INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 10 de agosto de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 13

1 Os filhos de Israel, mais uma vez, fizeram o que era mau diante do Senhor; e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
2 Havia um homem de Zorá, da família da tribo de Dã, cujo nome era Manoá, e a sua esposa era estéril, não havendo concebido.
3 Um anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que és estéril e não tens dado a luz; no entanto, conceberás um filho.
4 Agora pois, tenhas muito cuidado; não bebas vinho nem bebida forte, nem comas nada impuro;
5 porque eis que estás com a criança, e darás à luz a um filho. Não passará nenhuma navalha sobre a sua cabeça, porquanto a criança será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
6 Então a mulher entrou e falou com seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, e a sua aparência era como a de um anjo de Deus, mui terrível. Não lhe perguntei de onde era, e ele também não me disse o seu nome.
7 E falou-me: Eis que estás com a criança, e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho nem bebida forte, nem comas nada impuro, porque o menino será santo de Deus desde o ventre até o dia de sua morte.
8 Manoá orou, então, ao Senhor, dizendo: Peço-te, ó Senhor, meu senhor, a respeito do homem de Deus que enviaste; deixa-o agora vir até nós mais uma vez, e que ele nos ensine o que devemos fazer para com a criança que está prestes a nascer.
9 O Senhor ouviu a voz de Manoá, e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, que estava no campo; porém Manoá, seu marido, não se encontrava com ela.
10 Então a mulher se apressou, e correu, e trouxe a notícia ao seu marido, dizendo-lhe: Eis que o homem que veio no outro dia a mim, apareceu-me.
11 Manoá se levantou e seguiu a sua mulher, indo até aquele homem, e disse-lhe: És tu o homem que falou com esta mulher? E o anjo disse: Eu sou.
12 Disse-lhe Manoá: Tua palavra, agora, deverá acontecer. Qual serão as ordenações da criança, e como deveremos criá-la?
13 O anjo do Senhor respondeu a Manoá: De todas as coisas a respeito das quais falei com a mulher ela deverá tomar cuidado.
14 Não comerá nada proveniente da videira que produz vinho; não beberá vinho nem bebida forte, e não comerá nada impuro. Todas as coisas que lhe tenho apontado ela deverá observar.
15 E disse Manoá ao anjo do Senhor: Deixa-nos deter-te aqui, e preparar para ti um cabrito do rebanho.
16 Mas o anjo do Senhor disse a Manoá: Se me detivesses eu não comeria de teu pão, e se quisesses oferecer um holocausto, ao Senhor tu o oferecerias. Pois Manoá não sabia que ele era um anjo do Senhor.
17 Disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome para que nós, quando a tua palavra vier a acontecer, te glorifiquemos?
18 Mas o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas pelo meu nome, que é maravilhoso?
19 Então Manoá tomou um cabrito e a sua oferta de cereais, oferecendo-o sobre a pedra, ao Senhor. E o anjo fez algo inusitado, enquanto Manoá e a sua esposa estavam olhando.
20 E sucedeu, quando a chama subiu acima do altar, para o céu, que o anjo do Senhor subiu na chama. Manoá e a sua esposa estavam olhando, e caíram com seus rostos em terra.
21 Mas o anjo não apareceu mais a Manoá e a sua mulher. Assim, Manoá soube que este era um anjo do Senhor.
22 E disse Manoá a sua esposa: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
23 Mas a sua esposa lhe respondeu: Se o Senhor nos quisesse matar não teria recebido de nós holocaustos nem ofertas pacíficas, nem nos teria mostrado tudo isto; nem mesmo nos teria permitido ouvir todas essas coisas, como agora.
24 Depois a mulher deu à luz a um filho, a quem pôs o nome de Sansão. O menino cresceu, e o Senhor o abençoou.
25 E o Espírito do Senhor começou a andar com ele no acampamento de Dã, entre Zorá e Estaol.

Nenhum comentário: