INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 8

1 E o Senhor falou para Moisés, dizendo-lhe:
2 Toma a Arão e a seus filhos, e as suas vestes, e o óleo da unção, e o novilho da oferta pelo pecado, e os dois carneiros, e o cesto de pães ázimos,
3 e reúne toda a congregação à porta do tabernáculo do testemunho.
4 Moisés fez como ordenara o Senhor, e reuniu a congregação à porta do tabernáculo do testemunho.
5 E disse Moisés à congregação: Isto é o que o Senhor ordenou que façais.
6 Então Moisés aproximou de si Arão e seus filhos, e os lavou com água.
7 E vestiu-lhe a túnica, cingindo-o com o cinto; e vestiu-lhe a sobrepeliz, e pôs sobre ele o éfode;
8 e cingiu-o com uma cinta feita de acordo com a feitura do éfode, apertando-o bem com ela. E colocou sobre isto o oráculo, pondo sobre o oráculo a Manifestação e a Verdade.
9 E pôs a mitra sobre a sua cabeça, e na frente da mitra a placa de ouro; uma coisa santíssima, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
10 Então Moisés tomou o óleo da unção
11 e o aspergiu sete vezes sobre o altar, ungindo-o; e o santificou, e a todas as coisas sobre ele, e a pia e a sua base, santificando-as. E ungiu o Tabernáculo e todos os seus móveis, santificando-o.
12 Moisés derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e o ungiu, e santificou-o.
13 Então Moisés fez chegar os filhos de Arão e colocou neles as túnicas, cingindo-os com os cintos; e colocou-lhes as tiaras, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
14 Moisés fez aproximar-se o novilho para a oferta pelo pecado. Então Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do novilho da oferta pelo pecado.
15 Depois de matá-lo, Moisés tomou do sangue e o colocou sobre os chifres do altar em redor, com o dedo; e purificou o altar. E derramou o sangue no fundo do altar, santificando-o, para fazer expiação sobre ele.
16 Moisés tomou toda a gordura que estava na fressura, e o lóbulo do fígado, e ambos os rins, e a gordura que estava sobre eles, e os ofereceu sobre o altar.
17 Mas o novilho e a sua pele, a sua carne e o seu esterco, ele queimou fora do arraial, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
18 Então Moisés fez aproximar-se o carneiro para o holocausto; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro. E Moisés matou o carneiro, derramando o sangue sobre o altar em redor.
19 Dividiu ele o carneiro por seus membros, e ofereceu a cabeça, com os membros e a gordura; e lavou a barriga e os pés com água.
20 Moisés ofereceu todo o carneiro sobre o altar. É um holocausto de aroma agradável, um holocausto ao Senhor, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
21 Então Moisés fez aproximar-se o segundo carneiro, o carneiro da consagração. Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro, e ele o matou.
22 Depois Moisés tomou do seu sangue e o colocou sobre a ponta da orelha direita de Arão, sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo grande do seu pé direito.
23 Moisés fez com que se aproximassem os filhos de Arão, pondo daquele sangue sobre as pontas de suas orelhas direitas, sobre os polegares de suas mãos direitas e sobre os dedos grandes dos seus pés direitos; e Moisés derramou o sangue no altar, em redor.
24 E tomou a gordura, a cauda, a gordura da barriga, o lóbulo do fígado, os dois rins e a gordura que havia neles, e o ombro direito.
25 E, do cesto da consagração que estava perante o Senhor, ele também tomou um pão ázimo, um pão feito com azeite e um bolo; e colocou-os sobre a gordura e o ombro direito.
26 E os pôs, todos, nas mãos de Arão e nas mãos de seus filhos; e eles os ofereceram como uma oferta movida perante o Senhor.
27 Então Moisés os tomou de suas mãos e ofereceu-os sobre o altar na oferta queimada da consagração, que é um aroma agradável, um holocausto ao Senhor.
28 Em seguida, tomou Moisés o peito e o separou por oferta alçada ao Senhor, do carneiro da consagração. E isto veio a ser a porção de Moisés, conforme o Senhor lhe ordenara.
29 Tomou Moisés do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar e os espargiu sobre Arão e sobre as suas vestes, sobre seus filhos e sobre as vestes de seus filhos, junto com ele.
30 E ele santificou Arão e as suas vestes, e aos seus filhos, e as vestes de seus filhos, junto com ele.
31 E Moisés disse a Arão e a seus filhos: Cozinhai a carne na tenda do tabernáculo do testemunho, no lugar santo, e ali a comereis, junto com os pães do cesto da consagração, conforme tem sido apontado para mim, tendo dito o Senhor: Arão e seus filhos deverão comê-los.
32 O que restar da carne e do pão queimareis com fogo.
33 Contudo, vós não saireis da porta do tabernáculo do testemunho durante sete dias, até que estes sejam cumpridos, os dias da vossa consagração; pois, em sete dias ele deverá consagrar-vos,
34 como fez neste dia em que o Senhor me ordenou a cumpri-lo, para fazer expiação por vós.
35 Permanecereis sete dias na porta do tabernáculo do testemunho, dia e noite. Vós observareis os preceitos do Senhor a fim de que não morrais, porquanto assim o Senhor Deus me ordenou.
36 Arão e seus filhos cumpriram todas estas ordens, as quais o Senhor ordenara a Moisés.

Nenhum comentário: