INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Septuaginta - Rute - Capítulo 4

1 Então Boaz foi até a porta, assentando-se ali; e eis que o parente passou, do qual Boaz falara. E Boaz disse-lhe: Vem para cá, senta-te aqui, ó fulano! Ele se voltou para o lado, e assentou-se.
2 Boaz tomou dez homens dentre os anciãos da cidade, e disse-lhes: Assentai-vos aqui. E eles se assentaram.
3 Então disse Boaz ao seu parente: Esta questão refere-se à parte do campo que era do nosso irmão Elimeleque, a qual foi dada a Noemi, que está agora voltando da terra de Moabe.
 4 Resolvi eu que iria informar-te, dizendo: Compra-o diante daqueles que se assentam aqui, e diante dos anciãos do meu povo. Se quiseres resgatá-lo, resgatá-lo-ás; porém, se não irás resgatá-lo, dize-me, e o saberei, pois não há ninguém além de ti para fazer a parte de um parente. Há somente eu, depois de ti. E ele respondeu: Eis que estou aqui; eu o resgatarei.
5 E Boaz disse: No dia em que comprares o campo da mão de Noemi e de Rute, a moabita, mulher do falecido, deverás também tomá-la, de modo a suscitar o nome do falecido sobre a sua herança.
6 Entretanto, o seu parente respondeu: Não serei capaz de resgatá-lo para mim mesmo, a fim de que não prejudique a minha própria herança. Resgata o meu direito para ti, pois eu não serei capaz de fazê-lo.
7 E assim era, antigamente, o costume em Israel com respeito a um resgate e a uma negociação, e para confirmar cada palavra: um homem soltava o sapato e o dava ao seu próximo que lhe resgatava o direito. E era esse um testemunho em Israel.
8 Então o parente disse a Boaz: Compra o meu direito para ti. E tirou o sapato, dando-o a ele.
9 Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que comprei tudo o que foi de Elimeleque, e tudo o que pertencia a Quilion e a Malon, da mão de Noemi.
10 Além disso, adquiri para mim, como uma esposa, Rute, a moabita, mulher de Malon, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança; e, dessa forma, o nome do morto não será extinguido dentre seus irmãos e na tribo de seu povo. Sois testemunhas, neste dia.
11 E todo o povo que se encontrava na porta disse: Somos testemunhas. E os anciãos disseram: O Senhor faça com que a tua esposa, indo para tua casa, seja como Raquel e como Lia, que juntas construíram a casa de Israel e operaram poderosamente em Efrata. E haverá um nome para ti em Belém.
12 Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar deu a Judá, pela posteridade que o Senhor te concederá desta jovem.
13 Boaz tomou, então, a Rute, e ela se tornou sua esposa. Ele a conheceu, e o Senhor concedeu a Rute conceber; e ela teve um filho.
14 E disse a mulher para Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou um redentor faltar-te, hoje, até mesmo para fazer o teu nome famoso em Israel.
15 Ele será para ti um restaurador da tua alma, alguém para consolar a tua velhice; pois a tua cunhada que te amou, que te é melhor do que sete filhos, o gerou.
16 Noemi pegou a criança e colocou-a no seu seio, tornando-se uma ama para ela.
17 As vizinhas deram-lhe nome, dizendo: Um filho nasceu para Noemi. E chamaram o seu nome Obede, o qual é o pai de Jessé, o pai de Davi.
18 E estas são as gerações de Perez: Perez gerou a Hezrom;
19 Hezrom gerou a Rão, e Rão gerou a Aminadabe;
20 Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom;
21 Salmon gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede;
22 Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.

Nenhum comentário: