INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 9

1 Aconteceu, no oitavo dia, que Moisés chamou Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel.
2 E disse Moisés a Arão: Toma para ti um bezerro do rebanho para oferta pelo pecado, e um carneiro sem mácula para o holocausto, e oferece-os diante do Senhor.
3 Fala com os anciãos de Israel, dizendo-lhes: Tomai um bode para oferta pelo pecado, e um novilho e um cordeiro sem manchas, de um ano de idade, para o holocausto,
4 e um novilho e um carneiro para ofertas pacíficas, perante o Senhor; e flor de farinha amassada com azeite. Porque, hoje, o Senhor aparecerá no meio de vós.
5 Eles fizeram como Moisés lhes ordenara, diante do tabernáculo do testemunho. E toda a congregação se aproximou, e puseram-se diante do Senhor.
6 Então, disse Moisés: Esta é a coisa que o Senhor tem ordenado. Cumpri-a, e a glória do Senhor irá aparecer no meio de vós.
7 Disse Moisés a Arão: Aproxima-te do altar e oferece a tua oferta pelo pecado, e o teu holocausto, fazendo expiação por ti e pela tua casa; e oferece as ofertas do povo, e faz expiação por eles. Tudo conforme o Senhor ordenara a Moisés.
8 Então Arão aproximou-se do altar, e imolou o novilho de sua oferta pelo pecado.
9 Os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue, e ele molhou o dedo nele, colocando-o sobre os chifres do altar; e derramou o sangue no fundo do altar.
10 E ofereceu sobre o altar a gordura, os rins e o lóbulo do fígado da oferta pelo pecado, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
11 Mas a carne e o couro ele queimou com fogo, fora do acampamento.
12 Então matou o holocausto. Os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, e ele o derramou sobre o altar, em redor.
13 E trouxeram o holocausto, de acordo com as suas partes. Tanto elas como a cabeça ele colocou sobre o altar.
14 E lavou a fressura e os pés com água, colocando-os na oferta queimada, sobre o altar.
15 Então ele trouxe a oferta do povo, e tomando o bode da oferta pelo pecado do povo matou-o e o purificou, assim como ao primeiro.
16 E trouxe o holocausto, oferecendo-o na devida forma.
17 Trouxe também a oferta de cereais, enchendo as suas mãos com ela, e a pôs sobre o altar, além do holocausto da manhã.
18 Depois disso ele matou o novilho, e o carneiro do sacrifício da oferta pacífica do povo. Os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue, e derramou-o sobre o altar, em redor.
19 E tomou a gordura do novilho, a dos quartos traseiros do carneiro, a cobertura de gordura da barriga, os dois rins e a gordura que está encima deles, e o redenho sobre o fígado.
20 E colocou a gordura sobre o peito, oferecendo-a sobre o altar.
21 Arão separou o peito e o ombro direito como ofertas escolhidas, diante do Senhor, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
22 Então Arão levantou as mãos sobre as pessoas e as abençoou. Depois de ter oferecido o sacrifício pelo pecado, os holocaustos e as ofertas pacíficas, ele desceu.
23 E Moisés e Arão entraram no tabernáculo do testemunho. Depois, eles saíram e abençoaram as pessoas; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo.
24 Fogo veio, então, do Senhor, consumindo a oferta sobre o altar, tanto os holocaustos como a gordura; e todas as pessoas o viram e ficaram espantadas, caindo sobre seus rostos.

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo José, tire-me uma dúvida, por favor! Segundo a ordenança da lei da expiação do pecado, em sacrifício pelos erros do povo, deveria ser oferecido ao SENHOR um novilho, e não um bode como Moisés orientara que Arão fizesse. Somente os príncipes deveriam oferecer um bode em sacrifício pelos seus erros (Levítico 4.13-14, 22-23). Isto pode ter sido um erro do servo de Deus, ou de algum copista, que é o mais provável, pois Deus aceitou os sacrifícios e as ofertas quando manifestara sua presença (Levítico 9.23)?

José Cassais disse...

Prezado Júnior, é verdade que em Levítico 4 a oferta pelo pecado dos príncipes era um bode e a pelos pecados do povo um novilho, mas não é o mesmo em outros lugares. Ademais, em Levítico 4 havia uma recomendação para quando houvesse um pecado específico a expiar, enquanto que Levítico 9 fala da purificação de Israel quando da inauguração do Tabernáculo. No capítulo 10 está registrado que o bode que havia sido oferecido pelo pecado da congregação não fora comido pelos sacerdotes por causa das coisas que tinham acontecido (o pecado de Nadabe e Abiú). Levitico 16 fala de dois bodes tomados como oferta pelo pecado da congregação, sendo que um seria enviado para o deserto, e o outro oferecido como holocausto. Também em Levítico 23, um bode é oferecido como oferta pelo pecado da congregação na festa de Pentecostes. Em Esdras 8 nos é dito que os exilados que voltaram da Babilônia ofereceram doze bodes para oferta pelo pecado.