INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 5 de março de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 3

1 Houve guerra por um longo tempo entre a casa de Saul e a de Davi, e a casa de Davi tornava-se continuamente mais forte, ao passo que a casa de Saul se enfraquecia.
2 Também filhos nasceram a Davi em Hebrom. Seu primogênito era Amnom, filho de Ainoã, a jezreelita.
3 Seu segundo filho foi Quileabe, filho de Abigail, a carmelita, e o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur.
4 O quarto foi Adonias, filho de Hagite; o quinto foi Sefatias, filho de Abital,
5 e o sexto foi Itreão, filho de Eglá, esposa de Davi. Estes nasceram a Davi em Hebrom.
6 E aconteceu que enquanto havia guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, Abner governava a casa de Saul.
7 Saul tinha uma concubina, Rispa, filha de Aiá, e Is-Bosete, filho de Saul, disse a Abner: Por que tens tu possuído a concubina de meu pai?
8 Abner ficou muito irritado com Is-Bosete a respeito do que ele havia falado, e disse-lhe: Sou eu a cabeça de um cão? Tenho, hoje, agido com bondade para com a casa de Saul, teu pai, e para com os seus irmãos e amigos, não tendo me passado para a casa de Davi; e tu, neste dia, buscas acusação contra mim por causa de uma mulher?
9 Deus faça assim e mais ainda para Abner se, como o Senhor jurou a Davi, não agir eu para com ele, neste dia,
10 a fim de tirar o reino da casa de Saul e para levantar o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Berseba.
11 Mas Is-Bosete não podia responder a Abner uma só palavra, porquanto o temia.
12 Abner mandou, então, mensageiros a Davi, a Daelam, onde ele estava, imediatamente, dizendo-lhe: Faze teu pacto comigo, e eis que a minha mão será contigo para trazer de volta a ti toda a casa de Israel.
13 Respondeu Davi: De boa vontade irei fazer contigo um pacto. Só exijo de ti uma coisa: não verás o meu rosto a menos que tragas para mim Mical, a filha de Saul, quando vieres ver a minha face.
14 E Davi enviou mensageiros para Is-Bosete, filho de Saul, dizendo: Restaura-me minha mulher Mical, a quem tomei por cem prepúcios de filisteus.
15 Então Is-Bosete enviou homens, tomando-a de seu marido Paltiel, filho de Laís.
16 Porém seu marido foi atrás dela, chorando, até Baurim. Mas Abner disse-lhe: Vai, volta. E ele voltou.
17 Então Abner falou com os anciãos de Israel, dizendo: Outrora procurastes a Davi, a fim de fazê-lo reinar sobre vós;
18 agora pois, fazei isto, porque o Senhor falou a respeito de Davi, dizendo: Pela mão do meu servo Davi livrarei a Israel da mão de todos os seus inimigos.
19 Abner falou aos ouvidos de Benjamim, e foi também falar aos ouvidos de Davi, em Hebrom, tudo o que pareceu bem aos olhos de Israel e aos olhos da casa de Benjamin.
20 Veio Abner a Davi em Hebrom, e com ele vinte homens; e Davi preparou para Abner e seus homens um banquete de vinho.
21 Disse Abner a Davi: Levantar-me-ei, agora, e irei e reunirei ao rei meu senhor todo o Israel. Farei com ele uma aliança, e reinarás sobre tudo o que tua alma deseja. Davi, então, despediu a Abner, e ele partiu em paz.
22 Eis que os servos de Davi e Joabe chegaram de sua expedição, trazendo grandes despojos com eles; todavia Abner não estava com Davi em Hebrom, porquanto o tinha despedido, e partira em paz.
23 Joabe e todo o seu exército chegaram, e foi-lhe relatado, dizendo: Abner, filho de Ner, veio a Davi; contudo Davi o deixou ir, e ele partiu em paz.
24 Então Joabe foi até o rei e disse-lhe: Que é isto que fizeste? eis que Abner veio a ti. Por que, então, o deixastes ir, e ele partiu em paz?
25 Não conheces a perfídia de Abner, filho de Ner, porquanto ele veio para enganar-te, para conhecer a tua saída e a tua entrada, e todas as coisas que fazes?
26 Joabe então deixou a Davi, enviando mensageiros após Abner; e eles o trouxeram de volta do poço de Sirá. Davi, porém, não sabia disso.
27 Trouxe ele de volta Abner, a Hebrom. E Joabe o fez afastar-se do portão para falar-lhe, armando uma cilada para ele, e ferindo-o, ali, nos lombos. E ele morreu por causa do sangue de Asael, irmão de Joabe.
28 Ouviu Davi falar disso, depois, e disse: Eu e o meu reino estamos sem culpa diante do Senhor, para sempre, do sangue de Abner, filho de Ner.
29 Caia ele sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai. Não venha a faltar na casa de Joabe quem tenha algum fluxo, quem seja leproso, quem se apoie em bordão, quem caia pela espada ou quem tenha falta de pão.
30 Porquanto Joabe e seu irmão Abisai armavam ciladas continuamente para Abner, por este haver matado Asael, seu irmão, em Gibeom, na batalha.
31 Disse Davi a Joabe e a todo o povo que estava com ele: Rasgai as vossas vestes, cingi-vos de saco e lamentai diante de Abner. E o rei Davi ia seguindo o féretro.
32 Eles enterram a Abner em Hebrom, e o rei, levantando a sua voz, chorou junto de seu túmulo; e todo o povo chorou por Abner.
33 O rei lamentou sobre Abner, dizendo: Porventura deveria Abner morrer a morte de Nabal?
34 As tuas mãos não estavam atadas, e os teus pés não foram colocados em grilhões; ninguém aproximou-se de ti como de Nabal. Caíste diante dos filhos da iniquidade.
35 Então todo o povo reuniu-se para chorar por ele. E o povo veio para fazer com que Davi comesse pão, sendo ainda dia. Todavia, Davi jurou, dizendo: Deus assim me faça, e outro tanto, se eu comer pão ou qualquer coisa antes que o sol se ponha.
36 O povo viu-o, e todas as coisas que o rei fez diante das pessoas eram agradáveis aos seus olhos.
37 Então todo o povo e todo o Israel souberam, naquele dia, que não era vontade do rei que matassem a Abner, filho de Ner.
38 E disse o rei aos seus servos: Não sabeis vós que um grande príncipe, no dia de hoje, caiu em Israel? 
39 Todavia eis que sou hoje fraco, embora ungido rei. Estes homens, filhos de Zeruia, são poderosos demais para mim. O Senhor recompense o malfeitor de acordo com a sua maldade.

Nenhum comentário: