INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 10

1 Quando Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouviu que Josué tomara Ai e a destruíra, e que, conforme ele fizera com Jericó e seu rei da mesma forma eles fizeram com respeito a Ai e seu rei, e ainda que os habitantes de Gibeom tinham se passado para Josué e Israel,
2 então ficaram eles muito aterrorizado por sua causa, pois o rei sabia que Gibeom era uma cidade grande, uma das principais cidades, e todos os seus homens eram valorosos.
3 E Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou mensageiros a Horão, rei de Hebrom, a Pirão rei de Jarmute, a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, dizendo:
4 Subi a mim e ajudai-me, e iremos tomar Gibeom; porquanto os gibeonitas se passaram para Josué e os filhos de Israel.
5 E os cinco reis dos jebuseus subiram: o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom; eles e todos os seus povos. Acamparam-se em torno de Gibeom, e a sitiaram.
6 Os habitantes de Gibeom enviaram mensagem a Josué no arraial de Gilgal, dizendo: Não apartes as tuas mãos de teus servos; sobe, rapidamente, para nós, e ajuda-nos; salva-nos, pois todos os reis dos amorreus, que habitam na montanha, se ajuntaram contra nós.
7 Então Josué subiu de Gilgal, ele e todo o povo de guerra com ele, todos poderosos em força.
8 E o Senhor disse a Josué: Não temas, porque eu os entreguei em tuas mãos; nem um deles permanecerá diante de vós.
9 E quando Josué veio, de repente, sobre eles, tinha avançado durante toda a noite, afastando-se de Gilgal.
10 E o Senhor os feriu com terror diante dos filhos de Israel. O Senhor os destruiu com grande matança em Gibeom, e os perseguiram pelo caminho da subida de Oron, ferindo-os até Azeca e Maquedá.
11 Quando fugiam da presença dos filhos de Israel na descida de Oron, então, o Senhor jogou sobre eles pedras de granizo, do céu, até Azeca. E foram mais os que morreram pelas pedras de granizo do que aqueles a quem os filhos de Israel mataram com a espada na batalha.
12 Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos de Israel, quando ele os destruiu em Gibeom (pois foram destruídos diante dos filhos de Israel); Josué disse: Que o sol permaneça defronte de Gibeom, e a lua sobre o vale de Aijalon.
13 E o sol e a lua ficaram parados até que Deus executou a vingança em seus inimigos. O sol se deteve no meio do céu, não avançando para se pôr, até o fim de um dia.
14 E não houve um dia como este, antes ou depois, em que Deus houvesse dado ouvidos assim a um homem; porquanto o Senhor lutou ao lado de Israel.
15 16 Estes cinco reis, porém, fugiram e se esconderam em uma caverna que está em Maquedá.
17 E foi anunciado a Josué, dizendo: Os cinco reis foram encontrados escondidos na caverna que está em Maquedá.
18 Disse Josué: Rolai pedras para a entrada da caverna, e colocai homens para vigiá-los.
19 Não fiqueis parados, mas persegui os vossos inimigos e atacai a retaguarda deles; não os deixeis entrar em suas cidades, porque o Senhor nosso Deus os entregou em nossas mãos.
20 E aconteceu, quando Josué e todo o Israel terminaram de destrui-los totalmente, com mui grande matança, que os que escaparam refugiaram-se nas cidades fortes.
21 Então todo o povo voltou em segurança a Josué, para Maquedá. E nenhum dos filhos de Israel murmurou com a sua língua.
22 Disse Josué: Abri a caverna, e trazei estes cinco reis para fora dela.
23 Trouxeram, então, os cinco reis para fora da caverna: o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom.
24 Quando os trouxeram a Josué, então ele convocou a todo o Israel, e aos chefes do exército que foram com eles, dizendo-lhes: Adiantai-vos e ponde os vossos pés em seus pescoços. E eles vieram e colocaram os pés em seus pescoços.
25 E Josué falou-lhes: Não temais nem vos acovardeis; sede corajosos e fortes, porque assim fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais vós pelejais.
26 Josué os matou, pendurando-os em cinco madeiros; e eles ficaram pendurados nas árvores até a tarde.
27 E sucedeu que no momento de pôr-se o sol Josué deu ordem, e tiraram-nos das árvores, lançando-os na caverna para onde tinham fugido a fim de refugiarem-se nela; e rolaram pedras para a caverna, que permanecem lá até hoje.
28 Tomaram eles Maquedá, naquele dia; mataram os seus habitantes ao fio da espada e destruíram completamente todo o ser vivente que lá havia. Ninguém ficou nela que tivesse sido preservado ou houvesse escapado. E fizeram ao rei de Maquedá como haviam feito com o rei de Jericó.
29 Então Josué e todo o Israel com ele saíram de Maquedá para Libna; e sitiaram a Libna.
30 E o Senhor a entregou nas mãos de Israel. Tomaram-na e ao seu rei, matando os seus habitantes ao fio da espada. E mataram cada coisa que respirava nela; não foi deixado ninguém que sobrevivesse e escapasse. E fizeram ao seu rei assim como haviam feito com o rei de Jericó.
31 Então Josué e todo o Israel com ele partiram de Libna para Laquis. E ele acampou ao seu redor, sitiando-a.
32 O Senhor entregou Laquis nas mãos de Israel, e tomaram-na no segundo dia, matando os seus moradores com o fio da espada; e a destruíram totalmente, como haviam feito com Libna.
33 O rei de Gezer, Horão, subiu para ajudar Laquis, e Josué o feriu e ao seu povo ao fio da espada, até que não lhe restou ninguém que fosse preservado ou escapasse.
34 Então Josué e todo o Israel com ele partiram de Laquis para Eglom, e ele a sitiou e tomou.
35 O Senhor a entregou nas mãos de Israel, e ele a capturou naquele dia, matando os seus habitantes ao fio da espada; e mataram a todas as coisas que respiravam no meio dela, tal como haviam feito com Laquis.
36 Josué, e todo o Israel com ele, partiu para Hebrom; e acamparam-se ao seu redor.
37 Ele a feriu com o fio de espada, e a todos os seres vivos que nela havia; não houve ninguém que fosse preservado. Destruíram-na, e todas as coisas nela, assim como haviam feito com Eglom.
38 Então Josué e todo o Israel com ele voltaram para Debir, acampando-se ao seu redor;
39 e tomaram-na, e ao seu rei, e as suas aldeias, ferindo-a com o fio da espada. Destruíram-na e a cada coisa nela que respirava, não lhe deixando ninguém que fosse preservado. Como eles fizeram para Hebrom e seu rei, do mesmo modo fizeram para Debir e seu rei.
40 Josué feriu toda a terra da região montanhosa, o Neguebe, a terra da planície, Asdode e os seus reis, não deixando um deles sequer, nenhum que fosse salvo. E destruíram completamente todas as coisas que tinham nelas o fôlego de vida, conforme o Senhor Deus de Israel ordenara,
41 desde Cades-Barnéia até Gaza, e toda Gósem, até Gibeom.
42 Desta maneira Josué os feriu de uma vez por todas, e a todos os seus reis e a sua terra; porquanto o Senhor, Deus de Israel, lutava ao lado de Israel.

Nenhum comentário: