INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Números - Capítulo 20

1 Os filhos de Israel, a congregação toda, chegaram ao deserto de Zim, no primeiro mês; e o povo ficou em Cades. Ali morreu Miriã, e ali foi enterrada.
2 Entretanto, não havia água para a congregação. Então eles se ajuntaram contra Moisés e Arão.
3 O povo injuriou a Moisés, dizendo: Deveríamos ter morrido na destruição de nossos irmãos, diante do Senhor!
4 Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para matar a nós e ao nosso gado?
5 Por que é isto assim? Tendes nos tirado do Egito a fim de que viéssemos para este mau lugar; um lugar onde não há plantações, nem figos, vides ou romãs, e onde não há água para beber.
6 Então Moisés e Arão saíram de diante da assembleia, indo para a porta do tabernáculo do testemunho, e caíram sobre os seus rostos. E a glória do Senhor apareceu-lhes.
7 O Senhor falou a Moisés, dizendo:
8 Toma a tua vara e ajunta a assembleia, tu e Arão, teu irmão, e fala à rocha perante eles; e ela deverá dar as suas águas. Trareis para eles a água da rocha, e dareis de beber à congregação e ao seu gado.
9 Então Moisés tomou a sua vara que estava diante do Senhor, conforme o Senhor ordenara.
10 Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disseram-lhes: Escutai-me, vós, rebeldes: Acaso iremos tirar água desta rocha?
11 Então Moisés levantou a mão e feriu a rocha com a sua vara duas vezes. Muita água jorrou, e a congregação bebeu, e também o seu gado.
12 Mas o Senhor disse a Moisés e Arão: Porquanto não me acreditastes para santificar-me diante dos filhos de Israel, por causa disso não fareis entrar este povo na terra que lhes dei.
13 Esta é a água da Contenda, porquanto os filhos de Israel falaram com insolência perante o Senhor, e neles ele foi santificado.
14 Então Moisés enviou mensageiros, de Cades, ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão, Israel. Conheces todo o sofrimento que se abateu sobre nós,
15 como nossos pais desceram ao Egito, permanecendo lá por muitos dias; e os egípcios nos afligiram e a nossos pais.
16 Mas clamamos ao Senhor, e o Senhor ouviu a nossa voz e mandou um anjo, tirando-nos do Egito. Eis que agora estamos na cidade de Cades, na extremidade das tuas fronteiras.
17 Iremos passar pela tua terra. Não vamos ir pelos campos nem pelas vinhas, nem beberemos água das tuas cisternas. Iremos pela estrada real. Não nos desviaremos para a direita ou para à esquerda até que tenhamos passado os teus termos.
18 Mas Edom lhe disse: Não passarás por mim. Entretanto, se não for assim, sairei para encontrar-te com a guerra.
19 E os filhos de Israel lhe disseram: Iremos passar pela montanha, e se eu e o meu gado bebermos das tuas águas, pagar-te-ei. Não seja isto uma questão assim tão importante. Iremos pela montanha.
20 Ele, porém, disse: Não passarás por mim. E Edom saiu para encontrá-lo com um grande exército e uma forte mão.
21 Desta forma, recusou Edom deixar Israel passar pelos seus limites; e Israel se desviou dele.
22 E partiram de Cades. Então os filhos de Israel, a congregação toda, chegaram ao Monte Hor.
23 E o Senhor falou com Moisés e Arão no Monte Hor, nas fronteiras da terra de Edom, dizendo:
24 Que Arão seja adicionado ao seu povo; pois que vós, certamente, não ireis para a terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto me provocastes na água da Contenda.
25 Toma a Arão e a Eleazar, seu filho, e leva-os até o Monte Hor, diante de toda a congregação.
26 Tira as vestimentas de Arão e veste-as em seu filho Eleazar. E que Arão morra ali, sendo adicionado ao seu povo.
27 Moisés fez conforme o Senhor lhe ordenara, fazendo-o subir para o Monte Hor, perante toda a congregação.
28 Tomou as vestes de Arão de sobre ele, e pô-las em seu filho Eleazar; e Arão morreu no cume do monte. Então Moisés e Eleazar desceram do monte.
29 Toda a congregação viu que Arão era morto. E prantearam a Arão por trinta dias, toda a casa de Israel.

Nenhum comentário: