INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 6

1 Os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão dos midianitas durante sete anos.
2 E a mão dos midianitas prevaleceu contra Israel. Os filhos de Israel fizeram para si, por causa dos midianitas, as cavernas nas montanhas, as covas e os buracos nas rochas.
3 E sucedeu, quando os filhos de Israel semearam, que Midiã e Amaleque subiram, e os filhos do oriente subiram junto deles.
4 Acamparam-se contra eles e destruíram seus frutos até Gaza, não deixando meios de vida na terra de Israel; nem mesmo um boi ou burro entre os rebanhos.
5 Porquanto eles e os seus rebanhos subiram, e as suas tendas estavam com eles, como gafanhotos em multidão; e não havia número para contá-los e aos seus camelos. Vieram para a terra de Israel e a puseram desolada.
6 Deste modo, Israel se enfraqueceu muito por causa de Midiã.
7 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, por causa de Midiã,
8 e enviou o Senhor um profeta para os filhos de Israel, dizendo-lhes: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu sou aquele que vos tirou da terra do Egito, fazendo-vos subir para fora da casa de vossa escravidão;
9 eu vos livrei da mão do Egito e da mão de todos os que vos que afligiam, e os expulsei de diante de vós; e vos dei a sua terra.
10 Eu, então, disse: Eu sou o Senhor, vosso Deus. Não temereis os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Entretanto, não obedecestes à minha voz.
11 E um anjo do Senhor veio e assentou-se sob o carvalho que estava em Ofra, na terra de Joás, pai de Esdri. Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, tentando esconder-se da face de Midiã.
12 O anjo do Senhor apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, ó poderoso em força!
13 Mas Gideão falou-lhe: Tem misericórdia de mim, meu Senhor! Porquanto, se o Senhor está conosco, por que todos esses males nos sobrevieram? Onde estão todos os seus milagres, que nossos pais nos relataram, dizendo: Não nos tirou o Senhor para fora do Egito? Contudo, agora ele nos expulsa e nos entrega nas mãos dos midianitas!
14 Então o anjo do Senhor se voltou para ele, e disse-lhe: Vai nesta tua força, e salvarás Israel da mão de Midiã. Eis que eu te enviei.
15 Mas Gideão respondeu-lhe: Tem misericórdia de mim, meu Senhor! Como deverei salvar a Israel? Eis que meus milhares estão enfraquecidos em Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai.
16 Disse-lhe o anjo do Senhor: O Senhor será contigo, e ferirás Midiã como a um só homem.
17 Porém, Gideão disse: Se tenho agora achado misericórdia aos teus olhos e irás fazer comigo, neste dia, tudo o que tens falado para mim,
18 não te apartes, então, até que eu retorne a ti. Pois irei trazer-te uma oferta, e a porei diante de ti. E ele disse: Permanecerei até que retornes.
19 Gideão entrou e preparou um cabrito e um efa de flor de farinha sem fermento. Colocou a carne na cesta e derramou o caldo na panela, levando-os para ele sob a árvore de terebinto, aproximando-se.
20 Mas o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre aquela rocha, derramando o caldo ao seu lado. E ele assim o fez.
21 O anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão, tocando a carne e os pães ázimos. E fogo subiu da rocha, consumindo a carne e os pães ázimos. E o anjo do Senhor desapareceu de sua vista.
22 Então Gideão viu que ele era um anjo do Senhor, e disse: Ai de mim, Senhor meu Deus! Pois vi o anjo do Senhor, face a face.
23 Mas o Senhor lhe disse: Paz seja contigo, não temas; não morrerás.
24 Gideão edificou, ali, um altar ao Senhor, chamando-lhe a Paz do Senhor, o qual até este dia ainda está em Ofra, do pai de Esdri.
25 E sucedeu, naquela noite, que o Senhor lhe disse: Toma o novilho que é de teu pai, a saber, o segundo novilho de sete anos de idade. Destruirás o altar de Baal que o teu pai possui, e o bosque que está ao seu redor também destruirás.
26 Construirás um altar ao Senhor teu Deus no topo deste lugar forte, em camadas. Em seguida, tomarás o segundo boi, e oferecerás o holocausto com a madeira do bosque que irás destruir.
27 Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos e fez conforme o Senhor falara com ele. Mas sucedeu, porquanto temia a casa de seu pai e os homens da cidade se viesse a fazê-lo de dia, que ele o fez durante a noite.
28 Os homens da cidade se levantaram de manhã cedo, e eis que o altar de Baal tinha sido demolido, e o bosque ao seu redor estava destruído. E viram o segundo boi, o qual Gideão havia oferecido no altar que tinha sido construído.
29 E cada homem disse ao seu vizinho: Quem fez esta coisa? Então eles inquiriram e souberam que Gideão, filho de Joás, o tinha feito.
30 E os homens da cidade disseram a Joás: Tira para fora teu filho, a fim de que morra, porquanto destruiu o altar de Baal e o bosque que estava ao seu redor.
31 Porém Joás disse a todos os homens que se levantaram contra ele: Vós, agora, pleiteareis por Baal, ou ireis salvá-lo? Quem pleitear por ele, que seja morto nesta manhã. Se ele é deus que pleiteie por si mesmo, porquanto o seu altar foi derrubado.
32 E ele o chamou, naquele dia, de Jerubaal, dizendo: Baal contenda, então, porquanto o seu altar foi derrubado.
33 E todos os midianitas, amalequitas e filhos do oriente se ajuntaram e acamparam no vale de Jezreel.
34 O Espírito do Senhor veio sobre Gideão, o qual tocou a trombeta. E os abiezritas vieram a ele para ajudá-lo.
35 Então Gideão enviou mensageiros por todo o Manassés, e também os enviou a Aser, a Zebulom e a Naftali, subindo ao encontro deles.
36 E Gideão disse a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, conforme disseste,
37 eis que eu coloquei o velo de lã na eira. Se o orvalho estiver somente no velo, havendo secura em toda a terra ao redor, saberei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.
38 E assim foi. Ele se levantou de madrugada e apertou o velo. E o orvalho saiu do velo, uma bacia cheia de água.
39 Mas Gideão disse a Deus: Peço-te, não se acenda a tua ira contra mim; todavia, irei falar ainda uma vez. Farei mais uma prova com a lã. Desta vez, esteja a secura só no velo, e haja orvalho sobre toda a terra.
40 E Deus assim o fez, naquela noite. Havia secura somente no velo, e sobre toda a terra ao redor se encontrava o orvalho.

Nenhum comentário: