INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 13

1 Aconteceu, depois disto, que Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã muito bonita, cujo nome era Tamar; e Amnon, filho de Davi, a amava.
2 Amnon estava angustiado, a ponto de adoecer, por causa de Tamar, sua irmã; pois ela era virgem, e parecia-lhe bastante difícil chegar a fazer qualquer coisa com ela.
3 Tinha Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi. Jonadabe era um homem mui astuto,
4 e disse-lhe: Que é que te aflige, que estás assim enfraquecendo, ó filho do rei, manhã após manhã? Porventura não me contarias? E Amnon disse-lhe: Amo Tamar, irmã de meu irmão Absalão.
5 Então Jonadabe lhe disse: Deita-te sobre a tua cama, fingindo-te doente; e, assim, teu pai virá ver-te. E dize-lhe: Deixa, peço-te, Tamar minha irmã vir e alimentar-me com bocados; e que ela prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu possa ver e comer de suas mãos.
6 Então Amnom deitou-se e fingiu-se doente. Entrou o rei para vê-lo, e Amnon disse ao rei: Deixa, peço-te, minha irmã Tamar vir a mim e fazer dois bolos diante dos meus olhos; e comê-los-ei de sua mão.
7 Davi mandou chamar Tamar à sua casa, dizendo-lhe: Vai à casa de teu irmão e prepara-lhe alguma comida.
8 Tamar foi para a casa de seu irmão Amnon, e ele estava deitado. Ela tomou a massa e, amassando-a, fez bolos diante dos seus olhos, e os assou.
9 Tomando a frigideira, pô-los diante dele, mas ele não quis comer. Então Amnon disse: Retirai os homens da minha presença. E eles removeram todos os homens que estavam junto com ele.
10 Disse Amnon a Tamar: Traze a comida para dentro da câmara, e comerei da tua mão. Tamar, tomando os bolos que fizera, levou-os a seu irmão Amnon, na câmara.
11 Ela trouxe-os para que comesse, porém ele agarrou-a, e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã.
12 Ela, no entanto, lhe disse: Não, meu irmão, não me humilhes, porquanto não deve ser assim em Israel; não faças essa loucura.
13 Pois eu, para onde irei com o meu opróbrio? e tu serás como um dos loucos de Israel. Agora, então, fala, peço-te, com o rei; pois certamente ele não irá negar-me a ti.
14 Mas Amnon não quis dar ouvidos à sua voz e, prevalecendo contra ela, humilhou-a; e se deitou com ela.
15 Então Amnon odiou-a com grande ódio. Porque o ódio com que a odiava, então, era maior do que o amor com que a amava anteriormente; pois a sua última maldade foi maior do que a primeira. E Amnon lhe disse: Levanta-te, vai embora.
16 E Tamar falou-lhe sobre este grande mal: Maior é este, disse ela, que o outro que me fizeste, mandando-me, agora, embora. Amnon, porém, não quis ouvir a sua voz.
17 Chamando o seu moço, que tinha o encargo da casa, disse-lhe: Põe esta mulher longe de mim! E fechou a porta atrás dela.
18 Ela tinha sobre si um manto de cores variegadas, pois assim costumavam as filhas do rei, que ainda eram virgens, vestir-se. E o seu servo levou-a para fora, fechando a porta atrás dela.
19 Tamar tomou cinza e colocou-a em sua cabeça, rasgou a roupa de cores variegadas que estava sobre ela, e, pondo as mãos sobre a cabeça, saiu chorando copiosamente.
20 Absalão, seu irmão, disse-lhe: Teu irmão Amnon esteve contigo? Agora, então, minha irmã, fica em silêncio, pois ele é teu irmão; cuida-te de não mencionares esse assunto. E Tamar habitava, como viúva, na casa de seu irmão Absalão.
21 O rei Davi ouviu todas estas coisas e ficou muito zangado; entretanto, ele não entristeceu o espírito de seu Filho Amnon, porque o amava, sendo ele o seu primogênito.
22 Absalão não falou com Amnon bem ou mal, porquanto o odiava, por conta de ele haver humilhando sua irmã Tamar.
23 E sucedeu, ao fim de dois anos inteiros, que estavam tosquiando as ovelhas para Absalão em Baal-Hazor, perto de Efraim; e Absalão convidou a todos os filhos do rei.
24 Absalão foi ao rei, e disse-lhe: Eis que o teu servo tem uma tosquia. Que agora, pois, o rei e os seus servos venham ao encontro do teu servo.
25 Disse o rei a Absalão: Não, meu filho, não vamos ir todos, a fim de não te sermos onerosos. Absalão instou com ele, porém não quis ir. Contudo, o abençoou.
26 E Absalão disse-lhe: Ao menos deixes, peço-te, meu irmão Amnon ir com a gente. E o rei lhe disse: Por que deveria ele ir contigo?
27 Mas Absalão insistiu até que ele enviou, junto dele, Amnon e todos os filhos do rei; e Absalão fez um banquete, tal como o de um rei.
28 Absalão deu encargo aos seus servos, dizendo: Estai atentos. Quando o coração de Amnon estiver alegre do vinho e eu vos disser: Feri a Amnom; matai-o. Não temais. Não sou eu que vos mando? Sede fortes e valentes.
29 Os servos de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lhes ordenara; e todos os filhos do rei se levantaram, montaram cada um na sua mula e fugiram.
30 E sucedeu, quando eles estavam no caminho, que um relato foi apresentado a Davi, dizendo: Absalão matou todos os filhos do rei; nem um só deles ficou.
31 Então o rei se levantou e rasgou as suas vestes, atirando-se ao chão; e todos os seus servos que estavam de pé em volta dele rasgaram as suas vestes.
32 Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, porém, respondeu e disse: Não diga o meu Senhor, o rei, que ele matou todos os jovens, seus filhos, pois somente Amnon, de todos eles, é morto; pois ele foi destinado para a morte pela boca de Absalão desde o dia em que humilhou sua irmã Tamar.
33 Agora, pois, não leve o rei meu senhor o assunto tão a sério, dizendo: Todos os filhos do rei estão mortos; porque tão somente Amnon, deles, está morto.
34 Absalão, entretanto, fugiu. E o jovem vigia, levantando os olhos, olhou e eis que muito povo vinha pelo caminho detrás dele, do lado da montanha, na descida; e o vigia veio e disse ao rei: Tenho visto homens vindo pelo caminho de Oronen, pelo lado da montanha.
35 Então disse Jonadabe ao rei: Eis que os filhos do rei estão presentes; aconteceu de acordo com a palavra do teu servo.
36 Sucedeu, quando ele terminou de falar, que os filhos do rei chegaram; e levantaram a sua voz e choraram. Também o rei e todos os seus servos choraram com mui grande choro.
37 Absalão, entretanto, fugiu, indo para Talmai, filho de Amiur, rei de Gesur, na terra de Hamachade. E o rei Davi pranteava por seu filho, continuamente.
38 Deste modo Absalão fugiu, indo para Gesur; e ali esteve por três anos.
39 E o rei Davi deixou de ir atrás de Absalão, pois já se tinha consolado acerca de Amnom, a respeito de sua morte.

Nenhum comentário: