INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 10

1 Aconteceu depois disto que o rei dos filhos de Amom morreu e Hanum, seu filho, reinou em seu lugar.
2 E disse Davi: Mostrarei misericórdia para com Hanum, filho de Naás, de acordo como seu pai tratou misericordiosamente para comigo. Davi enviou uma mensagem para consolá-lo acerca de seu pai, pela mão dos seus servos; e os servos de Davi chegaram à terra dos filhos de Amom.
3 Mas os príncipes dos filhos de Amom disseram ao seu Senhor, Hanum: É para honrar teu pai diante de ti que Davi enviou consoladores ao teu encontro? Não enviou, antes, os seus servos para ti a fim de que eles vasculhem a cidade, espiem-na e examinem-na?
4 Hanum, então, tomou os servos de Davi e raspou-lhes a barba, e cortou-lhes as vestes no meio até a altura das coxas, despedindo-os.
5 Trouxeram a Davi notícia sobre o que havia acontecido aos seus homens, e ele ordenou que fossem ao seu encontro, porquanto haviam sido grandemente desonrados. E o rei disse: Permanecei em Jericó até que as vossas barbas tenham crescido; e, depois disso, retornareis.
6 Os filhos de Amom viram que o povo de Davi havia sido envergonhado. Então os filhos de Amom tomaram a soldo os sírios de Bete-Reobe, e os sírios de Zobá e de Rube, vinte mil homens de infantaria; e, do rei de Amaleque, mil homens; e de Aistobe doze mil homens.
7 Davi o ouviu, e enviou Joabe com todo o seu exército, os mais valentes deles.
8 Os filhos de Amom saíram e ordenaram a batalha à entrada da porta, ficando os da Síria, Zobá, Rube, Aistobe e Amaleque separados no campo.
9 Viu Joabe que a frente da batalha estava contra ele pela frente e por detrás, e escolheu alguns de todos os jovens de Israel; e se puseram em ordem contra a Síria.
10 O resto do povo ele entregou na mão de Abisai, seu irmão; e eles ordenaram a batalha em frente aos filhos de Amom.
11 Disse-lhes ele: Se a Síria for muito forte para mim, ajudar-me-eis; porém, se os amonitas forem mais fortes do que vós, estaremos prontos para ajudar-vos.
12 Sede corajosos. Sejamos fortes pelo nosso povo e pelo bem das cidades do nosso Deus; e o Senhor fará o que é bom aos seus olhos.
13 Joabe e o povo com ele avançaram para a batalha contra a Síria, e eles fugiram de diante dele.
14 Viram os filhos de Amom que os sírios fugiam, e também eles fugiram diante de Abisai, entrando na cidade. Então voltou Joabe dos filhos de Amom, e veio para Jerusalém.
15 Os sírios perceberam que estavam derrotados diante de Israel, e refizeram-se.
16 Hadadezer enviou mensageiros, reunindo os sírios do outro lado do rio Halamaque. E eles vieram para Helã. Soboque, o chefe do exército de Hadadezer, estava sobre eles.
17 Foi isto noticiado para Davi, e ele reuniu todo o Israel e passou o Jordão, vindo à Helã. Os sírios ordenaram a batalha contra Davi e pelejaram contra ele.
18 E a Síria fugiu de diante de Israel, tendo Davi destruído da Síria setecentos carros e quarenta mil cavaleiros, e ferido a Soboque, chefe do seu exército, que morreu ali.
19 Todos os reis, servos de Hadadezer, viram que foram humilhados diante de Israel. E eles se passaram a Israel e o serviram. Depois disso, a Síria temia ajudar ainda mais aos filhos de Amom.

Nenhum comentário: