INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 8 de setembro de 2013

Septuaginta - Rute - Capítulo 3

1 Alojava-se ela com a sua sogra, e Noemi disse-lhe: Minha filha, não hei de buscar descanso para ti, a fim de que tudo te vá bem?
2 Agora pois, não é Boaz nosso parente, com cujas moças saíste? Eis que ele alimpará a cevada esta noite, na eira.
3 Lava-te, então, e unge-te. Põe a tua veste sobre ti e vai para a eira, e não te mostres ao homem até que ele tenha acabado de comer e beber.
4 E será, quando ele se deitar, que hás de notar o lugar onde se encontra deitado. Então virás e levantarás a cobertura de seus pés, e te deitarás ali. E ele te dirá o que hás de fazer.
5 E Rute respondeu-lhe: Tudo o que disseres, eu o farei.
6 Desceu ela para a eira, e fez conforme tudo o que a sogra lhe ordenara.
7 Boaz comeu e bebeu, e o seu coração estava alegre. Foi, depois, deitar-se ao lado de um monte de cevada; e ela veio, em segredo, e levantou a cobertura de seus pés.
8 E aconteceu que à meia-noite o homem ficou surpreendido e perturbou-se; e eis que uma mulher estava deitada aos seus pés.
 9 Perguntou ele: Quem és tu? E ela respondeu: Sou a tua serva, Rute. Estende, portanto, a tua capa sobre a tua serva, porque és um parente próximo.
10 Então Boaz disse: Bendita sejas tu do Senhor Deus, minha filha, pois fizeste a tua última bondade maior do que a primeira. Pois não seguiste atrás de homens jovens, quer sejam pobres ou ricos.
11 Portanto, agora, não tenhas medo, minha filha. O que disseres eu farei contigo, pois toda a tribo do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
12 Eis que eu sou, verdadeiramente, teu parente. Existe, no entanto, um parente mais próximo do que eu.
13 Aloja-te aqui esta noite; e será que, pela manhã, se ele quiser cumprir a parte de um parente contigo, deixai-o fazê-lo; entretanto, se ele não o fizer, então eu irei cumprir essa parte para ti, tão certo como o Senhor vive. Deita-te até a manhã.
14 Permaneceu ela deitada a seus pés até pela manhã, levantando-se antes que um homem pudesse reconhecer o seu vizinho. Porquanto Boaz disse-lhe: Não seja conhecido que uma mulher veio à eira.
15 E acrescentou: Aproxima o avental que está sobre ti. Então ela segurou-o, e ele mediu seis medidas de cevada, colocando-as em cima dele. E ela foi para a cidade.
16 Rute entrou na casa de sua sogra, e ela falou-lhe: Minha filha! E Rute contou para ela tudo que o homem lhe havia feito.
17 Disse, ainda: Ele deu-me estas seis medidas de cevada, pois falou: Não vás vazia ao encontro de tua sogra.
18 E ela lhe disse: Espera, minha filha, até que saibas como o assunto irá assentar; porque o homem não descansará até que a questão seja resolvida, neste mesmo dia.

Nenhum comentário: