INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuagnta - Êxodo - Capítulo 23

1 Não aceitarás um falso relato; não concordarás com o homem injusto para te tornares uma testemunha injusta.
2 Não te associarás com a multidão para o mal; não te ajuntarás com ela para desviar-te, junto com a maioria, de modo a calar o julgamento.
3 Não pouparás um homem pobre em juízo.
4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, tu os farás voltar e os restaurarás para ele;
5 e se vires o burro do teu inimigo caído debaixo de sua carga não passarás por ele, mas o ajudarás a levantar-se.
6 Não torcerás a sentença dos pobres em juízo.
7 Abster-te-ás de toda coisa injusta. Não matarás o inocente e justo, e não justificarás o ímpio por causa de subornos.
8 Não receberás presentes, pois eles cegam os olhos daquele que vê, corrompendo as palavras justas.
9 Vós não afligireis a um estrangeiro; pois conheceis o coração de um deles, porquanto fostes estrangeiros na terra do Egito.
10 Seis anos semearás a tua terra e reunirás os seus frutos,
11 porém, no sétimo ano, tu a deixarás descansar. Deixa-a, e os pobres do teu povo se alimentarão; e os animais do campo comerão o que ficar. Desse modo deverás fazer com a tua vinha e com o teu olival.
12 Seis dias farás as tuas obras, mas no sétimo dia haverá descanso. Que o teu boi e o teu jumento descansem, e que o filho da tua serva e o estrangeiro possam se refazer.
13 Observai todas as coisas que eu vos tenho ordenado. Vós não devereis fazer qualquer menção do nome de outros deuses, nem serão eles escutados, saindo de vossas bocas.
14 Celebrarás uma festa para mim, três vezes ao ano.
15 Tende cuidado para celebrar a festa dos Pães Ázimos: sete dias haverás de comer pão sem fermento, conforme te ordenei, no mês do cereal novo, porquanto nele saíste do Egito. E não aparecerás com as mãos vazias diante de mim.
16 Celebrarás a festa da colheita dos primeiros frutos do teu trabalho, quaisquer que tiveres semeado em teu campo, e também a festa de conclusão, no final do ano, no ajuntamento dos frutos do teu campo.
17 Três vezes ao ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor, teu Deus.
18 Quando eu tiver expulsado as nações de diante de ti, e alargado as tuas fronteiras, tu não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem deverá a gordura da minha festa permanecer até o amanhecer.
19 Trarás as primícias dos primeiros frutos da tua terra para a casa do Senhor, teu Deus. Não cozerás um cordeiro no leite da sua própria mãe.
20 Eis que envio o meu anjo diante da tua face, para que te guarde pelo caminho e te conduza à terra que eu preparei para ti.
21 Guarda-te para ouvi-lo, e não o desobedeças, porque não irá poupar-te; pois o meu nome está nele.
22 Se realmente ouvirdes a minha voz e quiserdes fazer todas as coisas das quais eu irei encarregar-vos, e se guardardes a minha aliança, sereis para mim um povo peculiar sobre todas as nações. Porque toda a terra é minha, e vós sereis para mim um sacerdócio real e uma nação santa. Estas palavras dirás aos filhos de Israel: Se realmente ouvires a minha voz para fazer todas as coisas que eu te disser, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários.
23 Porque o meu anjo deverá ir como teu líder, e conduzir-te-á para os amorreus, heteus, ferezeus, cananeus, girgaseus, heveus e jebuseus; e irei destrui-los.
24 Tu não adorarás os seus deuses nem os servirás; não farás conforme as suas obras, porém as destruirás totalmente, e quebrarás em pedaços as suas colunas.
25 Servirás ao Senhor teu Deus, e eu abençoarei o teu pão, o teu vinho e a tua água, e irei tirar a doença de ti.
26 Não haverá em tua terra alguém que seja impotente ou estéril. Eu, certamente, cumprirei o número dos teus dias.
27 Enviarei o terror diante de ti, ferindo de espanto as nações para as quais irás; e porei em fuga a todos os teus inimigos.
28 Eu enviarei vespas diante de ti, e expulsarão os amorreus, os heveus, os cananeus e os heteus, de diante de ti.
29 Não irei lançá-los fora em um único ano, para que a terra não venha a tornar-se desolada e as feras do campo se multipliquem contra ti.
30 À pouco e pouco é que os lançarei fora de diante de ti, até que sejas aumentado e herdes a terra.
31 Estabelecerei as tuas fronteiras desde o mar Vermelho até o mar dos filisteus, e desde o deserto até o grande rio Eufrates; darei na tua mão aqueles que habitam na terra, e os expulsarei de diante de ti.
32 E não farás aliança com eles nem com os seus deuses.
33 Não deverão eles morar na tua terra, para que não te façam pecar contra mim. Porquanto, se vieres a servir aos seus deuses, eles se tornarão um tropeço para ti.

Nenhum comentário: