INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 3

1 Estas são as gerações de Arão e Moisés, no dia em que o Senhor falou com Moisés no monte Sinai.
2 E estes são os nomes dos filhos de Arão: Nadabe, o primogênito, e Abiú, Eleazar e Itamar.
3 Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos que eles consagraram ao sacerdócio.
4 Todavia Nadabe e Abiú morreram diante do Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto do Sinai, e não tiveram filhos. Então Eleazar e Itamar ministraram no ofício de sacerdotes junto com Arão, seu pai.
5 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
6 Toma a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote; e eles deverão ministrar para ele,
7 mantendo os seus encargos e os encargos dos filhos de Israel, diante do tabernáculo do testemunho, a fim de fazer os serviços do tabernáculo.
8 Terão cuidado de todos os utensílios do tabernáculo do testemunho, e dos encargos dos filhos de Israel para com todos os trabalhos do tabernáculo.
9 E darás os levitas a Arão e a seus filhos, os sacerdotes. Eles são dados como um presente para mim, dos filhos de Israel.
10 Nomearás Arão e seus filhos sobre o tabernáculo do testemunho, e eles deverão manter seu encargo sacerdotal e todas as coisas pertencentes ao altar, e as que estão além do véu. O estranho que nelas tocar deverá morrer.
11 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
12 Eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, no lugar de todo o homem que abre a madre dentre os filhos de Israel; eles serão o seu resgate. E os levitas serão meus.
13 Pois cada primogênito é meu. No dia em que feri a todo primogênito na terra do Egito eu santifiquei para mim a todos os primogênitos em Israel, tanto de homem como de animais. Eles serão meus. Eu sou o Senhor.
14 E o Senhor falou a Moisés no deserto do Sinai, dizendo:
15 Toma o número dos filhos de Levi, segundo as casas de suas famílias, segundo as suas divisões. Contareis todos os homens de um mês de idade e para cima.
16 E Moisés e Arão contaram-nos, pela palavra do Senhor, conforme o Senhor lhes ordenara.
17 E foram estes os filhos de Levi, pelos seus nomes: Gérson, Coate e Merari.
18 E estes são os nomes dos filhos de Gérson, segundo as suas famílias: Libni e Simei.
19 E os filhos de Coate, segundo as suas famílias: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel.
20 E os filhos de Merari, segundo as suas famílias: Mali e Musi. Estas são as famílias dos levitas, segundo as casas de suas famílias.
21 Para Gérson pertence a família de Libni e a de Simei; são estas as famílias de Gérson.
22 A numeração deles, de acordo com o número de todo o homem de um mês de idade e para cima, era de sete mil e quinhentos.
23 Os filhos de Gérson acampar-se-ão atrás do tabernáculo, para o ocidente.
24 O chefe da casa da família de Gérson era Eliasafe, filho de Lael.
25 O encargo dos filhos de Gérson no tabernáculo do testemunho eram a tenda, o véu, a coberta da porta do tabernáculo do testemunho,
26 as cortinas do pátio, o véu da porta do átrio que está junto ao tabernáculo, e o restante de todos os seus serviços.
27 Para Coate pertence a família de Amrão, a família de Izar, a família de Hebrom e a família de Uziel. Estas são as famílias de Coate, segundo a sua numeração.
28 Todos os homens, de um mês de idade e para cima, eram oito mil e seiscentos, mantendo os encargos das coisas sagradas.
29 As famílias dos filhos de Coate acampar-se-ão ao lado do tabernáculo, para o sul.
30 O chefe da casa das famílias das divisões de Coate era Elisafã, filho de Uziel.
31 Os seus encargos eram a arca, a mesa, o candelabro, os altares e todos os utensílios do santuário com os quais eles fazem o serviço santo, e o véu e todos os seus serviços.
32 O chefe dos chefes dos levitas era Eleazar, filho do sacerdote Arão, nomeado para manter o encargo das coisas sagradas.
33 Para Merari pertenciam a família de Mali e a família de Musi. São estas as famílias de Merari.
34 O ajuntamento deles, de acordo com a sua numeração, todo o homem de um mês de idade e para cima, era de seis mil e quinhentos.
35 O chefe da casa das famílias da divisão de Merari era Zuriel, filho de Abiail; eles se acamparão ao lado do tabernáculo, para o norte.
36 O encargo do qual eram incumbidos os filhos de Merari incluía os capitéis do tabernáculo e as suas travessas, as suas colunas, as suas bases, e todos os seus utensílios, com os seus serviços;
37 e também as colunas do pátio em redor, as suas bases, as suas estacas e as suas cordas.
38 Os que acamparão diante do tabernáculo do testemunho, ao leste, serão Moisés, Arão e seus filhos, mantendo os encargos do santuário, de acordo com os deveres dos filhos de Israel; e o estranho que se aproximar para tocá-lo deverá morrer.
39 A numeração completa dos levitas os quais Moisés e Arão contaram pela palavra do Senhor, segundo as suas famílias, todo homem de um mês de idade e para cima, foi de vinte e dois mil.
40 O Senhor falou a Moisés, dizendo: Conta todos os homens primogênitos dos filhos de Israel, a partir de um mês de idade e para cima, e toma o seu número, nominalmente.
41 E tomarás para mim os levitas (pois eu sou o Senhor) em lugar de todos os primogênitos dos filhos de Israel, e o gado dos levitas em lugar de todos os primogênitos entre o gado dos filhos de Israel.
42 E Moisés contou, conforme o Senhor lhe ordenara, todo primogênito entre os filhos de Israel.
43 Todos os primogênitos do sexo masculino, numerados por nome, de um mês de idade e para cima, de acordo com a sua numeração, foram vinte e dois mil duzentos e setenta e três.
44 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
45 Toma os levitas em lugar de todo o primogênito dos filhos de Israel, e o gado dos levitas em lugar de seu gado; e os levitas serão meus. Eu sou o Senhor.
46 Para o resgate dos duzentos e setenta e três que excedem os levitas, no número dos primogênitos dos filhos de Israel,
47 tomarás cinco siclos por cabeça; tu os tomarás de acordo com o didracma santo, de vinte geras cada siclo,
48 e entregarás o dinheiro a Arão e a seus filhos, para ser o resgate daqueles que ultrapassam em número, entre eles.
49 Então Moisés tomou a prata, o resgate daqueles que excederam em número o resgate dos levitas;
50 ele tomou a prata dos primogênitos dos filhos de Israel, mil trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo santo.
51 E Moisés deu o resgate dos que ultrapassavam em número para Arão e seus filhos, pela palavra do Senhor, conforme o Senhor ordenara a Moisés.

Nenhum comentário: