus cabelos cresciam, pesados, em cima dela), o cabelo que saia de sua cabeça pesava duzentos siclos, de acordo com o siclo real.
27 A Absalão nasceram três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; era, ela, uma mulher muito bonita, e tornou-se esposa de Roboão, filho de Salomão, dando a ele Abia.
28 Absalão permaneceu em Jerusalém dois anos inteiros, porém não viu a face do rei.
29 Então Absalão enviou mensageiros a Joabe para levá-lo ao rei; contudo, ele não quis vir ao seu encontro. E mandou chamá-lo pela segunda vez, porém ele não quis vir.
30 Disse Absalão, então, aos seus servos: Eis que a porção de Joabe no campo é ao lado da minha, havendo cevada nela; ide, e ateai-lhe fogo. Os servos de Absalão puseram o campo em chamas, e os servos de Joabe vieram a ele com as vestes rasgadas, e disseram-lhe: Os servos de Absalão puseram o campo em chamas.
31 Então Joabe se levantou, vindo a Absalão em sua casa, e disse-lhe: Por que os teus servos puseram fogo no meu campo?
32 Absalão disse para Joabe: Eis que enviei homens a ti, dizendo: Vem a mim, e enviar-te-ei ao rei, a fim de dizer-lhe: Por que vim de Gesur? Pois teria sido melhor para mim ter permanecido lá. Até agora, eis que não vi o rosto do rei. Todavia, se há em mim alguma culpa, que ele faça-me morrer.
33 Então Joabe foi ao rei, trazendo-lhe aquela palavra; e ele chamou a Absalão, que foi ter com o rei e lhe fez reverência. Caiu ele, na presença do rei, com o rosto no chão; e o rei beijou a Absalão.

Nenhum comentário: