INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 9

1 Quando os reis dos amorreus que estavam no outro lado do Jordão, os que estavam no país montanhoso, na planície e em toda a costa do grande mar, assim como aqueles que se encontravam próximos ao Antilíbano, e os heteus, os cananeus, os ferezeus, os heveus, os amorreus, os girgaseus e os jebuseus ouviram falar disto,
2 vieram, todos juntos e ao mesmo tempo, para fazer a guerra contra Josué e Israel.
3 Ora, os habitantes de Gibeom souberam de tudo o que o Senhor fizera com Jericó e Ai.
4 Agiram, então, astuciosamente, e foram e fizeram provisão, preparando-se. Colocaram sacos velhos sobre os seus ombros, e tomaram odres de vinho velhos e remendados.
5 A parte superior dos sapatos e sandálias em seus pés era envelhecida e usada, e as suas roupas eram velhas sobre eles. O pão de sua provisão era seco, bolorento e estragado.
6 Vieram eles a Josué, ao arraial de Israel em Gilgal. E disseram a Josué e a Israel: Estamos chegando de uma terra distante. Agora, pois, fazei uma aliança conosco.
7 Porém, os filhos de Israel disseram aos hevitas: Habitas, porventura, entre nós? E porque deveria eu fazer uma aliança contigo?
8 E responderam a Josué: Nós somos teus servos. Mas Josué disse-lhes: De onde sois, e de onde viestes?
9 E eles responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, em nome do Senhor, teu Deus; porque temos ouvido seu nome, e tudo o que ele fez no Egito,
10 tudo o que ele fez com os reis dos amorreus que estavam além do Jordão; a Seom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, que habitava em Astarote e em Edrain.
11 Os nossos anciãos e todos os que habitam a nossa terra, quando ouviram isto, falaram-nos, dizendo: Tomai provisão para o caminho e ide ao encontro deles; e haveis de dizer-lhes: Nós somos teus servos. Agora, pois, fazei um pacto conosco.
12 Estes são os pães que trouxemos, quentes, para a nossa jornada, no dia em que saímos para vir ter convosco; e eis que, agora, eles estão secos e bolorentos.
13 E estes são os odres de vinho que enchemos, quando novos; porém, agora, estão rasgados, e as nossas roupas e os nossos sapatos estão gastos por causa da viagem muito longa.
14 Então os chefes tomaram das suas provisões; mas não pediram conselho do Senhor.
15 E Josué fez paz com eles. Fizeram um pacto com eles a fim de preservá-los, e os príncipes da congregação lhes juraram.
16 E aconteceu, três dias depois de terem feito o pacto com eles, que ouviram serem vizinhos próximos, e que moravam no meio deles.
17 Então os filhos de Israel partiram e foram até às suas cidades, que eram Gibeom, Quefira e Beerote, e as cidades de Quiriate-Jearim.
18 Desta forma, os filhos de Israel não lutaram contra eles, porquanto todos os príncipes lhes juraram pelo Senhor, Deus de Israel. E toda a congregação murmurou contra os príncipes.
19 Contudo, os príncipes disseram para a congregação: Juramos-lhes pelo Senhor Deus de Israel, e, agora, não seremos capazes de tocá-los.
20 Assim faremos: deixai-os vivos, e os preservaremos. Desta forma, não haverá ira contra nós, por causa do juramento que lhes juramos.
21 Viverão e serão rachadores de lenha e tiradores de água para toda a congregação, conforme os príncipes lhes disseram.
22 Então Josué os reuniu e lhes disse: Por que me enganastes, dizendo: Habitamos muito longe de vós; e, na verdade, sois concidadãos dos que habitam entre nós?
23 Agora, pois, vós sois amaldiçoados. Não deverá haver um de vós que não seja escravo, ou lenhador de madeira, ou tirador de água, para mim e para o meu Deus.
24 Entretanto, eles responderam a Josué, dizendo: Foi relatado a nós o que o Senhor teu Deus ordenou a Moisés, seu servo, para vos dar esta terra e destruir-nos, e a todos os que habitam sobre ela, diante de vós. Temíamos muito por nossas vidas, por vossa causa; por este motivo fizemos essa coisa.
25 Agora, então, eis que estamos em vosso poder. Fazei conosco aquilo que vos for agradável, e o que vos parecer bom.
26 E fizeram assim para eles. Josué resgatou-os, naquele dia, das mãos dos filhos de Israel, e eles não os mataram.
27 E Josué os fez, naquele dia, rachadores de lenha e tiradores de água para toda a congregação, e para o altar de Deus. Desta forma, os habitantes de Gibeom tornaram-se rachadores de lenha e tiradores de água para o altar de Deus até hoje, e para o lugar que o Senhor deveria escolher.

Nenhum comentário: