INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Septuaginta - Juízes - Capítulo 3

1 São estas as nações que o Senhor deixou para provar a Israel com elas, todos o que não tinham conhecido as guerras de Canaã;
2 tão somente para que as gerações de Israel pudessem saber, com o fim de lhes ensinar a guerra, pelos menos aos homens que antes não sabiam nada dela.
3 A saber: os cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, os sidônios e os heveus que habitavam no monte Líbano, do monte de Hermon até a entrada de Hamate.
4 Tal aconteceu a fim de provar a Israel por eles, para ficar conhecido se iriam obedecer aos mandamentos do Senhor, os quais ele entregou a seus pais por intermédio de Moisés.
5 Os filhos de Israel habitaram no meio do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu;
6 tomaram as suas filhas como esposas para si mesmos, deram as suas filhas a seus filhos e serviram aos seus deuses.
7 Desse modo os filhos de Israel fizeram o mal aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus, servindo aos baalins e aos bosques.
8 E o Senhor muito se indignou contra Israel, entregando-os na mão de Cusã-Risataim, rei da Síria mesopotâmica; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.
9 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou um salvador para Israel, o qual os salvou: Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, que era mais novo do que ele.
10 O Espírito do Senhor veio sobre ele e julgou a Israel, saindo à guerra contra Cusã-Risataim. Entregou-lhe o Senhor na mão a Cusã-Risataim, rei da Síria mesopotâmica; e a sua mão prevaleceu contra ele.
11 A terra, então, ficou em paz quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, morreu.
12 Todavia os filhos de Israel continuaram a fazer o mal diante do Senhor, e o Senhor fortaleceu a Eglom, rei de Moabe, contra Israel, por terem feito o mal diante do Senhor.
13 Ele reuniu para si todos os filhos de Amom e Amaleque, e foi e feriu a Israel; e tomaram posse da cidade das Palmeiras.
14 E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei de Moabe, dezoito anos.
15 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e ele levantou para eles um salvador, Eúde, homem que usava as duas mãos igualmente, filho de Gera, filho de Jemeni. E os filhos de Israel enviaram presentes pela sua mão a Eglom, rei de Moabe.
16 Eúde fez para si um punhal de dois gumes, do comprimento de um palmo, e cingiu-o sob o seu manto, sobre a sua coxa direita.
17 Foi, e levou os presentes a Eglom, rei de Moabe. Era, Eglom, um homem mui gordo.
18 E aconteceu quando Eúde tinha acabado de oferecer seus presentes, que ele dispensou aqueles que os trouxeram.
19 Todavia, ele mesmo retornou do ponto das pedreiras que estão em Gilgal. E disse Eúde: Tenho uma palavra secreta para ti, ó rei! E Eglom disse-lhe: Cala-te; e mandou para longe da sua presença todos os que o serviam.
20 Então Eúde entrou com ele, e o rei sentou-se em seu próprio quarto de verão no andar superior, sozinho. Eúde lhe disse: Tenho uma mensagem de Deus para ti, ó rei. E Eglom se levantou de seu trono, próximo dele.
21 E aconteceu, quando ele se levantou, que Eúde estendeu a mão esquerda e tirou o punhal de sobre a sua coxa direita, mergulhando-a em sua barriga.
22 Enterrou também o cabo após a lâmina, e a gordura encerrou-se sobre ela; pois ele não tirou o punhal de sua barriga.
23 Eúde saiu para a varanda e passou pelos guardas designados, tendo fechado as portas da câmara sobre ele, trancando-as.
24 Depois que ele saiu os servos de Eglom vieram e olharam, e eis que as portas da câmara superior estavam trancadas. E disseram: Não estará ele aliviando-se na privada da sala de verão?
25 E esperaram até que se sentiram acabrunhados. Mas eis que não havia ninguém que abrisse as portas da câmara superior. Então tomaram a chave e abriram-nas. E eis seu senhor estendido, morto, sobre o chão.
26 Porém Eúde escapou enquanto eles estavam em um tumulto, e ninguém prestou-lhe atenção. Ele passou as pedreiras, fugindo para Seirá.
27 E aconteceu, quando Eúde foi para a terra de Israel, que ele tocou a buzina nas montanhas de Efraim, e os filhos de Israel desceram com ele do monte. E ia diante deles.
28 E disse-lhes: Vinde e descei após mim, porque o Senhor Deus entregou os nossos inimigos, Moabe, em nossas mãos. Então desceram após ele, tomando os vaus do Jordão diante de Moabe; e ele não deixou nenhum homem atravessar.
29 E feriram de Moabe, naquele dia, cerca de dez mil homens, cada pessoa robusta e cada homem poderoso; nenhum escapou.
30 Moabe foi humilhado naquele dia debaixo da mão de Israel, e a terra teve sossego oitenta anos. Julgou-os, Eúde, até sua morte.
31 Depois dele se levantou Sangar, filho de Anate, e feriu os filisteus, no número de seiscentos homens, com um arado, tal como os que são puxados por bois. Também ele libertou a Israel.

Nenhum comentário: