INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 2

1 E aconteceu, depois disto, que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei para uma das cidades de Judá? e o Senhor lhe disse: Sobe. Disse Davi: Para onde subirei? e ele disse: Para Hebrom.
2 Davi subiu para Hebrom, ele e as suas duas esposas, Ainoã, a Jezreelita, e Abigail, a esposa de Nabal, o carmelita,
3 e também os homens que estavam com ele, cada um com a sua família; e habitavam nas cidades de Hebrom.
4 Os homens de Judá vieram e ungiram Davi, lá, para reinar sobre a casa de Judá; e falaram a Davi, dizendo: Os homens de Jabes, do país de Gileade, enterraram a Saul.
5 Então Davi enviou mensageiros para os governantes de Jabes, do país de Gileade, e disse-lhes: Bem-aventurados sois vós do Senhor, porque tendes feito esta misericórdia para com o vosso senhor, para com Saul, o ungido do Senhor; e o enterrastes, juntamente com Jônatas, seu filho.
6 E agora, que o Senhor possa lidar em misericórdia e verdade para convosco. Também eu irei recompensar-vos por essa boa ação, porquanto fizestes isso.
7 Agora, pois, que vossas mãos se fortaleçam, e sede valentes, pois vosso mestre Saul está morto; e, além disso, a casa de Judá ungiu-me para ser rei sobre eles.
8 Porém Abner, filho de Ner, comandante-em-chefe do exército de Saul, tomou Is-Bosete, filho de Saul, e o fez subir do acampamento para Maanaim,
9 fazendo-o reinar sobre a terra de Gileade, sobre os assuritas, sobre Jezreel, sobre Efraim, sobre Benjamim e sobre todo o Israel.
10 Is-Bosete, filho de Saul, tinha quarenta anos quando reinou sobre Israel; e reinou dois anos, mas não sobre a casa de Judá, que acompanhou a Davi.
11 Os dias que Davi reinou em Hebrom, sobre a casa de Judá, foram sete anos e seis meses.
12 Abner, filho de Ner, saiu com os servos de Is-Bosete, filho de Saul, de Maanaim para Gibeom.
13 E Joabe, filho de Zeruia, e os servos de Davi, saíram de Hebrom, encontrando-se com eles na fonte de Gibeom, no mesmo lugar. Estes se acamparam de um lado da fonte, e aqueles do outro lado.
14 Abner disse para Joabe: Que, agora, levantem-se os moços e lutem diante de nós. E disse Joabe: Levantem-se.
15 Levantaram-se e passaram em número de doze, dos filhos de Benjamin, pertencentes a Is-Bosete, filho de Saul; e doze dos servos de Davi.
16 E tomaram, cada um deles, a cabeça do seu próximo com a mão, empurrando-lhe a espada pela ilharga; e caíram juntos. O nome daquele lugar foi chamado a Porção dos Traidores, que está em Gibeom.
17 A batalha foi muito intensa naquele dia, e Abner e os homens de Israel foram derrotados diante dos servos de Davi.
18 Estavam ali os três filhos de Zeruia, Joabe, Abisai e Asael. Asael era veloz em seus pés, como a gazela no campo.
19 E Asael seguiu após Abner, não desviando-se para a direita ou para a esquerda de segui-lo.
20 Abner olhou para trás e disse: És tu mesmo, Asael? e ele respondeu: Sou eu.
21 Então Abner disse-lhe: Volta-te para a direita ou para a esquerda, e lança mão, para ti, de um dos moços, e toma-lhe a armadura. Contudo Asael não queria deixar de segui-lo.
22 Mas Abner disse mais uma vez a Asael: Afasta-te de mim; por que eu te lançaria no chão? E como iria eu levantar o meu rosto diante de Joabe?
23 Para que isso? Volta para Joabe, teu irmão. Todavia ele não quis acalmar-se; e, então, Abner feriu-o com a parte de trás da lança, nos seus lombos; e a lança saiu-lhe por detrás, caindo ele e morrendo naquele mesmo lugar. E aconteceu que todo aquele que passava no lugar onde Asael caíra e morrera permanecia ali.
24 Joabe e Abissai perseguiram Abner até que o sol se pôs; e eles foram até o monte de Amã, que está na frente de Gia, pelo caminho do deserto de Gibeom.
25 Os filhos de Benjamim que seguiram Abner ajuntaram-se e formaram um só corpo, ficando no topo de uma colina.
26 Então Abner chamou Joabe, dizendo: Porventura a espada devorará perpetuamente? não sabes que isto será amargo no fim? Por quanto tempo ainda recusar-te-ás a dizer às pessoas para se voltarem de perseguir aos seus irmãos?
27 E disse Joabe: Vive o Senhor, que se não tivesses falado, somente pela manhã o povo teria cessado, cada um, de perseguir ao seu irmão.
28 Joabe, então, tocou a trombeta e todo o povo partiu, deixando de perseguir a Israel; e não lutaram mais.
29 Abner e seus homens partiram à tarde, e andaram toda aquela noite, atravessando o Jordão e indo ao longo de todo o país adjacente; e voltaram para o acampamento.
30 Joabe cessou de perseguir a Abner, e reuniu todas as pessoas. Haviam desaparecido, do povo de Davi, dezenove homens, e também Asael.
31 E os servos de Davi feriram, dos filhos de Benjamim, dos homens de Abner, trezentos e sessenta homens que lhe pertenciam.
32 Eles tomaram a Asael e enterraram-no no túmulo de seu pai, em Belém. E Joabe e os homens que estavam com ele andaram toda a noite, levantando-se a manhã sobre eles em Hebrom.

Nenhum comentário: