INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 6

1 Ora, Jericó estava totalmente fechada e sitiada; ninguém saía dela, e ninguém entrava.
2 Disse o Senhor a Josué: Eis que eu entregarei Jericó em teu poder, e o seu rei, e os seus homens valentes.
3 Posiciona, pois, os homens de guerra ao seu redor.
4, 5 Será que, quando vos soar a trombeta, todo o povo gritará junto. Quando eles gritarem os muros da cidade cairão de si mesmos, e todo o povo entrará, cada um correndo diretamente para a cidade.
6 Então Josué, filho de Num, foi ao encontro dos sacerdotes e falou-lhes, dizendo: Que sete sacerdotes com sete trombetas sagradas procedam da seguinte maneira, diante do Senhor: toquem bem alto, e que a arca da aliança do Senhor venha após eles.
7 Ordenai as pessoas que vão ao redor e cerquem a cidade, e que os seus homens de guerra passem armados diante do Senhor.
8, 9 Que os homens de guerra vão adiante, e os sacerdotes conduzam os que vêm atrás da arca da aliança do Senhor, tocando as trombetas.
10 E Josué ordenou ao povo, dizendo: Não clameis, nem deixeis que ninguém ouça a vossa voz, até o dia em que ele vos declarar o momento para clamar; e, então, haveis de clamar.
11 A arca da aliança de Deus, tendo ido ao redor, imediatamente retornou para o acampamento, e permaneceu ali.
12 No segundo dia, Josué se levantou de manhã, e os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor.
13 Sete sacerdotes levando as sete trombetas passaram, diante do Senhor, e depois os homens de guerra seguiram; e o restante da multidão ia após a arca da aliança do Senhor. Então os sacerdotes tocaram as trombetas. 
14 E todo o resto da multidão rodeou a cidade seis vezes, de uma curta distância. E voltaram novamente para o acampamento. Assim fizeram por seis dias.
15 No sétimo dia levantaram-se cedo e cercaram a cidade, naquele mesmo dia, sete vezes.
16 E sucedeu que, na sétima volta, os sacerdotes tocaram as trombetas; e disse Josué aos filhos de Israel: Clamai, pois o Senhor vos entregou a cidade.
17 A cidade será dedicada, ela e todas as coisas que estão nela, para o Senhor dos Exércitos. Somente salvai a Raabe, a meretriz, e a todas as coisas em sua casa.
18 Entretanto, guardai-vos estritamente do anátema, para que não coloqueis a vossa mente nele e dele tomeis; pois, assim, ireis fazer do acampamento dos filhos de Israel uma maldição, e destruir-nos-eis.
19 Toda a prata, ouro, bronze e ferro, serão santos ao Senhor; e irão para o tesouro do Senhor.
20 Então os sacerdotes tocaram as trombetas. E quando o povo ouviu as trombetas, todos gritaram, uma vez, com um brado alto e forte. O muro inteiro caiu em redor, e todo o povo subiu à cidade.
21 Josué dedicou-a à destruição, a todas as coisas que estavam na cidade, homem e mulher, jovem e velho, bezerro e burro, pelo fio da espada.
22 E disse Josué aos dois homens jovens que atuaram como espiões: Ide à casa da mulher, trazendo-a para fora dali, e tudo o que ela tem.
23 Então os dois jovens que tinham espiado a cidade entraram na casa da mulher. E trouxeram Raabe, a prostituta, e seu pai, sua mãe, seus irmãos e sua parentela, e tudo o que tinha; e puseram-na fora do arraial de Israel.
24 A cidade foi queimada com o fogo, com todas as coisas que estavam nela. Tão somente a prata, o ouro, o bronze e o ferro eles separaram a fim de serem trazidos para o tesouro do Senhor.
25 Todavia, Josué deixou a prostituta Raabe com vida, e toda a casa de seu pai, levando-a para morar em Israel, onde ficou habitando até este dia, porquanto ela escondera os espiões que Josué tinha enviado para espiarem a Jericó.
26 E Josué os esconjurou, naquele dia, perante o Senhor, dizendo: Maldito o homem que reconstruir esta cidade! Porquanto deverá estabelecer o fundamento dela em seu primogênito, e levantar as suas portas sobre o seu filho mais novo. E assim fez Hozan de Betel: Ele estabeleceu o seu fundamento em Abirão, seu primogênito, e levantou as suas portas em seu filho sobrevivente, o mais novo.
27 Estava o Senhor com Josué, e o seu nome ficou conhecido em toda a terra.

Nenhum comentário: