INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 15 de junho de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 11

1 Veio a suceder, quando a época do ano na qual os reis saiam para a batalha tinha chegado, que Davi enviou a Joabe e aos seus servos com ele, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, cercando Rabá. Davi, porém, ficou em Jerusalém.
2 Aconteceu que, ao entardecer, Davi se levantou de seu leito, e andava no terraço da casa do rei; e avistou, do terraço, uma mulher tomando banho. Era, esta mulher, mui formosa à vista.
3 Davi mandou perguntar a respeito daquela mulher, e disseram-lhe: Não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu?
4 Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e conheceu-a, deitando-se com ela. Tendo se purificado da sua imundícia, voltou ela para a sua casa.
5 A mulher concebeu e mandou avisar a Davi, dizendo: Estou grávida.
6 Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe mandou Urias para Davi.
7 Urias chegou, indo ao encontro dele, e Davi perguntou-lhe como Joabe estava e como estavam as pessoas, e de que modo a guerra se desenrolava.
8 Disse Davi a Urias: Vai para a tua casa e lava os teus pés. Urias partiu da casa do rei, e uma porção de carne, de parte do rei, o seguiu.
9 Entretanto, Urias dormiu à porta do rei com os servos de seu senhor, não descendo para a sua casa.
10 Então trouxeram a Davi uma palavra, dizendo: Urias não desceu a sua casa. E disse Davi a Urias: Não estás chegando de uma jornada? Por que não fostes para a tua casa?
11 Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá habitam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao relento. Devo ir para a minha casa a fim de comer, beber e deitar-me com a minha mulher? De que modo faria eu isso? Como a tua alma vive, não irei fazê-lo!
12 Então disse Davi a Urias: Fica aqui hoje, e, amanhã, deixar-te-ei ir. Assim, Urias ficou em Jerusalém naquele dia, e no dia seguinte.
13 Depois disto, Davi chamou-o, e ele comeu e bebeu diante dele; e ele o fez ficar bêbado. Todavia, ele saiu à noite para deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor, não descendo para a sua casa.
14 A manhã chegou, e Davi escreveu uma carta para Joabe, mandando-a por mão de Urias.
15 E escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias à frente da parte mais renhida da luta, e retira-te para trás dele. Desta maneira, será ferido e morrerá.
16 E sucedeu, enquanto Joabe estava sitiando a cidade, que ele pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 Saíram os homens da cidade e pelejaram contra Joabe. Algumas das pessoas, dos servos de Davi, caíram, e Urias, o heteu, também morreu.
18 Então enviou Joabe um mensageiro para contar a Davi todos os acontecimentos da guerra, fazendo deles um relato ao rei.
19 Deu ordem ao mensageiro, dizendo: Quando tiveres acabado de relatar todos os acontecimentos da guerra ao rei,
20 logo virá a acontecer que a ira do rei se acenderá, e ele irá dizer-te: Por que vos aproximastes da cidade para lutar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
21 Quem matou a Abimeleque, filho de Jerubesete, filho de Ner? Não foi uma mulher, lançando um pedaço de uma mó sobre ele, de cima do muro, tendo morrido em Tebes? Por que, pois, vos aproximastes do muro? Então lhe dirás: Teu servo Urias, o heteu, também está morto.
22 O mensageiro de Joabe foi ao rei, em Jerusalém, e relatou a Davi tudo o que Joabe lhe dissera, todos os assuntos da guerra. Davi ficou irritado com Joabe, e disse ao mensageiro: Por que vos aproximastes do muro para lutar? Não sabíeis que serieis atingidos de cima do muro? Quem matou a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não foi uma mulher, lançando sobre ele um pedaço de pedra de moinho, do muro, e ele morreu em Tebes? Por que, pois, vos aproximastes do muro?
23 E disse o mensageiro a Davi: Os homens prevaleceram contra nós, saindo contra nós, ao campo; porém, demos sobre eles até a entrada da porta.
24 Os flecheiros atiraram em teus servos desde o alto do muro, e alguns dos servos do rei morreram. Também teu servo Urias, o heteu, é morto.
25 Disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não pareça isto mal aos teus olhos, pois a espada devora de um jeito em um tempo e de outro jeito em outro tempo; fortalece a tua peleja contra a cidade, e destrói-a. Encoraja, pois, a Joabe.
26 Ouviu a mulher de Urias que seu marido estava morto, e lamentou-o.
27 O tempo do seu luto expirou, e Davi mandou buscá-la, levando-a para sua casa. Ela se tornou sua esposa, e lhe deu um filho. Porém, o que Davi fez pareceu mau aos olhos do Senhor.

Nenhum comentário: